Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por assunto "Matemática"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Ações do Pibid em uma escola do ensino fundamental anos iniciais
(2014-10)As ações do PIBID nas instituições de ensino Municipal e Estadual são de grande valia, pois visam uma maneira diferenciada de ensino-aprendizagem tanto aos alunos da escola quanto aos bolsistas, futuros professores, ... -
Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamental
(2014-10)É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa ... -
Considerações sobre o inaf: identificando analfabetos funcionais em uma escola parceira do PIBID/MAT
(2014-10)Essa pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de trabalho em uma escola parceira, onde o subprojeto PIBID/Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido desenvolvido, cujo caráter é identificar ... -
Construindo conceitos matemáticos através de jogos
(2014-10)Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ... -
Contribuições e conexões no Pibid matemática da UEM: refletindo sobre as ações em escolas parceiras
(2014-10)Esse trabalho apresenta um breve panorama do subprojeto PIBID/Matemática desenvolvido no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Apresentaremos um relato histórico desde que o PIBID foi implantado, ... -
Cursinho Pré-ENEM - revisão e preparação para ENEM e Vestibulares 2014
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização de um cursinho preparatório para vestibulares e principalmente para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), envolvendo alunos do Ensino Médio do Colégio ... -
Dia da matemática e o Pibid no La Salle
(2014-10)Com o presente trabalho busca-se divulgar a iniciativa de trabalho organizada pelo PIBID Matemática UTFPR-PB, referente à comemoração do Dia Nacional da Matemática nas escolas parceiras, bem como incentivar a prática da ... -
Discutindo o uso da tecnologia na formação docente
(2014-10)As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ... -
Diversificando o Ambiente De Aprendizagem: uma experiência envolvendo Sistema Monetário e suas implicações
(Unila, 2014-10)A proposta de intervenção pedagógica desse trabalho procurou desenvolver situações abrangendo Sistema Monetário, as quatro operações fundamentais da Matemática e leitura, interpretação e resolução de problemas. Os objetivos ... -
A docência na escola a partir de jogos na matemática
(2014-10)A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ... -
Ensino dos números de forma lúdica: Bingo de Decimais
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo fazer um relato da experiência da aplicação do jogo bingo de decimais com110 estudantes de três turmas do 7° ano do Colégio Estadual Santa Cândida – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, ... -
A importância de jogos na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-10)O presente artigo aborda a utilização dos jogos no ensino de Matemática, sendo considerado como um importante recurso pedagógico em virtude de possibilitar uma interação maior entre o educando e o conteúdo, por meio da ... -
A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica
(2014-10)A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ... -
Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa
(Unila, 2014-10)Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ... -
Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula
(Unila, 2014-10)Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ... -
O PIBID e a intervenção das ações complementares na escola
(Unila, 2014-10)O presente artigo visa relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática por meio do projeto PIBID e suas ações complementares de aprendizagem, as quais vêm sendo desenvolvidas no ... -
O PIBID e o estágio curricular supervisionado
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação da participação no PIBID, do subprojeto de matemática intitulado “Tecnologias e formação de professores para o ensino da Matemática”, desenvolvido na UNESPAR- ... -
A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID
(2014-10)Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ... -
Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta
(Unila, 2014-10)Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ... -
Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades!
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ...