Itens para a visualização no momento 1-20 of 25

    • Ações do Pibid em uma escola do ensino fundamental anos iniciais 

      Nichetti, Andressa; Almeida, Jenifer Rodrigues de; Bernardi, Cintia Carla; Felippi, Luana Engeler (2014-10)
      As ações do PIBID nas instituições de ensino Municipal e Estadual são de grande valia, pois visam uma maneira diferenciada de ensino-aprendizagem tanto aos alunos da escola quanto aos bolsistas, futuros professores, ...
    • Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamental 

      Vaz, Matheus Felipe; Wambier, Walderez; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa ...
    • Considerações sobre o inaf: identificando analfabetos funcionais em uma escola parceira do PIBID/MAT 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Sugigan, Mayara Cristina; Paiva, Julia Raimundo de (2014-10)
      Essa pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de trabalho em uma escola parceira, onde o subprojeto PIBID/Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido desenvolvido, cujo caráter é identificar ...
    • Construindo conceitos matemáticos através de jogos 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ...
    • Contribuições e conexões no Pibid matemática da UEM: refletindo sobre as ações em escolas parceiras 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Morotti, Gabriela de Assis; Santos, Letícia de Souza; Santos, Naiara Caroline Aparecido dos (2014-10)
      Esse trabalho apresenta um breve panorama do subprojeto PIBID/Matemática desenvolvido no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Apresentaremos um relato histórico desde que o PIBID foi implantado, ...
    • Cursinho Pré-ENEM - revisão e preparação para ENEM e Vestibulares 2014 

      Novaes, Crislaine do Carmo; Ferreira, Jean Michel; Giordani, Jordana; Pavão, Leandro (2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização de um cursinho preparatório para vestibulares e principalmente para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), envolvendo alunos do Ensino Médio do Colégio ...
    • Dia da matemática e o Pibid no La Salle 

      Santos, Felix Penna dos; Cavali, Lauren Isabely; Berns, Mauricio; Voitena, Renata (2014-10)
      Com o presente trabalho busca-se divulgar a iniciativa de trabalho organizada pelo PIBID Matemática UTFPR-PB, referente à comemoração do Dia Nacional da Matemática nas escolas parceiras, bem como incentivar a prática da ...
    • Discutindo o uso da tecnologia na formação docente 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ...
    • Diversificando o Ambiente De Aprendizagem: uma experiência envolvendo Sistema Monetário e suas implicações 

      Santos, Aline Rodrigues Senna; Rox, Cleide Betenheuser; Karczeski, Francine da Silva Guerellus Nery; Moura, Tatyane (Unila, 2014-10)
      A proposta de intervenção pedagógica desse trabalho procurou desenvolver situações abrangendo Sistema Monetário, as quatro operações fundamentais da Matemática e leitura, interpretação e resolução de problemas. Os objetivos ...
    • A docência na escola a partir de jogos na matemática 

      Kaseker, Raquel Coutinho; Milliante, Alfredo Rodrigues; Delazari, Monalisa Carollyne; Santos, Vanusa Pacheco Dos (2014-10)
      A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ...
    • Ensino dos números de forma lúdica: Bingo de Decimais 

      Veronese, Jéssica Fernandes; Pagel, Aline Roberta; Cruzetta, Jackson Galvão; Thomé, João Antonio Francisconi Lubanco (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo fazer um relato da experiência da aplicação do jogo bingo de decimais com110 estudantes de três turmas do 7° ano do Colégio Estadual Santa Cândida – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, ...
    • A importância de jogos na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Fagundes, Elizabeth Macedo; Oliveira, Angela Terezinha; Rosa, Bruna Marina de Oliveira; Kramer, Glaucia Ribas (2014-10)
      O presente artigo aborda a utilização dos jogos no ensino de Matemática, sendo considerado como um importante recurso pedagógico em virtude de possibilitar uma interação maior entre o educando e o conteúdo, por meio da ...
    • A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica 

      Nogueira, Daiane Amaral de Ramos; Bahia, Francielly Aparecida; Pelegrini, Débora Yumi; Danczuk, Marins (2014-10)
      A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ...
    • Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa 

      Röpke, Jhonatan Rafael; Unfried, André Guilherme; Zanella, Lucas Felipe dos Santos; Ciani, Andréia Büttner (Unila, 2014-10)
      Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ...
    • Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula 

      Reis, Ana Beatriz dos; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ...
    • O PIBID e a intervenção das ações complementares na escola 

      Biazin, Ana Caroline Botelho; Willms, Ana Paula; Sousa, Fernanda De; Kettermann, Rafael Helmuth (Unila, 2014-10)
      O presente artigo visa relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática por meio do projeto PIBID e suas ações complementares de aprendizagem, as quais vêm sendo desenvolvidas no ...
    • O PIBID e o estágio curricular supervisionado 

      Maieski, Patrícia Andressa (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação da participação no PIBID, do subprojeto de matemática intitulado “Tecnologias e formação de professores para o ensino da Matemática”, desenvolvido na UNESPAR- ...
    • A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID 

      Baptistão, Patrícia Ferro; Revelino, Cladilaine Aparecida; Silva, Fernando Oliveira da; Nervis, Jonis Jecks (2014-10)
      Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ...
    • Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta 

      Almeida, Jenifer Rodrigues de; Nichetti, Andressa; Bernardi, Cintia Carla; Colombo, Janecler Aparecida Amorin (Unila, 2014-10)
      Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ...
    • Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades! 

      Welter, Halana Márcia; Camera, Andreia Prosdócimi; Jahn, Alice Fabiana; Veiga, Elizete (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ...