CIES - Anais e Artigos do evento
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Item Ação complementar em prol da internacionalização das IES: o ensino de Português como língua estrangeira em contexto universitário(2019-09-04) Oliveira, Dener Martins deA crescente expansão da língua portuguesa no mundo está atrelada à relevância econômica e geopolítica desempenhada pelo Brasil no decorrer das últimas décadas. Dessa forma, o Brasil conquistou não só espaço comercial e cultural, como também atraiu o interesse de universidades estrangeiras, o que potencializou acordos e convênios entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras, e permitiu que pudessem organizar suas estratégias internas em prol da internacionalização, o que passa por ofertar cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas). Entretanto, há lacunas no tocante à oferta desses cursos, além da produção de Materiais Didáticos (MD).Item Ações com vistas à internacionalização: um estudo de caso(2019-09-04) Lima, Thereza Cristina de Souza; Ribeiro, Josiane; Lara, SidneyNesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal aproximação realiza-se de diversas formas, entre as quais destaca-se a internacionalização das instituições de nível superior. As universidades, como fontes de pesquisa, criadoras e divulgadoras de conhecimento, reconheceram a relevância de projetos de internacionalização e aderiram ao programa de internacionalização, em consonância com a portaria no 8, de 2 de janeiro de 2018, assinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que aprovou o Regulamento Geral para Projetos Internacionais. Este trabalho tem por objetivo descrever ações relacionadas ao processo de internacionalização, tomadas por uma instituição de ensino superior particular do Paraná, com oferta nas modalidades presencial e a distância, mais especificamente no que tange à mobilidade acadêmica de discentes, docentes e técnicos administrativos. Trata-se de um estudo de caso, pois se abordam ações de uma única instituição, com propósito exploratório e descritivo, uma vez que se almeja relatar e discutir ações referentes à internacionalização. Embora o processo que envolve a internacionalização de uma instituição superior seja abrangente, englobando outros aspectos, optou-se pela mobilidade acadêmica por se tratar ainda de ações incipientes, mas ressalta-se que várias outras ações também estão sendo implementadas para que a internacionalização realmente se efetive na instituição em questão. Como primeiro resultado, sancionou-se a Resolução 339/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição em questão (CEPE), que oficializou a criação do Grupo de Trabalho de Internacionalização, com o objetivo principal de possibilitar a seus docentes, discentes e técnicos administrativos oportunidades e condições de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais. Entre as diversas ações tomadas, pode-se citar como exemplo o programa de intercâmbio entre a universidade em pauta e a Universidade de Salamanca, ofertado aos alunos do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias dessa instituição. De acordo com esse programa, o mestrando deve apresentar um projeto à universidade receptora, o qual, após aceito, possibilita a realização de pesquisa conjunta, com durabilidade de até 90 dias. Para que tal intercâmbio se efetive, oferta-se ao mestrando uma bolsa de estudos no valor de €1800 (mil e oitocentos euros), além de traslado, passagem área internacional (ida e volta) e seguro viagem. Tal programa é realizado, por meio de edital público específico e processo seletivo, duas vezes ao ano. É de valia observar que, referente à mobilidade supracitada, dois mestrandos brasileiros, em 2018, já passaram pela experiência, a qual avaliaram como extremamente gratificante e de grande valor pessoal e profissional. Ainda dentro do processo de mobilidade com ajuda de curso.Item Anais do Congresso de Internacionalização da Educação Superior: cadernos de resumos(2019-09) UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana; UNL, Universidad Nacional del Litoral; UNA, Universidad Nacional de Asunción; UDeLaR, Universidad de la RepúblicaO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL.Item Análise do indicador de desempenho da internacionalização em um ranking universitário: Estudo de uma universidade brasileira(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Carvalho, Jéssica Silva deA importância dos rankings de universidades, em âmbito nacional e internacional, para a legitimidade das mesmas no campo institucional tem questionado os pesquisadores e dirigentes das instituições para um olhar mais atento neste quesito. Assim, compreender o fenômeno da legitimidade e sua íntima dependência dos processos de interpretação e construção de significado, presentes na nova vertente da teoria institucional, é importante para este estudo.Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Artigos e Resumos publicados em revistas internacionais(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Silva, Thiago Oliveira; Schiavi, Sandra Mara de Alencar; Verdu, Fabiane CortezKnight (2003) definiu internacionalização no ensino superior como um processo no qual se integra a dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, funções e oferta no ensino. Deste modo, entende-se que a internacionalização precisa estar presente em todo o campus, na universidade como todo. Corroborando com o conceito de internacionalização abrangente de Hudzik (2011), no qual apresenta que a internacionalização abrangente afeta um amplo espectro de pessoas, políticas e programas, levando mudanças mais profundas na universidade.Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Formação no exterior(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Silva, Thiago OliveiraA internacionalização do ensino superior pode ser interpretada e compreendida de diferentes formas, tais como: franquia da instituição de ensino em outros países; a mobilidade internacional dos discentes, docentes e colaboradores; interação entre docentes e discentes locais e estrangeiros (redes internacionais); projetos com parcerias internacionais e internacionalização do currículo mediante eventos internacionais (Knight, 2010). Entretanto, Robson (2017) apresenta a internacionalização em casa, no qual não é necessário a real locomoção para o exterior, isto é, realiza-se perante disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais; artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros.Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Verdu, Fabiane Cortez; Schiavi, Sandra Mara de Alenca; Silva, Thiago OliveiraRobson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se como internacionalização em casa o conjunto de atividades que não necessitam da mobilidade internacional em si, tais como: disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais; artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros (Robson, 2017). E ao se discutir este tema, inquietou-se como os docentes da pós-graduação estariam preparados para a alavancagem da internacionalização “em casa” de uma universidade. Para tanto, assume-se neste estudo que o primeiro passo para essa alavancagem seria o conhecimento das línguas estrangeiras por parte dos docentes.Item Análisis crítico de la Política Argentina sobre Internacionalización de la Educación Superior entre 2003 y 2015. Una mirada focalizada en la Universidad Pública(2019-09-04) Saavedra, Olga MónicaEl presente trabajo se propone comunicar algunos de los resultados de la investigación contenida en la tesis doctoral de la autora en torno a los rasgos asumidos por la política pública argentina entre los años 2003 y 2015. La selección del contenido realizada para el presente artículo refiere al análisis aplicado a los programas Fortalecimiento de Redes Interuniversitarias y Misiones Universitarias al Exterior y al impacto de sus resultados sobre el subsistema de universidades públicas en términos de densidad de relaciones tendidas domésticamente.Item Apoios institucionais aos estudantes internacionais da UNILA(2019-09-04) Scheidt, Letícia; Silva-Ferreira, Alisson Vinícius; Fonseca, Ana Paula AraujoA Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), criada em 2010, tem como missão institucional “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latinoamericana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercosul”. Tem, portanto, uma vocação internacional e um projeto integracionista e bilíngue (Universidade Federal da Integração LatinoAmericana - UNILA, 2019a). Em 2019, a Unila contava com 5.231 estudantes de graduação, em 29 cursos. Dos estudantes de graduação 1316 eram internacionais, o que corresponde a 25,15%,estes são originários de 19 países da América Latina e Caribe, além de países da Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Além do processo seletivo internacional realizado anualmente com o objetivo de dividir igualmente as vagas da universidade entre brasileiros e estudantes dos demais países da América Latina, em 2018 a Unila lançou duas novas modalidades de ingresso: uma voltada para estudantes refugiados e portadores de visto humanitário de qualquer nacionalidade e a outra para estudantes indígenas aldeados do Brasil e de outros nove países da América do Sul. Diante do desafio de consolidar uma universidade voltada para a integração e a internacionalização, a Unila desenvolve ações em diferentes setores, no sentido de oferecer apoios aos estudantes. Neste levantamento, temos como objetivo descrever as áreas que fomentam apoios direcionados aos estudantes internacionais, contribuindo para a sua permanência e conclusão do curso. Essas ações são divididas nos seguintes eixos: a) documental, b) linguístico, c) apoio material e d) apoio imaterial. a) documental : a Seção de Apoio ao Estrangeiro, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais, realiza orientação para regulação migratória no Brasil e faz parceria com órgãos da justiça brasileira para emissão dos documentos do estudante internacional da Unila, bem como atua na mediação de soluções junto aos órgãos competentes, visando o acolhimento e a permanência do(a) discente regular e em mobilidade internacional; b) linguístico: como parte do ciclo comum de estudos, todos os discentes internacionais cursam, obrigatoriamente, disciplinas de Língua Portuguesa.Item Aportes del proceso de acreditación ARCU-SUR a la internacionalización de la carrera de Ingeniería Química de la Universidad de la República, Uruguay(2019-09-04) Vázquez, Milton; Saraiva, VerónicaLa internacionalización se define como el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución (1). Para la Universidad de la República las actividades que fundamentalmente conllevan a la internacionalización son: la participación en redes y otras formas de cooperación e intercambio, el reconocimiento de estudios y desarrollo curricular, la acreditación de los programas de educación superior y la movilidad académica(2). La carrera de Ingeniería Química participó exitosamente en 3 procesos de acreditación (2005/2006, 2009/2010 y 2017/2018) realizados en el ámbito del Mercosur Educativo. El objetivo del presente trabajo fue analizar cómo el proceso de acreditación ha contribuido en diferentes aspectos a la internacionalización de la carrera de Ing. Química. Se identificaron dentro de los criterios de calidad establecidos por ARCU-SUR, cuáles estaban vinculados al concepto en estudio.Item Avaliação das ações de política e planejamento de linguagem quanto ao processo de internacionalização universitária: um estudo de caso(2019-09-04) Amato, Laura; Carvalhal, Tatiana; Carvalho, Simone; Fontes, LauraEste trabalho inscreve-se no campo de estudos da Política e Planejamento de Linguagem (PPL), particularmente, no de políticas de linguagem na ciência e na educação superior (science and high education – SHE) e tem como objetivos identificar ações de política e planejamento linguístico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e avaliar a sua contribuição ao processo de internacionalização universitária. A internacionalização da UNILA tem como foco a integração regional e a valorização da diversidade cultural e linguística da instituição, fortalecendo o bilinguismo (espanhol e português) e promovendo o desenvolvimento sustentável da região por meio da cooperação fronteiriça. Reconhece a importância de um planejamento de uma comunidade universitária plurilíngue, atendendo a vocação internacional da universidade. Nesse sentido, tem-se colocado em pauta as possibilidades de implementação de políticas de linguagem que possam contemplar a educação bilíngue na instituição, valorizando, igualmente, o contexto de diversidade linguístico-cultural promovido pelo uso de várias línguas, tais como guarani, quéchua, aimará, creole haitiano, francês, alemão, inglês, entre outras. Mais especificamente, neste trabalho, refletiremos sobre as ações de política e planejamento de linguagem da instituição construídas em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Linguagem e Interculturalidade (NIELI). Considerando que um modelo de PPL possível para a maioria dos países latino- americanos deveria idealmente integrar tanto as línguas nacionais como as línguas estrangeiras para servir às necessidades acadêmicas em um modelo conceitual único, Hamel, López e Carvalhal (2016) revisitam um modelo proposto inicialmente por Hamel (2013) e propõem um novo modelo integrado de PPL em ciência e educação superior que incorpora todos os componentes relevantes no conceito sociológico e comunicacional de “campo” (Bourdieu, 1975, 1984; Gumperz, 1982). Esse modelo integrado funciona como modelo heurístico de referência para organizar os elementos de política e planejamento de linguagem que emergem tanto no contexto latino-americano quanto em outros. O modelo contém três subcampos: Produção (isto é, planejamento e implementação de pesquisa), Circulação (recepção oral e escrita, elaboração e distribuição de descobertas) e Formação (ensino e treinamento em todos os níveis). Com base nesse modelo, de forma geral, a produção de ciência e da educação superior nas universidades latino- americanas, se daria em português ou espanhol; a formação, permanente, na graduação e na pós-graduação, incorporaria, além do espanhol ou do português, o inglês; e, o subcampo da circulação se daria em espanhol, português, inglês e outras línguas.Item Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração (CELIRII): autonomia e dodiscência(2019-09-04) Calvacanti, Ícaro; Santos, Pedro Ebert; Winck, Ana PaulaO Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração é uma iniciativa independente que tem por fim o ensino gratuito de línguas estrangeiras. O objetivo deste trabalho é apresentar o CELIRII como projeto pedagógico antihegemônico de caráter autônomo, baseada em uma lógica democrática e emancipatória da educação e uma formulação horizontal dos conteúdos programáticos. Sua particularidade consiste no fato de ser composto e gerido por estudantes – em sua maioria, do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino Americana – como uma célula independente.Item Componentes curriculares e a formação pedagógica em curso de Geografia, grau licenciatura: o caso da UNILA no Brasil e de universidades na Argentina.(2019-09-04) Rocha, Marcelo Augusto; Da Silva, Nathan Heringer C. ; Menegol, Adriana; Veiga, Léia AparecidaAo tratar da discussão sobre currículo e componentes curriculares, é importante ter em mente que os mesmos são produzidos em um determinado tempo e espaço, refletindo assim desejos e ideias de grupos que compõem a sociedade para o qual o currículo escolar ou do ensino superior foi pensado, portanto não é neutro. Apple (1994, p. 59), reforça o caráter de não neutralidade do currículo ao afirmar que o mesmo é seletivo, é “[...] resultado da seleção de alguém, da visão de algum grupo acerca do que seja conhecimento legítimo. É produto de tensões, conflitos e concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um povo”.Item Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior(2019-09-04) Durso, Fábio Cabral; Amato, Laura Janaína DiasA mobilidade internacional de estudantes é um dos aspectos relevantes que caracteriza as sociedades modernas, principalmente com fenômeno da globalização. Os estudos de mobilidade territorial não se limitam apenas em conhecer e analisar os movimentos no interior do país, como também resulta numa busca importante sobre o conhecimento deste tipo de mobilidade que transcende as fronteiras. Neste sentido, podemos perceber que uma certa mudança vem ocorrendo com a chegada de estudantes internacionais nas universidades brasileiras. Este aumento se deve sobretudo por um processo denominado de Internacionalização da Educação Superior. Jane Knight (2005), uma das principais especialistas no assunto, mostra que a definição do conceito geral da internacionalização da educação superior é estabelecida como um processo de integração do contexto internacional de investigação, de ensino e nas atribuições e serviços prestados pelas instituições de ensino superior. No entanto, este conceito envolve muitos outros fatores sociais, como por exemplo a interculturalidade e as políticas de integração para o fortalecimento da mobilidade estudantil e demais temas que serão discutidos ao longo do trabalho. O questionamento central que move este estudo é procurar entender e discutir quais são os principais eixos e o porquê deste movimento/fluxo de estudantes colombianos para algumas universidades brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior. Resultados preliminares desta pesquisa mostram que tais eixos podem variar desde o contexto da educação superior tanto do país de saída, no caso a Colômbia, até o país de chegada, no caso o Brasil. E paralelamente eixos relacionados a migração laboral e acadêmica que indicam, a priori, fatores relacionados a questões econômicas.Item Contextos educacionais envolvidos na mobilidade acadêmica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do Programa Ciências sem Fronteiras (2010 – 2015)(2019-09-04) Lustosa, Geyza; Maia, Rita; Modenesi, ThiagoO incentivo na educação através de programas de mobilidade acadêmica, possibilitou a inserção de estudantes em um cenário internacional, ampliando assim, as dimensões das Instituições de Ensino Superior, para atender a novas expectativas, fomentando a internacionalização. De fato, a educação cada vez mais está se adaptando às novas condições do mundo, e como consequência, tem que estar inserida na mudança no processo industrial ligada aos avanços científicos, nas novas tecnologias da comunicação e informação, nas mudanças na forma de fazer política e mudanças nos paradigmas do conhecimento (2). Nas Instituições de Ensino Superior, suas funções de ensino, pesquisa e extensão estão tentando cada vez mais de diversificar e ampliar seus horizontes, considerando seus aspectos locais e indo para um contexto global (3). E a internacionalização na educação superior é uma questão fundamental para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma vez que possibilitará o avanço científico, o conhecimento, a qualidade na educação e o desenvolvimento do potencial humano, mediante a formação de redes de pesquisa, mobilidade acadêmica dos alunos, professores e pesquisadores de forma tradicional, mas também utilizando os recursos tecnológicos (4).Item Contribuições do Projeto Peruanidad: Ritmos e Danças das Regiões do Peru como Elemento Motivador nas Aulas de Espanhol(2019-09-04) Miliano, Luziene Santos; Pequeno, Lucidalva Santos; Souza, Valdirene PontesO Peru é um país multicultural e multilinguístico, tendo como idiomas oficiais o espanhol, quéchua e Aimara. A diversidade cultural do povo peruano mostra a dimensão de valores e costumes que transcendem a história e fortalecem a sua identidade. O curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR nos proporcionou uma rica experiencia vivida a partir do desenvolvimento do projeto PERUANIDAD, financiado pelo Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR. O projeto teve como objetivo desenvolver através dos ritmos e danças peruana as competências linguísticas, literárias, discursivas, pragmáticas e socioculturais necessárias para uma melhor interação entre a comunidade acadêmica, mobilizando os acadêmicos do VI e VII modulo do curso de Letras Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Iniciamos os trabalhos formando grupos de debates com acadêmicos, em que promovemos discussões sobre a temática, realizamos também pesquisas bibliográficas, oficinas e encontros que proporcionaram um conhecimento mais aprofundado das diversidades existentes na cultura peruana, como culminância tivemos a realização de um evento organizado com a colaboração de professores e coordenadores do curso de Letras Espanhol do IFRR, o evento contou com representações das danças típicas de cada região do Peru: Costa, Selva e Serra, reproduzidas pelos acadêmicos, assim como palestras com relatos de experiencias realizadas por peruanos moradores da cidade de Boa Vista, exposições de artesanatos e gastronomia peruana como: chicha morada, arroz chaufa e papa a la huancaina, expandindo dessa forma o conhecimento sobre o contexto histórico e cultural do Peru e destacando a importância de trabalhar as diversidades culturais hispânicas em sala de aula como elementos motivadores no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Partindo desse pressuposto, o projeto Peruanidad apresentou as manifestações culturais que serviram como subsídios incentivadores ao conhecimento da cultural peruana, e a presença da música na cultura humana não é uma novidade, isso porque é um acontecimento que perpassa gerações.Item Cooperação Internacional no Âmbito da Educação Profissional: O programa de capacitação docente do Centro Paula Souza e do Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial(2019-09-04) Farrero, Marta Iglesis; Souza, Camila Maria Bueno; Sanches, Beatriz Galhardo OlivaO presente estudo refere-se à análise crítica de um dos programas resultantes da parceria entre duas instituições dedicadas à promoção da educação profissional e tecnológica (EPT): o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do governo do estado de São Paulo, Brasil e o Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial (SENATI), com sede em Lima, no Peru. O acordo entre as instituições congêneres data de 2011 e viabiliza a troca de conhecimentos técnicos e científicos por meio da participação dos alunos do SENATI nas Feiras Tecnológicas do CPS e na capacitação dos instrutores da instituição peruana, ministrada por docentes brasileiros. O trabalho a ser apresentado é um estudo de caso referente a esta última prática, no que tange a análise da cooperação sul-sul entre duas instituições dedicadas à EPT à luz do conceito de cooperação horizontal1 e pretende refletir os desafios e as oportunidades encontrados no âmbito da interação cultural e linguística.Item Cooperación internacional en los procesos de Acreditación Regional(2019-09-04) Cravino, Ana; Roldán, Juan EduardoEl proceso de globalización ha provocado una serie de transformaciones en el sistema de Educación Superior que motivaron en las últimas dos décadas numerosos estudios. La consideración de la educación como mercancía, la conversión de la universidad en empresa -en un contexto de políticas neoliberales-, la construcción de una cultura de la calidad en un ámbito de competencia institucional, va a dar como resultado no sólo la transnacionalización de la educación por parte de los países centrales, sino también, la aparición de mecanismos reactivos como la formación de redes y “consorcios” de Universidades locales, así como el trabajo conjunto de países emergentes. Es necesario señalar que no debe confundirse la “internacionalización” con la “transnacionalización”, ya que el primero de estos procesos propone la cooperación de instituciones o países en el marco del diálogo intercultural y el respeto por las idiosincrasias e identidades locales, fomentando la construcción de redes mientras que el segundo de estos fenómenos comprende la paulatina transformación del sistema universitario en un servicio sometido a las reglas del mercado donde predominan los intereses de las grandes empresas educativas transnacionales.Item Cultura Indígena: Una Nueva Mirada para la Enseñanza de la Lengua Española(2019-09-04) Miliano, Luziene Santos; Laurido, Eliana DiasEl objetivo de este estudio fue averiguar si la enseñanza de la lengua española, con el uso de cuentos y leyendas tradicionales indigenistas contribuyen en la práctica de la cultura de la región de Amajarí/Roraima. La selección del espacio para la realización de este estudio fue el Municipio de Amajarí, específicamente en la comunidad de Araçá, donde predomina las etnias: Macuxi, Wapixana y Taurepang, el referido municipio cuenta con el total de 9.327 habitantes (IBGE, 2017)¹. El estado de Roraima tiene gran presencia de etnias indígenas, así como muchos ríos, montes e instituciones gubernamental, en que sus nombres están relacionados con las lenguas indígenas (SPOTTI, 2011)². Araça es una comunidad tranquila, donde las personas son muy social y cordiales. El material utilizado en proceso de aprendizaje de una segunda lengua debe ser legítimo. Según Leffa (2008)³ estos materiales deben todavía representar el contexto de situación real de uso de la lengua estudiada, incluyendo las conversaciones los ruidos y los textos escritos, no debe se restringir solamente a periódicos, anuncios y carta, más todo que el hablante este expuesto en su rutina. La utilización de los cuentos y leyendas tradicionales indigenistas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua española fue un factor positivo, luego percibimos que hubo aprendizaje tanto de la lengua española, como de los cuentos y leyendas tradicionales indigenistas de Amajari, pues la mayoría de los estudiantes comprendían las historias contadas en la lengua española y pronunciaban con facilidad las palabras en español. Siendo que los propios estudiantes, ya estaban practicando su cultura, al describieren a sus amigos aún en el espacio de la escuela, las historias contadas en clase de aula. La investigación se caracteriza por ser cualitativa, con el uso de la investigación bibliográfica y la investigación de campo. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de doce clases de lengua española, donde utilizamos como instrumento de enseñanza y aprendizaje las historias indigenistas que son conocidos por los ancianos de la región. Aplicamos entrevistas semiestructurada y aún pesquisa participante, en la cual los jóvenes tuvieron un importante papel en su desarrollo, pues además de conocer los cuentos, leyendas y la lengua española, ellos tuvieron que practicar la tradición de su comunidad, el acto de “narrar”. Analizados los materiales colectados, se pudo verificar que existe un mejor aprendizaje de los contenidos por los alumnos cuando utilizamos las leyendas. Fue notorio que, lo aprendido, por los estudiantes, se lleva al cotidiano, de esta manera si el profesor ministrara sus clases con base en la realidad local, llevando en cuenta las costumbres de la comunidad, se mantendrían activos aspectos culturales importantes. Los resultados apuntan que, más allá de los cuentos y leyendas tradicionales indigenistas contribuyeren en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española.Item Currículos Latino-Americanos – A Educação Secundária em perspectiva comparada(2019-09-04) Balestra, Juliana Pirola; Perpetua, Sara GeittensO trabalho apresenta os resultados de uma extensa pesquisa documental, realizada a partir de históricos escolares relativos à educação secundária de vinte e um países da América Latina e Caribe – Argentina, Belize, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. A pesquisa teve como objetivo relacionar os principais componentes curriculares e áreas de conhecimento contemplados na educação secundária dos diferentes países analisados e refletir sobre os processos formativos a que jovens latino-americanas/os e caribenhas/os estão submetidos na atualidade.