Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Vaz, Ana Luiza Vidal
Velho, Amanda Caroliny Melnik
Siqueira, Ana Paula de Moraes de
Dantas, Rosilania da Rocha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e
Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico-
metodológico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire (1967), bem como os estudos de Silva
(2009), Libâneo (1992), Martins (1999) e Mizukami (1986) para o desenvolvimento do projeto. Com
base nas observações realizadas, optou-se por trabalhar com o tema gerador reciclagem, pois grande parte
dos alunos da turma tem esta como sua profissão. Deste modo foram realizadas diversas ações, que
contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos bem como para a melhoria da prática das bolsistas
PIBID. O projeto continua sendo desenvolvido com os alunos, agora sendo ampliada a discussão sobre a
garantia dos direitos básicos aos cidadãos, com a confecção de um jornal, como forma de socializar os
conhecimentos construídos ao longo do ano
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Direitos humanos, Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)