As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Silveira, Leandro Matheus Ratske da
Alves, Fabiano Silva
Rufino, Mauro César
Samojeden, Lauro Luiz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do
PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o
intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à tecnologia no ensino de uma turma de terceira
série do ensino médio. Especificamente neste trabalho, o objeto escolhido foi o rádio de galena,
tendo como embasamento técnico e didático o material desenvolvido pelo GREF-USP (Grupo
de Reelaboração do Ensino de Física). O objetivo central de nosso trabalho é utilizar o rádio
mostrar a interação de tecnologia e ciência, fazendo com que o pensamento científico dos
estudantes possa ser mais crítico, principalmente frente a questões tecnológicas. O enfoque CTS
foi bastante utilizado durante nosso trabalho, estando presente em reflexões acerca da mudança
de pensamento diante as tecnologias de informação e comunicação
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Pensamento crítico, Enfoque CTS, Tecnologia da Informação e Comunicação, TICs