Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)
O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de
Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O objetivo é desenvolver a leitura e ...
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)
Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas
dificuldades dos professores em relação às práticas ...
O PIBID e a definião de um campo teórico e metodológico para o ensino de história: relatos de experiências
(Unila, 2014-10)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais das reflexões
desenvolvidas no grupo de Estudos do Projeto Pibid/História/Unioeste iniciado no ano de 2014. A
partir das discussões feitas no grupo de ...
Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula
(Unila, 2014-10)
A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda
base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a
profissão que escolheu, entrando na posição ...
Aliando ensino e pesquisa nas aulas de sociologia do ensino médio
(2014-10)
Este trabalho é a conclusão de algumas atividades realizadas no ano de 2012, pelo PIBID de
Sociologia da UFPR. Foram reunidas três grandes atividades, em três escolas distintas e com perfis
bastante variados, mas com um ...
Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio
(2014-10)
O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é
fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas
pedagógicas mais eficientes. O presente ...
A experiência de uma atividade de resolução de problemas na educação de jovens e adultos
(2014-10)
Busca-se relatar neste trabalho algumas informações sobre a EJA, o ensino da matemática na EJA
e a aplicação de uma atividade com os alunos com carga horária correspondente ao 8o e 9o ano do ensino
fundamental. Inicialmente, ...
Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
(Unila, 2014-10)
Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente
ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município
de Londrina/PR. A classificação ...
A filosofia como meio de interdisciplinaridade e a busca por um conhecimento autônomo
(2014-10)
A Filosofia por ser uma disciplina abrangente, passa por todas as áreas dos saberes.
Pedagogicamente ela pode ir muito além disso, servindo como integradora de tais disciplinas, isto é, buscar
as conexões existente entre ...
Ginástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
(Unila, 2014-10)
Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo
estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de
Londrina/PR. Ao longo dos anos ...