Itens para a visualização no momento 305-324 of 556

    • Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações 

      Bazan, Alexandre Amancio; Lima, Néfilly Cecília de (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade ...
    • Introdução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebol 

      Silva, Jéssica de Paula; Tamagnoni, Débora Cristina; Giacobbo, Elizabeth Maria (Unila, 2014-10)
      Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ...
    • Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa 

      Röpke, Jhonatan Rafael; Unfried, André Guilherme; Zanella, Lucas Felipe dos Santos; Ciani, Andréia Büttner (Unila, 2014-10)
      Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ...
    • Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química 

      Silva, Tayssa Nogueira da; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), ...
    • Investigação matemática: uma atividade de proporcionalidade com alunos do ensino fundamental 

      Feitoza, Camila Koyama; Codognos, Mayara Vendramini; Maccari, Sergio Luiz; Merli, Renato Francisco (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho, utilizamos a tendência de Investigação Matemática para introduzir o conteúdo de proporcionalidade para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Nele apresentamos uma breve introdução sobre essa tendência ...
    • A investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leitura 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Arenhart, Leonice Izaura Tocheto; Wendling, Cléria Maria (2014-10)
      Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação ...
    • Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM 

      Lima, Murilo Del Bianco; Luz, Marcos Rogério Busso; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria Júlia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ...
    • O jogo da oca como recurso didático no ensino da língua espanhola 

      Chvaitchuk, Neli; Freitas, Gilmara do Carmo; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia de ensino foi efetivada por meio de um jogo didático. O referido conteúdo foi trabalhado na turma do 7o ...
    • Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação 

      Belinelli, Eduardo Oliveira; Antunes, Tiago Ponciano; Dalto, Jader Otavio (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ...
    • Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades 

      Aguilar, Ana Carolina; Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Góes, Rosemara da Conceição (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ...
    • O judô na prática escolar 

      Modesto, Nayara Lopes; Crepaldi, João Vitor da Silva; Magalhães, Carlos Henrique Ferreira (Unila, 2014-10)
      O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das ...
    • Krupskaia e os escritos sobre educação: contribuições para a formação do pedagogo 

      Chaves, Aline Luana de Oliveira; Silva, Aline Aparecida da; Chaves, Marta; Faustino, Rosângela Célia (Unila, 2014-10)
      Este texto objetiva apresentar reflexões acerca de vivências na Ciranda Infantil realizada na XIII Jornada de Agroecologia, bem como contribuições da pedagoga russa Nadezdah Krupskaia (1869-1939) para a formação do ...
    • Lentes de contato: uma proposta de ensino de vocabulário visando o letramento crítico 

      Bueno, Aline Laís (Unila, 2014-10)
      Com base em pressupostos fornecidos principalmente pelo Letramento Crítico, propostos por Jordão (2007) e Weininger (2006), o projeto Lentes de Contato, realizado com alunos de sétimo ano, buscou a ampliação de vocabulário ...
    • Letramento literário em sala de aula: sequência expandida de leitura das obras terra papagalli e letras finais 

      Barboza, Letícia Thayná; Silva, Cristiane da (Unila, 2014-10)
      Este texto vincula-se ao subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES), intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual” e desenvolvido na Universidade Estadual ...
    • A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita 

      Oliveira, Claudineia Aparecida Machado de; Kirch, Juliana Pocaterra; Candido, Lorrana Eloísa Escoriça; Bondezan, Andreia Nakamura (2014-10)
      A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ...
    • A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental 

      Ramos, Fabiana Aparecida da Cruz; Machado, Lucas Almeida; Kaiser, Luciane Maehler; Bondezan, Andreia Nakamura (2014-10)
      O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ...
    • A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil 

      Coutinho, Andressa Agostinho; Henriques, Aline Moreno Noivo; Nascimento, Francielle Pereira; Magalhães, Cassiana (2014-10)
      Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ...
    • Luz e cores: relato de atividade educacional usando uma abordagem dialógica problematizadora 

      Gonçalves, Luiz Felipe; Henisch, Ademir Krepki; Silva, Jeremias Borges da (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos bolsistas uma aproximação do espaço escolar, permitindo que estes futuros professores estejam mais bem preparados para a tarefa docente. ...
    • Material adaptado para o ensino de frações a deficientes visuais 

      Felipe, Natali Angela (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta um material adaptado a deficientes visuais para o ensino dos conceitos de fração e as operações de adição e subtração. Originou-se da dificuldade de encontrar materiais adequados para este ensino, ...
    • Megaeventos esportivos: um olhar para além do espetáculo 

      Princival Junior, Nelson; Ramos, Ezequiel Vieira; El Tassa, Khaled Mohamad; Antunes, Margareth Piazzetta (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, a partir da implementação de um projeto pedagógico realizado ...