Ginástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
França, Rafael Marques
Pelegrini, Thiago
Bozz, Ana Carolina Silva
Lourenço, Kamila
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo
estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de
Londrina/PR. Ao longo dos anos de escolarização do ensino fundamental II, a Ginástica é dividida,
para efeitos de ensino e de aprendizagem, em Geral, Rítmica e Circense, de acordo com as Diretrizes
Curriculares da Educação Básica – Educação Física (2008). Ao tematizar o conteúdo Ginástica Geral,
os alunos puderam compreender a riqueza dessa manifestação gímnica-artística, por meio da
exploração e problematização dos seguintes itens: formas básicas de locomoção, planos e direções do
movimento, formações coreográficas, saltos ginásticos, planos anatômicos e movimentos do corpo