Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 494-513 of 556
-
Sala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
(Unila, 2014-10)O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola” proporcionou. O projeto foi desenvolvido ... -
Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades!
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ... -
A sala de aula como espaço formativo dos bolsistas de iniciação à docência
(2014-10)O objetivo deste texto é apresentar as experiências adquiridas pelas autoras através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná –Campus Palmas. ... -
“O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química
(Unila, 2014-10)O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ... -
Sementes crioulas: produzir, multiplicar, partilhar!
(Unila, 2014-10)Neste texto, discorre-se sobre a Festa das Sementes, organização de trabalho coletivo entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), na comunidade da ... -
Sistema monetário brasileiro: a importância para se formar cidadãos críticos
(Unila, 2014-10)Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino desenvolvida pelo PIBID da Universidade Federal do Paraná, no projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática. O projeto aplica-se na Escola Municipal São Luiz com 35 ... -
Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ... -
Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental
(Unila, 2014-10)O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na ... -
Sociologia e cinema: o filme como instrumento didático
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado com os bolsistas do Pibid de Ciências Sociais da Uel, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat em Londrina-Pr, no primeiro semestre de 2014. ... -
Sociologia e ideologia: um conflito do campo sociológico no espaço escolar
(Unila, 2014-10)A sociologia passa por uma nova fase desde sua implementação legal dentro da educação básica em todas as escolas do Brasil em 2008. A sua entrada traz questões, compreensões, projeções e analises sobre seu ensino; qual ... -
O subprojeto Letras/Português UENP- Jacarezinho
(Unila, 2014-10)O subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho tem o objetivo de promover que os graduandos do curso de Letras na UENP aprimorem seus estudos teórico-metodológico-práticos sobre o ensino da língua portuguesa e da ... -
Subprojeto matemática I UFPR
(Unila, 2014-10)Este artigo relata algumas das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo PIBID Matemática I da UFPR. Descreverá de que forma os bolsistas de iniciação a docência elaboram as sequencias didáticas aplicadas aos alunos. ... -
Subprojeto Pibid em educação física: experiências com o ensino da ginástica
(Unila, 2014-10)O presente relato trata de descrever as experiências de intervenções práticas dentro da área de Educação física no Colégio Estadual Alfredo Parodi na cidade de Curitiba/ PR, feitas por acadêmicos participantes do Programa ... -
Subprojeto pibid em educação física: experiências com o ensino de esportes não tradicionais
(Unila, 2014-10)O trabalho trata de um relato de experiência proposto por um grupo de acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/PUCPR em Educação Física. Inicialmente foi feito um diagnóstico buscando mapear os espaços físicos e ... -
Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente
(Unila, 2014-10)Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ... -
O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ... -
O teatro na escola do campo
(Unila, 2014-10)Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ... -
As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis
(2014-10)Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ... -
As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica
(2014-10)O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ... -
Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
(Unila, 2014-10)Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...