Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta
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Data
2014-10Autor
Almeida, Jenifer Rodrigues de
Nichetti, Andressa
Bernardi, Cintia Carla
Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Metadata
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Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa
“A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos
iniciais do Ensino Fundamental”, realizado no âmbito do PIBID Matemática PB. Os sujeitos da
pesquisa serão alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Pato Branco. O
método utilizado será o qualitativo. A Resolução de Problemas como método de ensino de matemática
visa diferenciar as aulas, trabalhando os conteúdos de forma interativa, com o intuito de fazer com que
o aluno participe do processo de construção do conhecimento, testando suas hipóteses e conceitos para
posteriormente formalizá-los com o conteúdo cientifico. Assim, o professor age como um
intermediário de saberes, sendo que a formalização do conteúdo ocorre coletivamente, ou seja, todos
os sujeitos inseridos nessa metodologia, tanto professor como aluno, participam de tal formalização