SISP - Anais e Artigos do evento

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    Qualidade de vida em mulheres profissionais de saúde
    (2018-10) Woicolesco, Thailine E. C.; Suzuki, Claudio S.; Torres, Catarine M.
    O presente trabalho diz respeito aos resultados parciais da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Mestrado, com o objetivo de caracterizar a qualidade de vida das mulheres profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde em São João do Triunfo - PR, 2017. Para isso foi realizado um estudo transversal, quantitativo, ex post facto, e utilizado o instrumento WHOQOL-BREF para aferição da variável Qualidade de Vida. Os resultados indicam que as profissionais demonstraram maior satisfação com a Qualidade de Vida relacionada ao Domínio Físico (73,91%), e maior insatisfação com o Domínio Ambiente (65,52%), sendo que 69,34% delas estão satisfeitas com a sua Qualidade de Vida. Tais resultados apontam para a detecção de variáveis que estão prejudicando a Qualidade de Vida dessas trabalhadoras, sendo possível planejar estratégias para a melhoria dessas condições
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    Educação fiscal para legitimação da democracia
    (2018-10) Wajsman, Ana Cristina Zuccaro
    O presente trabalho advém de inquietações da autora sobre a evolução do processo democrático brasileiro e de suas perspectivas futuras. Nesse sentido, apresenta constatações de estudos que demonstraram a fragilidade da democracia brasileira, traz discussões de opções para o seu fortalecimento e, sobretudo, questionamentos que visam incitar pesquisas mais aprofundadas instrumentos que alicercem a legitimação da democracia. A análise proposta limita-se ao viés da participação crítica e ativa do cidadão e cidadã nas esferas públicas. O objetivo da pesquisa é descrever e explorar a problemática posta e analisar em que medida o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF pode atuar na lacuna dos conhecimentos básicos para vivência democrática e consequente participação ativa por meio da formação cidadã integral. O trabalho baseou-se principalmente em pesquisa bibliográfica qualitativa e não entregou respostas, mas perguntas que poderão estimular novos estudos sobre o tema Educação Fiscal para a Cidadania e sua relevância para as políticas públicas, tema de pouca produção científica no Brasil. Ao se compreender os objetivos e a missão da Educação Fiscal apresenta-se a possibilidade de uma nova ordem. A assimilação deste conhecimento poderá influir diretamente na condição de vida do indivíduo e, se incorporado a este, alcançar mudanças de valores e hábitos que refletirão na coletividade
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    Metodologia de avaliação pós-ocupação aplicada em câmara bioclimática de baixo custo
    (2018-10) Trevisan, Livia Yu Iwamura; Celligoi, Gabriel; Krüger, Eduardo L.
    O ponto de vista do usuário é essencial para o diagnóstico do desempenho do meio construído e das condições de conforto e bem-estar proporcionadas pelo ambiente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia adotada no delineamento da Avaliação Pós-Ocupação (APO) da Câmara Bioclimática de Baixo Custo (CBBC), situada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba/PR. Inicialmente, são conceituadas a Avaliação Pós-Ocupação e o que vem a ser uma Câmara Climática. Após, são apresentados os documentos textuais, o protocolo de operação da CBBC e o monitoramento de variáveis ambientais que foi realizado concomitantemente à APO, em agosto de 2018. Os resultados correspondem à versão final do Questionário APO e aos documentos auxiliares utilizados durante a realização da APO CBBC. Por fim, constam algumas considerações sobre o desenvolvimento da primeira rodada da APO e o planejamento da segunda rodada da APO CBBC, a ser realizada em dezembro de 2018
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    Diagnóstico situacional em saúde: uma ferramenta para o planejamento das ações na estratégia saúde da família do Município de Foz do Iguaçu-PR
    (2018-10) Silva, Patricia Simon da; Pereira, Mirian Caroline; Vieira, Cassandra Severo Amaral; Gomes, Ludmila Mourão Xavier
    A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada um modelo reorganizador do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes de saúde trabalham com o processo de territorialização e deste modo, o diagnóstico situacional é uma ferramenta indispensável para reconhecimento das condições de saúde da população e posterior planejamento das ações. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar o perfil da população, as demandas e as necessidades de atendimento da Equipe Saúde da Família 073 vinculada à Unidade de Saúde São João localizada no Distrito Nordeste do município de Foz do Iguaçu-PR, através de um estudo observacional, documental, do tipo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. Constatou-se que a equipe possui um total de 3.578 usuários cadastrados no sistema de informação Saúde Foz e que grande parte destes são acometidos por doenças crônicas como hipertensão e diabetes, também se destaca o grande número de gestantes cadastradas e acompanhadas pela equipe, fazendo-se necessário o acompanhamento desta população de maneira a levar informações que contribuam para a redução de danos e promoção de saúde
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    Uso de metodologias ativas de ensino em Instituições de Ensino Superior
    (2018-10) Santos, Jaqueline Pereira
    Esta pesquisa objetiva apresentar e discutir o que são as metodologias ativas no ensino superior, apresentando suas possibilidades e desafios, bem como qual o papel dos educadores frente a essa nova metodologia. A ideia surgiu de algumas discussões realizadas nas aulas de pós graduação em Docência no Ensino Superior, e da própria experiência em uma aula, onde foi dada a oportunidade de vivenciar como o aluno se sente antes, durante e no final de uma aula aplicada através de uma metodologia ativa. O problema que norteia a pesquisa é Como trabalhar as metodologias ativas nos cursos de Ensino Superior nas cidades de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. A pesquisa apresenta também algumas sugestões de métodos utilizados na aprendizagem ativa, como a sala de aula invertida e os trabalhos em grupos. Visa o uso de tecnologias como aliadas para o desenvolvimento de muitas habilidades dos alunos. Conclui-se a importância do uso de metodologias ativas, tendo o aluno como protagonista do conhecimento, e o professor como facilitador da aprendizagem
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    Grupo de cuidado aos trabalhadores de 2 unidades de saúde de Foz do Iguaçu
    (2018-10) Rocha, Gilberto Garcia da; Dalcin, Gladis
    Introdução: Este trabalho apresenta uma experiência que vem sendo desenvolvida neste ano com duas unidades de saúde de Foz do Iguaçu com a temática da saúde do trabalhador pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), distrito leste. Seguindo as características do NASF, esta ação desenvolvida nestes locais integra as diferentes ciências da saúde, reunindo equipe multiprofissional e articulando saberes interdisciplinares na busca da promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos princípios e diretrizes propostos em um dos eixos de trabalho do NASF – Saúde do trabalhador, surgidas a partir de cada encontro através de relato de vivencias cotidianas no contexto da saúde publica. Os princípios do SUS que balizam a atenção integral à saúde e as linhas de cuidado da clínica ampliada estão presentes nas ações desenvolvidas. Objetivo: promover um espaço no local de trabalho para discutir a saúde dos trabalhadores visando uma reflexão individual e coletiva da saúde na sua integralidade, buscando estabelecer estratégias para intervenções imediatas. Metodologia: utilizou-se a discussão crítica, o levantamento de problemas e a busca de soluções de modo coletivo através das metodologias ativas em saúde. O trabalho desenvolve-se semanalmente em cada uma das 2 unidades de Saúde com duração de uma hora no local e horário de trabalho e teve como participantes os servidores lotados na respectiva unidade. O trabalho é desenvolvido pela equipe NASF Leste composta por fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e psicólogo com a colaboração dos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Unila nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição e enfermagem. Resultados: as ações desenvolvidas desde o inicio foram a base para a construção das intervenções subsequentes, num processo dinâmico de reflexão, reavaliação e consequente ressignificação e incorporação de hábitos saudáveis
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    UNILA ao seu alcance: em defesa da Universidade Pública
    (2018-10) Moreira, Rogério Motta; Maschio, Márcia Lurdes de Souza; Palmeira, Rafael Franca
    Iniciado em 2016, o projeto de extensão tem como objetivo divulgar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA nas turmas concluintes do ensino médio das escolas públicas estaduais de Foz do Iguaçu. A linha de atuação parte na defesa do ensino superior público e de qualidade com acesso democrático e de inclusão social, abordando os pilares da Universidade Pública (ensino, pesquisa e extensão), a vocação latino-americana da UNILA, as formas de ingresso no ensino superior, formas de inclusão social e permanência e tenta dialogar com os estudantes sanando dúvidas e desinformações. Neste ano, o projeto expandiu tanto no âmbito interno (político e administrativo) com o envolvimento de outras unidades administrativas, quanto do âmbito externo com visitas aos colégios dos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Itaipulândia - Paraná/Brasil, Puerto Iguazú e Comandante Andresito - Misiones/Argentina, Ciudad del Este - Alto Paraná/Paraguai
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    A importância do Secretário Escolar na Instituição de Ensino
    (2018-10) Moreira, Macarius Cesar Di Lauro; Moreira, Aline Pereira da Silva; Silveira, Déa Maria Ferreira
    A secretaria escolar (SE) é o local onde se dá o primeiro contato entre os profissionais da educação e a comunidade externa, o bom funcionamento e organização das instituições de ensino são dependentes dela. O secretario da Instituição de Ensino, é responsável juntamente com o diretor por responder administrativamente e legalmente pela documentação escolar e guarda da memória documental da instituição de ensino (IE), alem de ser o autor do fiel registro da vida profissional dos servidores que compõe a equipe profissional da unidade de ensino e de seus alunos. Desta forma o presente trabalho faz um levantamento bibliográfico onde objetiva a demonstrar a importância deste profissional para a vida da instituição de ensino bem como elucidar as rotinas de secretaria das escolas municipais de Foz do Iguaçu
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    Fungos e Bactérias no ar condicionado em residências, escritórios e veículos no Brasil: uma breve revisão
    (2018-10) Miskalo, Anne; Santos, Leonilda Correia
    O objetivo deste artigo é realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a presença de fungos e/ou bactérias no ar condicionado em residências, escritórios e veículos, no Brasil. Realizou-se a revisão bibliográfica de artigos de 2000-2018. Além disso, citou-se a legislação brasileira sobre a qualidade de ar de interiores e a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes. Como resultados, identificou- se quatro artigos que contemplam os tópicos do objetivo proposto. Em alguns artigos, verificou-se que foram citados os procedimentos para a diminuição da presença de fungos quando ultrapassados os limites estabelecidos na legislação brasileira. Este estudo também pretende ressaltar a importância da ventilação, manutenção e limpeza nos sistemas de condicionadores de ar para a saúde humana
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    Equipe multidisciplinar no IFPR Campus Foz do Iguaçu: perspectivas e contribuições na assistência ao aluno
    (2018-10) Legnani, Andréa Marcia; Júlio, Edinalva
    Este estudo foi elaborado a partir da necessidade de reflexão sobre a atuação da equipe multidisciplinar em contexto escolar, uma vez que o trabalho desenvolvido contribui para a formação integral dos alunos, numa perspectiva inclusiva, principalmente, nas ações que visam buscar soluções para os problemas socioeducacionais que cada vez mais aparecem de forma determinante. O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar o trabalho da Equipe Multidisciplinar do Instituto Federal do Paraná Campus Foz do Iguaçu. Considerando também compartilhar e refletir sobre as contribuições dos profissionais da equipe para a efetivação de uma educação de qualidade. Estudo de abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a observação direta e levantamento de bibliografia pertinente ao tema. Uma das principais características da equipe multidisciplinar é a capacidade de se inteirar e coordenar ações conjuntas caracterizadas como múltiplos profissionais, que necessitam de interações frequentes, com um objetivo comum. O que foi possível observar até o momento é que o trabalho da equipe multidisciplinar possibilita contribuições para o que os alunos possam ter acesso, permanência e êxito nos cursos
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    Integração e Interdisciplinaridade no Serviço Público: qualidade para a população
    (2018-10) Gonçalves, Gisele de Souza; Lima, Adriana de Sousa; Martins, Fernando José
    Este trabalho, elaborado de acordo com o eixo “Sociedade, Cultura e Integração”, tem como proposta destacar as vantagens de integrar servidores públicos em ações conjuntas, como ocorre na semana municipal do servidor, a fim de compartilhar e socializar práticas e saberes construídos no dia a dia, valorizando entre os próprios colegas a importância de um serviço público de qualidade. Aqui faremos uma discussão a partir da experiência da II Jopefoz, II Jornada Pedagógica de Foz do Iguaçu, e também de pesquisa bibliográfica. Os resultados parciais deste trabalho correspondem às discussões e reflexões feitas pelos autores e as ideias para projetos futuros que visem mais ações entre as instituições públicas em benefício de um atendimento de qualidade à população, como pudemos identificar a partir da Jopefoz que exemplifica a discussão sobre integração e interdisciplinaridade
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    Aplicações ricas para Internet: proposta de Arquitetura de software na nuvem para atender ao Agronegócio
    (2018-10) Santos, Izaias Batista dos; Sandmann, André; Estevão, Bruno de Souza
    Este trabalho é uma proposta de solução para os problemas dos elevados custos em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e de baixa usabilidade das aplicações de software para monitoramento do agronegócio sendo voltado para profissionais da área de TI que buscam uma arquitetura de software que proveja uma interface rica e amigável ao usuário e ainda forneça os benefícios de estar hospedada na nuvem. No decorrer do trabalho é apresentado as boas práticas para projetar uma arquitetura de software para aplicação rica da internet na nuvem e os recursos providos pela especificação Java Enterprise Edition (JEE) que podem ser usados para obter uma aplicação de alto desempenho e várias tecnologias disponíveis para criar uma aplicação rica quando utilizamos Java. É abordado ainda as formas adequadas de se projetar uma arquitetura de software tais como uso de padrões de projetos, divisão da arquitetura em camadas e reutilização de códigos por meio de classes genéricas. Este trabalho é recomendado para quem deseja reduzir custos com aplicações web
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    Painel de indicadores de desempenho da alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu
    (2018-10) Dolzan, Rafael Rodrigues
    O objetivo principal do trabalho é a criação, a implementação e a consolidação de um modelo de gestão para unidades locais da Receita Federal do Brasil (RFB). Este modelo é baseado em uma ferramenta, o painel de indicadores de desempenho, que reúne informações úteis, confiáveis e tempestivas para o gestor desempenhar os seus diversos papéis. Neste trabalho o painel foi construído com dados dos sistemas da RFB para fornecer as informações necessárias à tomada de decisão do gestor. O modelo foi testado, avaliado e melhorado ano a ano, pelo período de dez anos. O trabalho apresenta em sua fundamentação teórica os papéis do gestor e a definição de indicadores, conceitos essenciais para a compreensão do estudo. Neste período de implementação do painel foram percebidos diversos ganhos como: melhoria de processos, valorização do papel do gestor, melhoria na eficiência e produtividade, qualificação das decisões do gestor, possibilidade de construção de uma visão global da unidade administrada, estímulo a cultura de resultados, disseminação do planejamento estratégico institucional, possibilidade de integração e troca de experiências entre as equipes de trabalho, aumento da autoestima e motivação dos servidores e demais funcionários e melhoria no atendimento prestado aos contribuintes. Com base no que foi apresentado, pode-se afirmar que o modelo está pronto para ser implementado em outras unidades RFB. Sem dúvida nenhuma a sua utilização contribuiu e continuará contribuindo com a gestão da Alfândega de Foz do Iguaçu, mas, principalmente, representará uma evolução nas ferramentas de gestão utilizadas pela Receita Federal do Brasil
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    O perfil dos iniciantes no Curso de capacitação do Programa Bom Negócio Paraná Núcleo Foz do Iguaçu
    (2018-10) Cruz, Alexssander Wyllian Thomassem; Sobral, Rosely Candida; Serafim Junior, Valdir
    Este trabalho apresenta perfil dos atendidos no curso de capacitação em gestão empresarial promovido pelo Programa Bom Negócio Paraná - Núcleo Foz do Iguaçu, extensão universitária da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu. O objetivo foi levantar o perfil inicial dos participantes atendidos pelo programa, bem como o principal motivo que levou as pessoas a procurarem o mesmo. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, através de coleta de dados por meio de questionário respondido pelos participantes do programa na fase inicial da capacitação. Como resultados, foram encontrados que o público é jovem, em maioria feminina, com ensino médio completo, e consideram a capacitação em gestão empresarial como forma de agregação de novos conhecimentos, subsidio para a vontade empreender em novos negócios e manter-se atualizados
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    Agentes de apoio: quem apoia?
    (2018-10) Clabonde, Rafael Luiz; Vieira, Ivanildo Henrique
    O presente trabalho se propõe como um relato participativo de trabalhadores da área da educação infantil municipal - agentes de apoio - de Foz do Iguaçu no Paraná, que buscam, a partir do relato de suas atividades, dificuldades e vivências cotidianas, refletir sobre o seu papel enquanto servidores públicos e o limite de suas atribuições, direitos e deveres enquanto trabalhadores “perfeitos” para educação infantil, desde que “perfeito” seja entendido como o mais rentável economicamente possível. A metodologia utilizada foi a da observação-participante/etnografia. Nossos resultados são o de constatação da fragilidade jurídica que sustenta legalmente nossa função enquanto servidores públicos municipais, o desamparo perante a hierarquia organizativa do Município, a falta de vontade política-econômica de proporcionar saídas satisfatórias para a classe e para as demandas da sociedade, e um porvir incerto, perante o horizonte de uma possível ainda maior flexibilização das leis trabalhistas de nível federal que poderá repercutir diretamente em nós, trabalhadores brasileiros em geral, e Agentes de Apoio em Foz do Iguaçu de forma específica
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    O Teatro como Agente transformador de saúde em um Distrito Sanitário de Foz do Iguaçu
    (2018-10) Carvalho, Renata; Gomes, Ludmila Mourão Xavier
    A promoção da saúde mental é um tema pertinente e que vem recebendo destaque recentemente, seja no sistema de saúde, seja nas mídias sociais. Sua promoção por meio de ações educativas se demonstra um desafio em contrapartida a um modelo médico e hegemônico historicamente predominante. Sendo assim, tem-se o objetivo de descrever a experiência da promoção da saúde mental por meio de teatro, realizada no distrito sanitário Nordeste de Foz do Iguaçu, a partir de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF), residentes em Saúde da Família e comunidade. Trata-se de um relato de experiência, de profissionais de saúde (NASF, ESF, residentes) e comunidade, que utilizaram o teatro como estratégia lúdica para a promoção da saúde mental, no período de junho à outubro de 2018, em unidades de saúde. Como resultados houve a elaboração de teatro com o tema “Branca de Neve em tempos modernos”, o qual foi apresentado em Unidade de Saúde, mas posteriormente recebeu reconhecimento e divulgação em mídias sociais, gestão de saúde e outros profissionais de saúde e comunidade. A promoção da saúde mental por meio de um método considerado não convencional, mas lúdico e envolvente, como o teatro, vem se delineando como um meio adequado para o empoderamento e autorreflexão de usuários de saúde, comunidade e profissionais de saúde
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    Inventário de percepção de fatores e riscos psicossociais: intersubjetividades nas Relações de Trabalho
    (2018-10) Cabanha, Samuel
    O objetivo deste resumo expandido é apresentar a síntese de um projeto de pesquisa submetido a um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (nível doutorado), visando demonstrar a exequibilidade e a possibilidade de aplicação do instrumento, que neste momento denomina-se Inventário de Percepção de Fatores e Riscos Psicossociais. Acredita-se que este instrumento pode facilitar a compreensão dos aspectos relacionados às interações sujeito-trabalho, para dessa forma, conhecer as singularidades e antecipar-se aos possíveis aspectos negativos do trabalho. A metodologia a ser empregada é multimétodo, ou seja, pretende aliar o qualitativo ao quantitativo e, quanto ao propósito à pesquisa é exploratória e quanto ao momento é de corte transversal. Quanto aos resultados, cabe salientar que o instrumento está em sua fase inicial, carecendo ainda avaliar a sua validade e a fidedignidade, o que se pretende alcançar ao final da pesquisa. Acredita-se, porém, que o inventário possa atuar como um prospecto, onde as percepções e as singularidades individuais e organizacionais seriam refletidas para o instrumental proposto, pois ele foi concebido para trabalhar com as percepções e projeções do trabalhador frente às intersubjetividades e relações de trabalho, e, dessa forma, possibilitar a classificação e o dimensionamento dos riscos a serem geridos. Espera-se que os resultados alcançados através da pesquisa possam contribuir para a construção de um referencial teórico que esteja adequado à realidade social das organizações e que permita, por parte dos profissionais, a compreensão dos fenômenos psicossociais que emergem das relações de trabalho, de modo a intervir assertivamente
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    Atitude empreendedora dos ingressos no Curso de capacitação em Gestão Empresarial do Programa Bom Negócio Paraná - Núcleo Foz do Iguaçu
    (2018-10) Arano, Carlos Eduardo Camargo; Sobral, Rosely Cândida; Serafim Junior, Valdir
    Esta pesquisa é a representatividade de um delineamento do programa de extensão universitária Bom Negócio Paraná do Núcleo de Foz do Iguaçu, no que tange às atitudes empreendedoras no perfil dos ingressantes no curso de gestão empresarial. O principal objetivo foi analisar as práticas gerenciais que os participantes realizam antes da capacitação, bem como as atitudes e comportamentos que remetem a cultura organizacional presente dentro das empresas que comandam. Quanto a metodologia, a pesquisa possui uma base exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e sua coleta de dados se deu através da aplicação de questionário e análises estatísticas. O estudo evidenciou a importância da capacitação, devido ao fato de um grande número de participantes não utilizarem ferramentas gerenciais e práticas mercadológicas, sendo estas de suma importância, novos conhecimentos são fundamentais para gerir os recursos organizacionais de forma eficaz e eficiente
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    Programação da Semana Integrada do Servidor Público
    (2018-10) UNILA, Univesidade Federal da Integração Latino-Americana; Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu; Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; IFPR, Instituto Federal do Paraná
    O evento propõe, além da valorização e integração do servidor, o bem-estar, a saúde e a qualificação. Contempla, além de questões relativas ao trabalho, o desenvolvimento pessoal e a publicização de pesquisas dos servidores. A Semana, nesse sentido, terá um caráter social, recreativo e científico, com palestras, mesas-redondas, oficinas, atividades artísticas e culturais. As pesquisas serão apresentadas na forma de apresentação oral, a partir de sete eixos: políticas públicas e desenvolvimento; direitos humanos; bem-estar e qualidade de vida; gestão; saúde; sociedade, cultura e integração; e inovações tecnológicas. Compõem, ainda, os objetivos da Semana do Servidor um debate sobre relações de trabalho, importância das contribuições individuais para o coletivo, ferramentas voltadas à criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e criativo e uma discussão sobre os resultados das pesquisas de aprimoramento das políticas essenciais da Gestão Pública.