O assistente social como mediador cultural em escolas públicas dos bairros de Guamá e Terra firme
Carregando...
Data
2013-11-07
Autores
Ramos, Mayra Ferreira
Evelin, Heliana Baía
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A intervenção do Assistente Social nas atividades de arte e cultura nas instituições de ensino
fundamental e médio nos bairros do Guamá e da Terra Firme. Estudos anteriores constatam que estes
não são apenas espaços de violência, como registra a mídia. São espaços multiculturais e agregadores de
cultura antiviolência, onde os sujeitos artistas utilizam a arte como meio de transformação social,
através do método fenomenológico busco contribuir para a sistematização da intervenção do assistente
social na área da educação e cultura, identificando as atividades de arte e cultura nas instituições de
ensino fundamental e médio, importância nas instituições em que são desenvolvidas e habilidades
requeridas ao profissional de Serviço Social. A metodologia conduziu a investigação nos respectivos
bairros com os alunos que estudam nas instituições de ensino fundamental e médio nos bairros, por
meio de aplicação de questionários sócioeconômicocultural que ao definir cultura identificaram as
manifestações culturais que estavam ocorrendo no mês (junho/2013) em que o questionário foi aplicado,
quanto ao fazer profissional do Serviço Social, a maioria dos alunos da escola pública estadual
relacionam o trabalho do assistente social com a prestação de ajuda e auxílio. Os alunos da escola
pública federal demonstraram maior efetividade e segurança na resposta, em consonância com o Código
de Ética do Assistente Social, também foi realizada entrevista semiestruturada com a Assistente Social
das instituições de ensino. Segundo a pesquisa identificase a sobrecarga do profissional do serviço social
com as demandas postas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem, de tal modo que não
possa acompanhar atividades de arte e cultura desenvolvidas nas instituições de ensino, e por meio de
levantamentos bibliográficos e visitas de observação ao local de pesquisa foi possível identificar as
atividades, projetos de extensão de arte e cultura nas instituições de ensino .
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Serviço Social, Cultura, Educação, Metodologias