UNILA | Eventos
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando UNILA | Eventos por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 3162
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item 10caminhos: design participativo e inovação tecnológica para constituição de núcleos produtivos em economia solidária(2017-10-04) Zarza Portillo, Nidia Resedad Del Carmen; Gomes, Karine QueirozEl proyecto de Iniciación Científica “10CAMINHOS : Design Participativo e Inovação Tecnológica para constituição de Núcleos Produtivos em Economia Solidária” pretende crear núcleos de desing participativo vinculado con la economía solidaria, priorizando y potencializando a través de la creatividad el empoderamiento femenino, además de colaborar con orientaciones tanto de la producción como en la estructuración formal del colectivo de mujeres costureras. Así también tiene como foco principal a partir de la creatividad y la creación de productos la posibilidad de transformarlos tanto en fuentes de trabajos como de ingresos económicosItem 1º Encontro de Física Aplicada na Tríplice Fronteira(2023) Quiroga, Alexander Argüello (org.); Carmo, Eduardo do; Sefstroem, Gilsemar; Moussa, Husssein Abdul Karin; Salgado, José Ricardo Cezar; Honnicke, Juliana Manica; Lapas, Luciano Calheiros; Hönnicke, Marcelo Gonçalves; Góes, Márcio de Sousa; Cruz, Newton Camargo da Silva; Gracioli, Renato dos Passos; Nami, Roberta Markellyn ManfrinO Programa de Pós-graduação em Física Aplicada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPGFISA/UNILA) começou suas atividades em 2016 e vem formando recursos humanos em diversas subáreas da Física (modelagem matemática, física e engenharia, astrofísica, mecânica quântica e ciência dos materiais). Agora em 2023, realizou o "1° Encontro de Física Aplicada na Tríplice Fronteira" que objetivou estreitar e consolidar laços com pesquisadoras/es da região da tríplice fronteira (Argentina-BrasilParaguai). Em três dias de evento conseguimos reunir, na UNILA, unidade PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), em Foz do Iguaçu - Brasil, mais de 130 pessoas (estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, pesquisadores/as e professores/as), dos três países da região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). O evento foi organizado pelo PPGFISA/UNILA com colaboração dos técnicos da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT/UNILA) e dos discentes do curso de Engenharia Física da UNILA e também contou com o apoio dos docentes e discentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O alto nível do evento, demonstrado por meio de 8 palestras convidadas, 18 trabalhos de apresentação oral e 15 trabalhos em forma pôster, demonstra a demanda da nossa região da tríplice fronteira na consolidação da pesquisa científica e tecnológica e por mais eventos na área de Física Aplicada. Que venham os próximos!! Agradecemos o apoio financeiro dado pelo Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) da UNILA, por meio dos editais internos, à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UNILA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), através do Programa de Auxílio a Pós-Graduação (PROAP/2023) e também pela parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA). Por último, queremos agradecer especialmente aos participantes do evento por ter contribuído com discussões frutíferas e instigantes. Esperamos que conjuntamente possamos avançar e contribuir cada vez mais na busca de soluções para sociedade com o uso da Física Aplicada.Item 1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases(2014-10) Willians, Charles; Oliveira, Luana de; Schneider, Vanice; Padilha, RicardoO seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro fluído" e "densidade dos gases", as quais foram aplicadas no "1o Encontro de Química", e como elas podem ser utilizadas nas indústrias para o benefício da sociedade. Também foi descrito os conceitos químicos aplicados nas experiências, e os objetivos propostos através destas aplicaçõesItem 20 años de lucha por la tierra, 20 años de contrainsurgencia en Chiapas: 1994-2014(2015) Jaso Galván, Azucena CitlalliEl TLCAN, significaba para México la modificación del artículo 27 constitucional. O sea, la posi- bilidad de privatizar tierras que antes estaban bajo un régimen ejidal (tierras comunitarias que no podían ser vendidas o parceladas). El levantamiento del EZLN el 1 de enero de 1994 colocó en pauta el despojo que implicaba el cambio en el régimen de tenencia de a tierra. Una de las prime- ras acciones de los zapatistas fue la recuperación de tierras. Tras un proceso de reorganización de las comunidades, se decreta la formación de cinco Caracoles con sus respectivas Juntas de Buen Gobierno. En estos territorios se desarrollan proyectos económicos, políticos y culturales, de ma- nera totalmente autónoma y diferenciada de las políticas estatales. El objetivo de este trabajo es observar cómo se desarrolló y consolidó la toma de tierras. Al mismo tiempo que observaremos las características del combate a la autonomía, que el Estado mexicano ha aplicado a lo largo de veinte años en el estado de ChiapasItem Os 25 anos de Extensão Universitária com produtores de cana-de-açúcar no Estado do Paraná(Proex/Unila, 2017) Daros, Edelclaiton; Wagner, LucasO Programa de extensão em cana-de-açũcar e derivados é parte do programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar da Universidade Federal do Paraná (PMGCA/UFPR), esse programa vem atuando a vinte e cinco anos no estado do Paraná.Item 25 anos de fundos constitucionais de financiamento: avanços e desafios à luz da PNDR(2015-05) Pires, Murilo José de Souza; Sampaio, Daniel Pereira; Mota, Fernando Cezar de Macedo; Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da dos desembolsos dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCF) que completaram 25 anos de existência em 2014. Argumenta que os FCF tiveram modifi cações substantivas em 2003, quando a adoção dos ditames do Acordo de Basileia, os quais lhe conferiram um funcionamento nos moldes do mercado, e em 2007 quando entrou em vigor a ainda vigente Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Avalia que os FCF têm atuado por meio dos bancos de desenvolvimento gestores para o desenvolvimento de atividades produtivas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste contribuindo para a redução das latentes disparidades regionais. Contudo, no bojo da complexidade da que tomou a dimensão regional, sobretudo a partir dos anos 1980, pelas condicionantes internas e externas, novos desafi os são colocados para promover o desenvolvimento com maior coesão entre os distintos espaços e subespaços regionaisItem 400 anos sem Cervantes. Dom Quixote de la Mancha morte em 3 tempos(2016-08) Mattos, Celia Regina de BarrosSe estamos celebrando a morte e queremos darlhe a dignidade merecida, impossível será abordála pelas vias já frequentadas e visitadas. Escolhemos a Poética por ser ela a guardiã da chave que abre ao humano, por nela pressentirmos a possibilidade de alcançar o dilema mais intrigante, inquestionável e inevitável do homem – sua consciência de “serparaamorte”. Esse percurso será realizado em 3 etapas. A morte de Dom Quixote personagem, investigada enquanto existência, onde esse tema estará mais concentrado; a morte de Cervantes e seus desdobramentos a partir da publicação do plágio de Avellaneda; e, ainda, a da obra, em sua salvaguarda como arte. Pretendese, nesse percurso, trazer à discussão, além das questões sobre o ser e sua travessia entre o nascimento e a morte apresentadas por Heidegger em Ser e Tempo, a velha polêmica trazida pelo mesmo autor em A origem da obra de Arte. Entre autor, personagem e obra; quem morre, quem fica?Item 50 años del golpe en Brasil: preguntas y debates en torno a la producción historiográfica(2015) Rupar, Brenda; Rigueiro, JuliaAl cumplirse este año el cincuentenario del inicio del Golpe de Estado en Brasil, asistimos a un incremento de las publicaciones sobre la temática. En las mismas, encontramos un predominio de las visiones que se centran en estudiar el consenso, las “zonas grises” y la participación civil en términos ampliados. Como estudiantes e investigadoras argentinas nos surgieron varios in- terrogantes acerca de las consecuencias políticas de dichas investigaciones. En este trabajo nos proponemos abordar críticamente las perspectivas historiográficas que se expresan en dichos escritos. Entendemos que la producción académica no puede estar escindida de la disputa polí- tica de conseguir juzgar a los responsables de la dictadura cívico militar que tuvo lugar entre 1964 y 1985.Item 90 anos do C.E. Bartolomeu Mitre: valorização e proteção do patrimônio cultural escolar através da criação do Museu do Colégio(Proex/Unila, 2017) Louvain, Pedro; Mariana, MariaMáquinas de datilografar, mimeógrafos e uniformes de fanfarra. Esses são apenas alguns exemplos de bens culturais escolares, uma tipologia de patrimônio histórico ainda pouco explorada. Nessa categoria, inclui-se toda uma variedade de resquícios materiais que constituem testemunho da trajetória histórica da instituição escolar. Sua proteção, conservação e valorização são relevantes por diversas razões. A escola necessita promover e respeitar sua própria história, sob pena de sofrer um dano moral coletivo caso não o faça. Além disso, se não o fizer, dificilmente seu corpo discente o fará. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de valorizar o patrimônio histórico escolar, através da aplicação de uma série de técnicas museológicas de expografia, acompanhadas de oficinas de educação patrimonial e aulas externas. Pretende-se compartilhar o acúmulo da experiência obtida com a musealização de bens culturais em duas escolas da rede pública estadual de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. Esse ano o projeto conta com uma equipe mista, composta por estudantes da Unila e da Uniamérica, fomentando a parceria de ambas as instituições em prol de um objetivo extensionista comumItem Abane o rabo!(Proex/Unila, 2018-11-30) Takashima, Íris Tiemy Groff; Graf, Helena FernandaOs cães abanam o rabo quando estão felizes, por isso do nome do projeto. O objetivo do projeto é encorajar as pessoas a adotar cães mestiços (sem raça definida ou, coloquialmente, vira-latas) em Foz do Iguaçu e região. Hoje, muitos animais moram em abrigos, ONGs, na casa de protetores, lares provisórios ou mesmo na rua. Esses recorrem à ajuda das pessoas para poder custear alimentos e tratamentos, porém, o dinheiro arrecadado não é suficiente. Há pagamentos pendentes em hospitais e clínicas veterinárias, as quais não atendem os cães enquanto as dívidas não forem quitadas. Há centenas de animais nos abrigos, canis e lares provisórios e os números só aumentam. Há mais animais chegando do que sendo adotados, as dívidas aumentam e cada vez há mais carência de comida e atendimento médico. Se os animais fossem adotados com mais frequência, a quantidade de cães diminuiria e os mesmos teriam o acolhimento de um tutor (ou dono, como é chamado). Menos animais nas ruas significa menos sofrimento e menos doenças, tanto para animais quanto para os humanos.Item Abolicionismo a La Revista Ilustrada: os negros, a Lei dos sexagenários e o ano de 1885(2015-11) Silva, Ariana Mara da; Silva, Rosangela de JesusO presente artigo pretende uma análise das imagens dos negros na Revista Ilustrada durante o ano de 1885. O ano 1885 no centro das discussões aqui propostas é justificado na aprovação da Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva, segundo 1 intento de uma suposta abolição da escravatura, em 28 de setembro de 1885 ditando que toda pessoa acima de 60 anos, a partir dessa data, estava liberta do julgo da escravização. Logo, a análise busca perceber qual era a imagem que se tinha do negro em um periódico que defendia o projeto abolicionista, já que a imprensa ilustrada esteve fortemente presente no Brasil do século XIX e a Revista Ilustrada teve grande repercussão. A relevância dessa análise encontra-se no fato de a Revista Ilustrada ter dado grande importância ao tema, já que é um documento histórico quando o assunto é a abolição da escravatura, principalmente, por causa da tendência abolicionista declarada pelo dono da revista, Angelo Agostini. Agradecemos à Fundação Araucária pela bolsa de iniciação científica concedida.Item Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Leite, Mônica Regina Vieira; Gatti, Sandra Regina Teodoro; Cortela, Beatriz Salemme CorrêaA História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor mediador será decisiva nos resultados das atividadesItem Abordagem do HPV no ensino médio por meio de uma oficina temática: uma experiência a partir do PIBID/UEM(2014-10) Ferreira, Jaqueline Campos Lopes; Guizelini, Andressa De Angelis; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria JúliaEste trabalho apresenta o relato de experiência de uma Oficina Temática relacionada ao Papilomavírus humano ( HPV), junto a estudantes do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida por licenciandas do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá. Os dados foram obtidos junto a vinte e quatro alunos de uma escola pública da cidade de Maringá, região noroeste do estado do Paraná. Na organização do ensino foram empregadas atividades diversificadas, incluindo textos, trechos de filmes e documentários, imagens, dinâmicas grupais e confecção de cartazes (como meio de divulgação da campanha de vacinação promovida pelo Governo Federal, aos demais estudantes do colégio). A análise dos cartazes evidenciou uma apropriação de conhecimentos relacionados aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento do HPV e relevância da vacinaçãoItem Abordagem dos aspectos contrastivos espanholportuguês em livros didáticos de espanhol para brasileiros(UNILA, 2016-08) Mayrink, Mônica FerreiraEntre as temáticas abordadas na seção Conhecimentos de Espanhol, das Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006), está a reflexão sobre a proximidade/distância entre o castelhano e o português. O texto discute os problemas que pode gerar uma visão simplista dos pontos que unem/separam os dois idiomas e a necessidade de se desenvolverem estratégias de ensino que conduzam o estudante a uma aprendizagem reflexiva da língua focada em uma perspectiva contrastiva voltada a diferentes níveis de análise: fonéticofonológico, morfológico, sintático, pragmático e discursivo. A importância de tal abordagem aponta para a necessidade de inserir a discussão nos cursos de formação docente. Nessa direção, esta comunicação discute o trabalho desenvolvido na disciplina Tópicos Contrastivos entre o espanhol e o português brasileiro, oferecida a alunos do curso de Letras da Universidade de São Paulo, em que foi proposto que avaliassem como diferentes livros didáticos abordam os aspectos contrastivos entre os dois idiomas. Os alunos deviam observar se os materiais escolhidos para análise tratavam o assunto numa perspectiva informativa/descritiva ou se valorizavam a reflexão sobre a proximidade/distância entre as duas línguas. Nesta exposição, analisaremos os trabalhos apresentados pelos alunos ao final do curso, em que avaliaram os livros Formación en Español: lengua y cultura, Enlaces, Gente Nueva Edición, Nuevo expansión e Síntesis. Os textos produzidos mostram que a proposta contribuiu para que desenvolvessem uma reflexão crítica (DEWEY, 1933, 1938; FREIRE, 1979; MAYRINK, 2007; LIBERALI, 2010) tanto sobre a língua em si como sobre seu ensino numa perspectiva contrastivaItem A ação coletiva pela permanência e efetivação da Educação no Campo, na Escola Estadual do Campo Pio X: ensino fundamental - São Jorge D'Oeste, PR(2014-10) Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Bonetti, Sandra Paula; Vanelli, Silvana Formaio; Vismara, Lilian de SouzaNeste artigo, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela permanência da Escola Estadual do Campo Pio X – Ensino Fundamental, situada na comunidade São Pio X, na cidade de base agrária São Jorge d ́Oeste, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos – Paraná. Objetiva-se refletir sobre o movimento de resistência da referida comunidade escolar, junto aos bolsistas PIBID da Licenciatura em Educação do Campo, da UTFPR – Dois Vizinhos. Este trabalho se justifica pela necessidade de efetivar a oferta de Educação do Campo, no interior do sudoeste paranaense. Tem-se como hipótese, que as dificuldades enfrentadas pela permanência das escolas do interior dão-se em nome da retenção de gastos. Administradores públicos desconsideram a resistência daqueles que ainda sonham com vida digna e escola de qualidade para seus filhos, no lugar onde vivemItem Ação complementar em prol da internacionalização das IES: o ensino de Português como língua estrangeira em contexto universitário(2019-09-04) Oliveira, Dener Martins deA crescente expansão da língua portuguesa no mundo está atrelada à relevância econômica e geopolítica desempenhada pelo Brasil no decorrer das últimas décadas. Dessa forma, o Brasil conquistou não só espaço comercial e cultural, como também atraiu o interesse de universidades estrangeiras, o que potencializou acordos e convênios entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras, e permitiu que pudessem organizar suas estratégias internas em prol da internacionalização, o que passa por ofertar cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas). Entretanto, há lacunas no tocante à oferta desses cursos, além da produção de Materiais Didáticos (MD).Item A ação do Programa Patronato Municipal de Francisco Beltrão e o atendimento aos seus assistidos(Proex/Unila, 2017) Zancanella, Yolanda; Goffi, Andressa dos Santos; Zanella, BrunaEste artigo aborda a atuação do programa Patronato Municipal de Francisco Beltrão, órgão de execução penal ligado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, que realiza o atendimento e fiscalização dos assistidos por meio de equipe multidisciplinar composta por profissionais recém-formados e graduandos. O objetivo principal do programa tem enfoque no processo de ressocialização dos assistidos, de forma que uma das funções do Patronato é assistir o egresso na vida pós-liberdade, auxiliando- o a superar as dificuldades de natureza econômica, familiar e/ou de trabalho. Para que as ações sejam realizadas de forma efetiva, destaca-se a importância da extensão universitária, uma vez que quando se refere à Universidade, pode-se citar o tripé ensino, pesquisa e extensão. Esta última tem como característica proporcionar a troca de experiências entre sociedade e conhecimento a fim de exercer seu papel transformador. Nesta perspectiva, são descritas as ações desenvolvidas pelo Patronato para além de sua função fiscalizadora, mas como ferramenta que visa promover espaços que favoreçam o desenvolvimento social e o resgate de condutas produtivas e responsáveis para o bem comum. Por fim, este artigo, também faz apontamentos dos resultados obtidos através da prática multidisciplinar no programa, permitindo compreender e analisar a importância da interface sociedade e extensão para um contexto social que busca a transformaçãoItem Ação e inclusão(Proex/Unila, 2017) Nascimento, Gisele Fraga do; Schwarz, Josi Cristina; Machado, Joice; Haencke, WillianIntrodução: O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos físicos, digitais e pedagógicos, necessários para os educandos, minimizando suas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor, envolvendo a comunidade interna e externa. Definição do problema: cada indivíduo possui uma dificuldade funcional específica e diferente para realizar as atividades do cotidiano, mas muitos deles não tem os recursos adequados às suas necessidades, então ele utiliza os recursos existentes que nem sempre contempla as suas carências, a condição ideal seria possuir um ambiente apropriado às suas características. Objetivo: promover a cultura das diferenças na educação para a convivência na diversidade; adaptar materiais didáticos e pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas inclusos nos cursos regulares ou nos cursos de capacitação promovidos pelo IFRS. Transcrever, escanear, construir material em relevo, descrever imagens, auxiliar os servidores na construção do material para as aulas, bem como divulgar para a comunidade interna e externa algumas atitudes pertinentes; Pesquisar assuntos relacionados a acessibilidade: tecnologias assistivas, softwares educativos, habitação universal, entre outros. Também auxiliar as escolas públicas e especiais do bairro. Justificativa e Motivação: Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. Metodologia: Primeiro levantamos as necessidades dos alunos que precisam de materiais adaptados, após iniciamos a pesquisa para encontrar recursos apropriados para cada necessidade, confeccionamos ou compramos o material, realizamos um teste com o aluno para observarmos se atendemos a sua necessidade e confirmando a eficácia do recurso o material é entregue para o alunoItem Ação em Saúde animal no controle da tuberculose e brucelose bovina: caso do assentamento conquista da luta(Proex/Unila, 2017) Schuch, Luiz Filipe Damé; Veeck, Natiele Isaura de Almeida; Lima, Jackeline VieiraO projeto aqui apresentado caracteriza-se por proporcionar assistência técnica aos assentados da reforma agrária da região sul do Brasil, em especial na produção de leite com base agroecológica. Este trabalho teve como objetivo realizar ações concretas para resolver problemas de ordem sanitária e legal. O assentamento Conquista da Luta – Itacurubi/RS conta com 190 famílias e sistemas de produção variados. Nesse local, foi realizado todo processo de diagnóstico de tuberculose e brucelose inicialmente nos animais de 22 famílias que aceitaram participar do projeto e posteriormente de todos os animais do assentamento. Como o assentamento era caracterizado como unidade epidemiológica única, restringindo a movimentação de animais de todas as famílias. A ação de extensão buscou a partir da problemática gerada, encaminhar um método que resolvesse a situação da comunidade através ações conjuntas com a comunidade local. Este trabalho proporcionou que a universidade exercesse seu papel extensionista de divulgar e disseminar conhecimento ao meio rural, dos assentamentos da reforma agrária, com impacto imediato na transformação da realidadeItem Ação integradora da Universidade em Educação e Saúde(Proex/Unila, 2017) Figueiredo, Márcia Cançado; Silva, Kátia Valença Correia Da; Silva, Jessica VazPara proporcionar ações de extensão efetivas na busca pela saúde geral e bucal de uma população, o acesso à saúde deve ser singularizado, conforme a necessidade da comunidade escolhida para se trabalhar e, isto deve ser planejado a partir de levantamentos e estudos que evidenciem o perfil desta comunidade e que sirvam de parâmetro para o planejamento de futuras atividades que sejam ali realizadas. Objetivos: Descrever a condição de saúde geral e bucal e correlacioná- la com o perfil socioeconômico de famílias que vivem na Vila Augusta Meneguine, Viamão, RS. Metodologia: Este programa foi desenvolvido baseado nas diretrizes da ação de extensão AÇÃO INTEGRADORA DA UNIVERSIDADE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE, a partir de parceria da UFRGS com a SMS de Viamão, RS visando desenvolver vivências a partir de ações que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biologia, profissionais das UBS do município e a comunidade adstrita. Foram colhidos dados de 985 moradores durante visitas domiciliares e mutirões de saúde realizados aos sábados. Resultados: 42% das pessoas viviam com até 1 SM(bolsa família), 48,6% moravam com 3 a 5 pessoas por casa e 71,3% no sedentarismo. O perfil da população era carente de saúde geral e bucal; baixa remuneração e escolaridade, altos índices de doenças bucais e perdas dentárias e uma alta prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Considerações finais: Desde 2011, desenvolveram-se várias atividades de extensão educativas, preventivas e curativas em saúde pontuais junto a esta comunidade. O cenário criado proporcionou a interação dos saberes acadêmico, profissional e popular, com a intenção de formar profissionais comprometidos com a realidade social a partir da aproximação entre as práticas, troca de conhecimentos e experiências, vivenciando assim a interdisciplinaridade e indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa