A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Oliveira, Claudineia Aparecida Machado de
Kirch, Juliana Pocaterra
Candido, Lorrana Eloísa Escoriça
Bondezan, Andreia Nakamura
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino
fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto
de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido pelo subprojeto de Pedagogia/PIBID – Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação À Docência. Com base no tema do projeto buscamos na literatura infantil, aportes que
nos auxiliassem nesse processo de formação de um sujeito leitor, apto a produzir textos ordenados e
coerentes. Mas, além disso, que esta prática fosse algo que desenvolvesse no aluno a capacidade de criação e
imaginação. Utilizamos Abramovich (1991); Silva (2009); Oliveira (1996) e outros na realização deste
trabalho. A partir das experiências vivenciadas, observamos que a literatura infantil auxiliou a aprendizagem
dos alunos, instigando o gosto pela leitura de diferentes textos e a escrita de histórias