HIS - Dissertação
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Item A construção da usina de Itaipu e suas representações no Jornal O Globo: análise da cobertura jornalística das obras do canal de desvio do rio Paraná nos anos de 1975 a 1978.(2024) Sobrinho, Silvio Roberto DuranteEsta pesquisa analisa como foram elaboradas as representações da construção do canal de desvio do Rio Paraná, da Usina Hidrelétrica de Itaipu, nas páginas do Jornal O Globo nos anos de 1975 a 1978. Partindo da Nova História Cultural como referenciais teóricos e historiográficos na análise dessas representações, principalmente a partir da obra de Roger Chartier (A História Cultural. Entre práticas e representações, 2002), serão examinadas as relações entre Brasil e Paraguai e suas tratativas para construção da usina, que envolveu a resolução de questões de fronteiras entre ambos e considerando a dinâmica territorial da Bacia do Rio Paraná que possui rios internacionais e de alto potencial energético, devido às suas características geológicas naturais. O jornal O Globo é a principal fonte documental primária, por se tratar de um periódico com laços de proximidade com o governo militar de então. Sobre o trabalho com a imprensa enquanto fonte de pesquisa histórica, é importante destacarmos os trabalhos de Tania Regina de Luca (História da Imprensa no Brasil, 2008) e José D’Assunção Barros (Sobre o uso dos jornais como fontes históricas – uma síntese metodológica, 2021). O jornal O Globo deu amplo espaço em suas páginas para este empreendimento, construindo uma narrativa hegemônica com traços heroicos, para justificar o acerto da decisão de construir Itaipu. Também usaremos como fontes os relatórios oficiais das atividades de Itaipu, permitindo o confronto de fontes para uma análise crítica das representações desta etapa construtiva, dentro de um contexto de inserção regional na modernidade ocidental a partir do desenvolvimento econômico e a busca por novas matrizes energéticas em um momento de crise do petróleo a nível internacional, além da bibliografia produzida referente ao tema. Desse modo, nosso objetivo também é contribuir às pesquisas que utilizam a imprensa como fonte de pesquisa histórica, utilizando métodos de análise que elucidem como se dá a legitimação de ações políticas apresentadas ao público pelas representações destas nas páginas dos jornais.Item A criança como ser pensante: trajetórias da obra de Emilia Ferreiro no contexto educacional brasileiro (1980-2001)(2024) Fuentes, Natalia Mariela; Orientador: Paulo Renato da SilvaA presente pesquisa analisa a recepção e representações sobre a obra de Emilia Ferreiro (1937-2023) no contexto educacional brasileiro entre 1980 e 2001. Ferreiro, psicolinguista argentina, conhecida pela teoria da Psicogênese da Língua Escrita, abordou as desvantagens enfrentadas por crianças de classes sociais mais baixas na América Latina e questionou as práticas educacionais tradicionais que rotulavam essas crianças como tendo dificuldades de aprendizagem por não acompanharem o ritmo escolar convencional. As adaptações realizadas por diferentes mediadores(as) culturais no Brasil foram fundamentais para a consolidação da teoria de Ferreiro no país. Essas adaptações revelam as particularidades e complexidades do contexto educacional brasileiro e apontam para uma profícua produção pedagógica no âmbito da América Latina. A partir de referenciais da História Cultural – como o conceito de representação de Roger Chartier –, da História Intelectual e da metodologia da História Oral, o estudo investiga como a teoria de Ferreiro foi recebida, adaptada e reinterpretada, explorando diferentes documentos do período e, a partir de entrevistas, a memória de educadores e educadoras sobre aqueles anos. O estudo destaca a complexidade das interações entre a teoria de Ferreiro e as práticas educacionais tradicionais no Brasil, apontando tanto as convergências quanto as resistências e limitações, muitas vezes relacionadas à falta de planejamento estruturado e intervenções pedagógicas adequadas. A pesquisa conclui que a teoria de Ferreiro foi transformada de maneira única no Brasil, confirmando que a ressignificação cultural desempenhou um papel importante na sua recepção, demonstrando a complexidade e a riqueza das interações culturais para o campo educacional.Item A importância da unidade nacional e binacional na luta armada para libertação da Guiné-Bissau (1959 - 1974).(2023) Gomes, Basualdo Ireneu dos ReisPartindo do pressuposto que a via armada foi necessária para conquista da independência da Guiné-Bissau e Cabo-verde, o presente trabalho procura contextualizar o processo de luta de libertação na Guiné dita Portuguesa, de 1959 a 1974, traçando um breve histórico de todo o percurso dos nacionalistas que em forma de guerrilha se empenharam para a descolonização do território da Guiné. Este estudo pretende refletir sobre o papel dos nacionalistas Bissauguineenses e cabo-verdianos na vertente política, diplomática e militar durante onze anos de luta armada protagonizada por Amílcar Lopes Cabral e os seus camaradas. Importantes acontecimentos marcaram as etapas de desenrolar dessa luta, assentes na unidade nacional (Comunhão entre distintos grupos étnicos Bissau-guineenses) e unidade binacional (união entre Guiné e Cabo Verde), tendo como o processo inicial de mobilização dos jovens, velhos e camponeses, e os cabo-verdianos residentes na Guiné para aderência ao movimento de libertação nacional. Abordamos a criação da Força Armada Revolucionária do Povo (FARP) que revolucionou a forma de organização militar do Partido Africano para Independência de Guiné e Cabo-verde (PAIGC). Esse partido, mais tarde, veio a proclamar unilateralmente a independência, derrotando assim os inimigos colonialistas portugueses em diferentes vertentes da luta armada. No tocante à metodologia, a pesquisa será realizada com cunho bibliográfico e documental com abordagem de caráter qualitativo e realização de entrevistas de campo.Item Artivismo: debates, experiências urbanas e a trajetória de negro M.I.A.(2025-07-14) Queiroga, Rodrigo Alves deEste trabalho investiga o artivismo urbano, com ênfase em manifestações artísticas em espaços públicos e suas repercussões sociais. Ao analisar o cenário atual do artivismo urbano, observa-se que a cidade de São Paulo tem sido palco de intervenções relevantes para o campo em discussão. Para tanto, propõe-se um estudo de caso que se aproxima da trajetória do artivista Negro M.I.A. (Massive Illegal Arts), com o objetivo de investigar intervenções que promovem debates públicos e desafiam as estruturas sociais e políticas vigentes. A partir de abordagens da História do Tempo Presente e da História Oral, a pesquisa explora as conexões entre o conceito de artivismo e outras práticas artísticas, performáticas, políticas e ativistas, promovendo a atualização dos estudos que relacionam arte, política e espaço público. Por meio da análise de intervenções urbanas, reflexões conceituais, entrevistas e revisão bibliográfica, esta dissertação busca compreender o artivismo como uma prática de resistência e transformação social. Resumen Este trabajo investiga el artivismo urbano, con énfasis en las manifestaciones artísticas en espacios públicos y sus repercusiones sociales. Al analizar el escenario actual del artivismo urbano, se observa que la ciudad de São Paulo viene siendo escenario de intervenciones relevantes en el campo en discusión. Para ello, se propone un estudio de caso que aborda la trayectoria del artivista negro M.I.A. (Massive Illegal Arts), con el objetivo de investigar intervenciones que promuevan debates públicos y desafíen las estructuras sociales y políticas actuales. Utilizando enfoques de la Historia del Tiempo Presente y la Historia Oral, la investigación explora las conexiones entre el concepto de artivismo y otras prácticas artísticas, performativas, políticas y activistas, promoviendo la actualización de estudios que relacionan arte, política y espacio público. A través del análisis de intervenciones urbanas, reflexiones conceptuales, entrevistas y revisión bibliográfica, esta tesis busca comprender el artivismo como una práctica de resistencia y transformación social.Item As construções identitárias e as concepções de tempo na obra literária “El tercer mundo después del sol: antología de ciencia ficción latinoamericana” (2021)(2025-07-15) Siqueira, Yarú MillsEsta dissertação aspira ampliar os diálogos entre História e Literatura através da análise da obra “El tercer mundo después del sol: Antología de ciencia ficción latinoamericana” (2021), organizada por Rodrigo Bastidas Pérez. A obra reúne 14 contos de autories contemporânies, visando compreender como uma obra, mesmo sendo fictícia, pode oferecer pistas sobre a sociedade que a cria, bem como sobre suas epistemes, identidades, temporalidades e projeções futuras. Os contos provêm de diversas nacionalidades: México, Cuba, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile. A coletânea, situada na segunda década do século XXI, pode fornecer indícios sobre o que es escritories latino-americanes pensam sobre seu tempo. Visamos compreender a temporalidade na qual a obra foi escrita, em meio a pandemia mundial de Covid-19, também marcada pela era digital, a aceleração planetária promovida pela técnica e o modelo capitalista que agrava as mudanças climáticas, além das cicatrizes da colonização e as memórias traumáticas do século XX. Faço isso pela perspectiva da História do Tempo Presente. Esta antologia inclui, ao final de cada conto, um relato crítico des autories sobre a proposta de escrever ficção científica no contexto latino-americano, onde se ousa sonhar com os futuros de nossos povos e como nossa complexidade étnico-cultural sobrevive ao futuro, presente e passado. A análise se centrará no prólogo, nos relatos críticos posteriores aos contos, na análise geral dos mesmos, e em profundidade, em 3 contos: “La conquista mágica de América” de Jorge Baradit (Chile), “La sincronía del tacto” de Gabriela Damián Miravete (México) e “Les Pi’Yemnautas” de T. P. Mira-Echeverría (Argentina). Tratando-se do contexto latino-americano, junto às especificidades contidas na obra, se utilizam pensadories contemporânies, a fim de refletir como a mesma pode ser lida como um manifesto contracolonial ao reivindicar uma proposta epistemológica outra através do imaginário. Resumen Esta disertación tiene como objetivo ampliar los diálogos entre Historia y Literatura a través del análisis de la obra “El tercer mundo después del sol: Antología de ciencia ficción Latinoamericana” (2021), organizada por Rodrigo Bastidas Pérez. La obra reúne 14 cuentos de autories contemporánies, con el objetivo de comprender cómo una obra, aunque sea ficticia, puede ofrecer pistas sobre la sociedad que la crea, así como sobre sus epistemes, identidades, temporalidades y proyecciones futuras. Les autories de los cuentos abarcan distintas nacionalidades: México, Cuba, Venezuela, Colombia, Ecuador, Perú, Bolivia, Argentina, Brasil, Uruguay y Chile. La colección, situada en la segunda década del siglo XXI, puede dar señales sobre lo que los escritories latinoamericanes piensan sobre su época. Pretendemos comprender la temporalidad en la que se escribió la obra, en medio de la pandemia global de Covid-19, marcada también por la era digital, la aceleración planetaria promovida por la tecnología y el modelo capitalista que agrava el cambio climático, además de la Las cicatrices de la colonización y los recuerdos traumáticos del siglo XX. Lo hago desde la perspectiva de la Historia del Tiempo Presente. Esta antología incluye, al final de cada cuento, un informe crítico del autor sobre la propuesta de escribir ciencia ficción en el contexto latinoamericano, donde nos atrevemos a soñar con el futuro de nuestros pueblos y sobrevive nuestra complejidad étnico-cultural en el presente, futuro y pasado. El análisis se centrará en el prólogo, en los informes críticos posteriores a los cuentos, en el análisis general de los cuentos y en profundidad en 3 cuentos: “La Conquista Mágica de América” de Jorge Baradit (Chile), “La sincronía del tacto ” de Gabriela Damián Miravete (México) y “Les Pi'Yemnautas” de T. P. Mira-Echeverría (Argentina). En el contexto latinoamericano, junto con las especificidades contenidas en la obra, se recurre a pensadories contemporáneos para reflexionar sobre cómo la obra puede leerse como un manifiesto contracolonial al reivindicar otra propuesta epistemológica a través del imaginario.Item Ayabás: História, Memória e Trajetória de Mulheres Negras em Teresina/PI – 1980 - 2000(2022) Sousa, Juliana Alves de; OrientaçãoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as trajetórias e experiências políticas, sociais e culturais de mulheres negras, no período compreendido entre os anos de 1980 a 2000, na cidade de Teresina-PI. Supomos que suas trajetórias estão marcadas por uma dinâmica que remete à sua condição diaspórica expressa nos diferentes sentimentos de resistência, luta e pertencimento alicerçados na ancestralidade e na sabedoria africana que são reinterpretados e reinventados cotidianamente no ambiente de diáspora. Ademais, são mulheres que possuem uma práxis que visa não só transformar a vida de outras mulheres negras, mas a própria sociedade, uma vez que quando elas se movimentam toda a estruturas da sociedade se movimentam com elas (DAVIS, 2017). No tocante a metodologia de trabalho, utilizo como orientação teórico- metodológico a História Oral para registrar o depoimento de três mulheres negras que tiveram suas vidas perpassadas pelo racismo e as violências que este proporciona; vivenciaram movimentos políticos e identitários e, por conseguinte, deram início ao movimento de mulheres negras em Teresina entre 1980 a 2000, dentro dos grupos mistos, por meio da realização de entrevistas. Portanto, dentro dessa metodologia optei por fazer entrevistas semiestruturadas divididas em duas etapas: a história de vida e a história temática, sendo que ambas não se dissociam uma da outra. Assim, pudemos compreender através dessa metodologia, como elas construíram suas identidades enquanto mulheres negras perpassando pelas questões de raça, classe, gênero, religião, entre outros a partir da cidade de Teresina com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Para dialogar com a metodologia da História Oral, nos valemos de fontes secundárias, como fotografias, e estatutos.Item Ayurveda no Brasil: os Primeiros Registros na Imprensa (1987-1999)(2022) Dornelles, Mônica Nasser; OrientaçãoA presente pesquisa analisa os primeiros registros da Ayurveda na imprensa brasileira, entre 1987 a 1999, tendo como referência o estado do Rio de Janeiro e duas fontes primárias principais: Jornal do Brasil e revista Manchete. A dissertação examina as rotas de inserção deste sistema de práticas no Brasil, adotando perspectivas de análise da história transnacional e global que elucidam como se deu a chegada do Ayurveda à América do Norte e à América Latina e, posteriormente, em nosso país. Figuras centrais nesse processo de chegada da Ayurveda na América Latina foram os indianos Maharishi Mahesh Yogi, personagem recorrente nos periódicos pesquisados, e seu discípulo divulgador deste conhecimento, o médico ayurvédico Deepak Chopra. Destacamos o registro de uma visão, em um primeiro momento, denominada “holística” e mais adiante integrativa, o que décadas mais tarde, viria a contribuir com as chamadas Práticas Naturais Integrativas aprovadas no SUS. Importante para esse processo de reconhecimento da prática no Brasil foi o convênio firmado entre o estado de Goiás e o Ministério da Saúde com o objetivo de implantar um hospital de Ayurveda na região, em 1985. As diferentes etapas desta pesquisa permitiram compreender a Ayurveda que chegou ao Brasil como uma ciência moderna e global com forte influência da Era New Age e o movimento Contracultura.Item Cabo Norte: Militarização e Insubordinação em uma Fronteira em Disputa (1809-1840)(2022) Beltrao, Maria Izeth Braga; OrientaçãoDesde o período colonial a região fronteiriça do Cabo Norte (que corresponde aproximadamente ao atual Estado do Amapá), com a Guiana Francesa (Departamento Ultramarino da França na América) esteve envolta em constantes disputas territoriais entre Brasil e França, ao mesmo tempo em que se tornou espaço de constantes fugas e interações sociais entre sujeitos que por ela transitavam, de modo que para garantir a sua posse, as autoridades portuguesas, posteriormente as brasileiras, recorreram à militarização. No século XIX, especialmente após a eclosão da Cabanagem na província do Grão-Pará os recrutamentos aumentaram, e nessa área de fronteira mais ainda, em virtude da instalação de um posto militar francês no território em litígio, e também por causa do grande fluxo de fugitivos, envolvidos direta e indiretamente nesse movimento, que passaram a buscar abrigo junto aos franceses. Assim, este trabalho busca analisar medidas de controle e segurança adotadas para conter as ameaças de soberania, envolvendo tensões entre portugueses / brasileiros e franceses, bem como para gerir práticas sociais locais, visando o controle sobre sujeitos que se estabeleceram na região do Cabo Norte.Item Companhia Mate Larangeira: da exploração do trabalho nos ervais a reconfiguração do território guarani(2025-07-02) Silva, Paula Fernanda Sanda daA utilização do trabalho indígena emergiu como uma prática recorrente nos ervais brasileiros ao final do século XIX e início do século XX, manifestando-se de forma particularmente intensa nos territórios do Mato Grosso do Sul e na região oeste do Paraná, onde a Companhia Mate Larangeira detinha concessões governamentais para a exploração do produto. A exploração do trabalho indígena promovida pela Companhia, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no oeste do Paraná, visava, primordialmente, a produção de ervamate cancheada, destinada à exportação para a Argentina. Como elemento metodológico utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada em fontes documentais, incluindo relatos orais prestados por membros da comunidade Guarani a pesquisadores. Destes relatos orais foram identificados detalhes significativos acerca das condições laborais nos ervais, bem como das estratégias de resistência adotadas pelos trabalhadores indígenas. Tais relatos revelam que, mesmo sob um sistema de exploração rigoroso, os trabalhadores buscavam preservar suas tradições e práticas culturais, mantendo, por meio dos rituais e costumes tradicionais, viva a sua identidade cultural. Os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, as quais serviam para saldar dívidas contraídas junto aos proprietários dos ervais — prática comumente referida na historiografia como “escravidão por dívidas.” Esse sistema de exploração, somado ao processo de colonização que se intensificou na região após o declínio da Companhia Mate Larangeira, gerou impactos profundos e duradouros sobre as comunidades indígenas ao longo do século XX. Os desdobramentos desse processo são perceptíveis ainda na contemporaneidade, refletindo-se na vulnerabilidade socioeconômica e na luta contínua pela demarcação de terras das populações indígenas no Mato Grosso do Sul e no oeste do Paraná no período recente. Resumen La utilización de mano de obra indígena surgió como una práctica recurrente en las herbolarias brasileñas a finales del siglo XIX y principios del XX, manifestándose de forma particularmente intensa en los territorios de Mato Grosso do Sul y en la región occidental de Paraná, donde la Companhia Mate Larangeira tenía concesiones gubernamentales para la explotación del producto. La explotación de la mano de obra indígena promovida por la Compañía, tanto en Mato Grosso do Sul como en el oeste de Paraná, tuvo como destino principal la producción de yerba mate cancheada, destinada a la exportación a Argentina. Como elemento metodológico, utilizamos un enfoque cualitativo, basado en fuentes documentales, incluyendo relatos orales rendidos por miembros de la comunidad guaraní a los investigadores. A partir de estos relatos orales se identificaron detalles significativos sobre las condiciones de trabajo en las plantaciones de yerba mate, así como las estrategias de resistencia adoptadas por los trabajadores indígenas. Estos informes revelan que, incluso bajo un riguroso sistema de explotación, los trabajadores buscaron preservar sus tradiciones y prácticas culturales, manteniendo viva su identidad cultural a través de rituales y costumbres tradicionales. Los trabajadores eran sometidos a jornadas laborales agotadoras, que servían para saldar deudas contraídas con los dueños de las plantaciones de yerba mate, una práctica comúnmente denominada en la historiografía como “esclavitud por deudas”. Este sistema de explotación, combinado con el proceso de colonización que se intensificó en la región tras la decadencia de la Compañía Mate Larangeira, generó impactos profundos y duraderos en las comunidades indígenas a lo largo del siglo XX. Las consecuencias de este proceso todavía son perceptibles en la contemporaneidad, reflejándose en la vulnerabilidad socioeconómica y en la lucha vigente por la demarcación de tierras de las poblaciones indígenas en Mato Grosso do Sul y oeste de Paraná en el período reciente.Item As Company Towns e Vilas Periféricas no Amapá: Histórias e Memórias de uma Outra Amazônia (1960-2010)(2023) Saito, Alanna Aquemi SantiagoEsta dissertação é um estudo sobre as company towns e as vilas periféricas das cidades de Santana e Serra do Navio, situadas no estado do Amapá, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 1960 e 2010. Antecipa-se a essas reflexões um capítulo que trata sobre a Amazônia, a ICOMI e o Amapá, destacando as cidades de Santana e Serra do Navio. Sobre estas, se problematizam suas histórias, memórias e a herança da ICOMI, nos detendo, particularmente, às vilas periféricas. A história, notadamente a história urbana, os estudos sobre o campo da memória e da história oral norteiam os principais argumentos desta dissertação de mestrado, também de viés interdisciplinar. Aponta-se para uma história urbana de tipo mais social que revele a multiplicidades de atores negligenciados por leituras tradicionais da história. Dialoga-se, fundamentalmente, com especialistas como: Carlos Walter Porto Gonçalves, José Augusto Drummond, Mariângela Pereira, Yara Vicentini, Carla Lima, Bertha Becker e Elke Nunes. Espera-se que este trabalho contribua para outra leitura da história e da memória da Amazônia Brasileira, especificamente, a das company towns e das vilas periféricas no estado do Amapá.Item Conceito de “Revisionismo” na Crítica Historiográfica do “Movimento Crítico ao Revisionismo Contemporâneo”: Uso, Limites e Possibilidades(2022) Butzen, Gabriel AntonioA presente pesquisa busca investigar a crítica historiográfica do autointitulado “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo” sintetizado nos dois livros organizados por Melo (2014) e por Sena Júnior; Melo e Calil (2017). Nesse sentido, a pesquisa busca analisar quais são os usos do conceito de “revisionismo” para avaliar determinadas historiografias consideradas “apologéticas” e “abusivas”. Para isso, analisaremos a história do conceito de “revisionismo” a partir de discussões dentro do próprio marxismo e dos debates internos da historiografia sobre a Revolução Russa; da Guerra da Tríplice Aliança; bandeirantismo; da historiografia paraguaia e argentina , casos nos quais o conceito de “revisionismo” se aproxima da ideia de “inovação”. Por outro lado, avaliaremos o conceito de “revisionismo” como “apologia” e “abuso” mobilizados pelo “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo”. Nessa linha, também diferenciaremos o conceito de “revisionismo” de “negacionismo” a partir dos debates sobre o Holocausto e do uso atual do conceito. Por fim, observaremos como o conceito de “revisionismo” dialoga com a escrita da história, com a prática cotidiana do historiador e com o atual regime de produção e divulgação de pesquisas históricas na atualidade. Para isso, como metodologia foram utilizadas as considerações sobre a história dos conceitos alemã e do contextualismo, avaliando os conceitos históricos utilizados pelos historiadores analisados. As principais considerações recaem sobre a possibilidade do uso de outros conceitos em determinados contextos nos quais “revisionismo” tem sido mobilizado. Em particular, a possibilidade de uso do conceito de “abuso da história”, conforme definido por De Baets. Ressalta-se ainda a importância de mais pesquisas empíricas para reavaliar os limites e possibilidades da crítica historiográfica baseada no conceito de “revisionismo histórico”.Item Conflito Agrário e Resistência Camponesa nas Páginas do Informativo Pastoral 'Voz do Norte' (1983-1986)(2023) Silva, Luciano Alves Gabarrão ; Geraldo, EndricaEsta dissertação analisa a resistência camponesa e os conflitos agrários na região do "Bico do Papagaio" na década de 1980, tendo como base o Informativo Pastoral "Voz do Norte", produzido pela diocese de Tocantinópolis. A pesquisa apresenta os desafios enfrentados pela luta camponesa e sua organização social em um período de expansão das fronteiras patrocinadas pelo governo militar. O informativo foi um importante instrumento de comunicação utilizado pela diocese para divulgar ações da igreja e das pastorais, comunicados e formações para as lideranças locais, além de denunciar as violências praticadas contra camponeses, indígenas e ribeirinhos na região. A pesquisa destaca a violência explícita presente no "conflito agrário", com assassinatos, ameaças, prisões e arbitrariedades das autoridades em aliança com os interesses do capital privado. Nesse contexto, a resistência camponesa em aliança com a ala progressista da Igreja Católica, em especial, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), teve papel fundamental na formação de agentes, lideranças e na divulgação das violências ocorridas. A pesquisa foi realizada a partir da perspectiva da análise de conteúdo e do aporte teórico fornecido pela decolonialidade, buscando compreender o conflito agrário a partir das lideranças, agentes da CPT e dos camponeses da região. A dissertação destaca a importância histórica da CPT na região e suas lideranças na construção das identidades dos diversos movimentos. O informativo teve sua publicação encerrada com o assassinato do Padre Josimo Tavares, interlocutor e protagonista da resistência camponesa no "Bico do Papagaio".Item Da Colônia à Independência: Reflexões sobre a História Indígena no Paraguai(2023) Leal, Osni Cesar L.; OrientaçãoEsta dissertação aborda os aspectos históricos do processo de independência do Paraguai, com destaque para a presença indígena em um contexto de formação dos Estados latino-americanos. Particularmente buscamos investigar como os indígenas foram pensados e tratados no processo de construção do Estado paraguaio na ditadura de José Gaspar Rodríguez de Francia durante o processo de construção do Estado paraguaio. A presença indígena nas regiões da província do Rio da Prata, se dava a séculos. Mesmo que os indigenas não tenham participado de grandes eventos no processo de independência do Paraguai, o nativo, em especial o Guarani era presente, e contribuíram com os conquistadores europeus, colonos e criolos, do período colonial ao independente para desenvolvimento do nascente Estado, principalmente na defesa da região, com seus conhecimentos, suas mulheres e sobretudo sua mão de obra. Sobre os movimentos que antecederam e que ajudaram nos processos da independência do Paraguai pode-se afirmar que os indígenas missioneiros e os próximos de regiões urbanas tiveram participação importante, pois quando Belgrano parte para subjugar o Paraguai a mando de Buenos Aires, os indígenas missioneiros se envolveram nos conflitos tanto do lado hoje argentino como paraguaio, desse contato confronto o Paraguai saia vitorioso do conflito, evento este que fortalece o Paraguai com a vitória que defende seu território e almeja ser independente. Destacamos que apesar do Paraguai ter sido um dos primeiros países a declarar a independência, não foi imediatamente reconhecido como uma Província Republicana pelo Vice-reino do Rio da Prata, demandando estratégias de resistências por parte da elite crioula regional. Nessa linha de abordagem desenvolvemos os objetivos específicos da pesquisa, dentre eles compreender como os indígenas agiram durante o governo de José Gaspar Rodríguez de Francia – (1811-1840); verificar como os indígenas foram representados nos documentos oficiais no Paraguai do século XIX, no período francista; e, reconhecer nos processos históricos de Independência e da criação do Estado paraguaio, o contexto em que os indígenas são representados. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que se utiliza da análise qualitativa de publicações para compor os resultados da investigação, bem como pesquisa no Arquivo Nacional de Assunção (ANA), no Paraguai.Item Diáspora Sikh en Argentina: Contexto Transnacional y Causas de la Inmigración Sikh en el Noroeste Argentino (NOA) entre 1890 - 1930(2022) Martínez, Matías Maximiliano; Oliveira, Mirian Santos Ribeiro deIn Argentina, immigration has played a crucial role in its social, political and cultural formation. n the period between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, known as the period of "mass immigration", the country received the largest contingent of immigrants in its history. According to the 1914 National Census, people of foreign origin came to represent 29.9% of the country's total population and were composed, for the most part, of migrants from Italy and Spain. However, during that period, smaller groups of different origins also arrived in Argentina, among them, immigration of Indian origin related to the British Empire. This dissertation aims to deepen the context and causes that led to the arrival of these immigrants to Argentina between 1890 - 1930. Through the analysis of the primary sources of this research, we have been able to confirm that these people came from Punjab, a northern region of the Indian subcontinent, that they identified themselves as Sikhs and that they settled in Northwest Argentina (NOA). Thus, this dissertation is divided into four parts. In the first, we will contextualize and explain what the NOA is and what are the reasons that drive the development of this research. In the second part, we will seek to define what diasporas are, from a historical point of view, and what is the Sikh diaspora and its difference with the Indian and Punjabi diaspora. Subsequently, we will present the sources available for this research and systematize the information they offer about Sikh immigration in the NOA. Finally, we will contextualize this immigration process in order to show how it is inserted in a global and/or transnational framework. The third part proposes to delve into the dynamics of Indian immigration and other Asian origins in South America, in general, and in Argentina, specifically, between 1890 - 1930 with the aim of understanding the relevant historical processes of the Asian presence in this region. Its purpose is to understand how the Sikh immigration in Argentina is inserted in this context. Finally, in the fourth part we will present the life trajectory of Dhan Singh, a Sikh considered pioneer in the conformation of the Sikh community of Rosario de la Frontera, Salta. In it, we will deal with his migratory process, his adaptation in the NOA and the processes surrounding the formation of this community: chain migration and the creation of the temple.Item Disputas pelas memórias: reflexões a partir do filme O Caseiro (2016), de Jonathas de Andrade(2025-05-13) Almeida, Luísa Estanislau Soares deEste trabalho reflete sobre as disputas pelas memórias no Brasil, tendo como objeto o filme O Caseiro (2016, 7’04”), do artista visual Jonathas de Andrade, vinculado à virada decolonial na arte contemporânea brasileira. A obra reencena o documentário O Mestre de Apipucos (1959, 7’40”), de Joaquim Pedro de Andrade, que retrata um dia na vida de Gilberto Freyre, colocando um fictício Caseiro nos mesmos espaços da casa de Apipucos, em Recife. A reprodução das cenas, em duas telas simultâneas, coloca lado a lado o passado e o presente, levantando questões sobre raça/branquitude, classe, gênero/masculinidade e trabalho. A pesquisa busca compreender como se configuram as disputas pelas memórias em O Caseiro, investigando as relações de poder vinculadas a essas temáticas e observando os contextos históricos e artísticos da obra, através da realização de uma análise fílmica. O estudo pretende contribuir para o entendimento da produção de obras audiovisuais contemporâneas que reelaboram a história brasileira, com destaque para aquelas criadas por artistas que têm o Nordeste como lugar de enunciação. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o trabalho deseja ampliar o debate sobre arte contemporânea, memória e decolonialidade, evidenciando o papel das artes visuais nas disputas pelas narrativas históricas no Brasil. Resumen Este trabajo reflexiona sobre las disputas por las memorias en Brasil, teniendo como objeto la película O Caseiro (2016, 7'04"), del artista visual Jonathas de Andrade, vinculado al giro decolonial del arte brasileño contemporáneo. El corto recrea el documental O Mestre de Apipucos (1959, 7'40"), de Joaquim Pedro de Andrade, que retrata un día en la vida de Gilberto Freyre, situando a un trabajador casero ficticio en los mismos espacios de la casa de Apipucos, ubicada en Recife. La reproducción de las escenas, en dos pantallas simultáneas, sitúa el pasado y el presente uno al lado del otro, planteando cuestiones sobre raza/blancura, clase, género/masculinidad y trabajo. La investigación pretende compreender cómo se configuran las disputas sobre las memorias en O Caseiro, investigando las relaciones de poder vinculadas a estos temas y observando los contextos históricos y artísticos de la obra, a través de un análisis de la película. El estudio pretende aportar para la comprensión de la producción de obras audiovisuales contemporáneas que reelaboran la historia brasileña, en particular las creadas por artistas cuyo lugar de enunciación es el Nordeste. A partir de un abordaje interdisciplinario, el trabajo desea ampliar el debate sobre el arte contemporáneo, memoria y decolonialidad, destacando el papel de las artes visuales en las disputas sobre las narrativas históricas en Brasil.Item Entre Espelhos e Miragens: o Jornal Paládio e o Projeto de Modernidade na Cidade de Itacoatiara – AM (1908 – 1911)(2023) Carneiro, Gabriel CruzA presente dissertação procura acompanhar a periodicidade do jornal Paládio (1908 1911), que circulou na cidade de Itacoatiara, interior do estado do Amazonas, no período conhecido como a Belle Époque da borracha, na esteira de debates como os de Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro (2017) e Maria Luiza Ugarte Pinheiro (2015), que destacam a circulação de jornais no Amazonas em localidades para além da capital, Manaus. Volta se também aos sertões interioranos que, gradativamente, viam se alcançados pela expansão capitalista. O cenário do jornalismo, tanto no Amazonas qua nto no Brasil, na virada do século XIX para o XX, é de uma expansão na produção de jornais inédita até então. O país experimentou um processo de urbanização e crescimento econômico, e o Amazonas, em específico, passou por esse processo de boom econômico e urbanístico, fruto da exploração da borracha e do aumento populacional causado por ondas imigratórias. A proposta se dá, portanto, a partir da relação com os debates historiográficos acerca de cultura letrada e modernidade, problematizando as narrativas e os projetos do periódico, quando este se coloca como um arauto do progresso e guia de valores, além de ser umItem Fronteira vermelha: uma história do movimento comunista entre Brasil e Paraguai (1917-73)(2025-05-26) Oberleitner, GabrielEste trabalho visa elucidar e analisar a natureza da relação entre o Partido Comunista Paraguaio (PCP) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante o período entre a écada de 1920 e o final dos anos 1960, analisando quais contribuições tiveram os militantes de ambos os partidos para a organização, luta e formação ideológica do outro, dentro de um contexto de agudos conflitos políticos e militares, como a Guerra do Chaco (1932-5), a Guerra Civil Paraguaia (1947) e os esforços de guerrilha contra o regime de Alfredo Stroessner (1954-89). O estudo será baseado em fontes literárias, como livros e artigos, biografias e depoimentos de militantes (como Formación Histórica de la Nación Paraguaya, de Oscar Creydt, e Formação do PCB, de Atrojildo Pereira), matérias de jornais ligados aos partidos comunistas (como A Classe Operária, periódico do PCB entre 1925 e 1953), e documentação policial (fichas criminais, depoimentos, relatórios), extraída principalmente do Centro de Documentación y Archivo (CDyA), no Museu da Justiça em Asunción. Será examinada a participação de brasileiros, principalmente brasileiros comunistas, no âmbito da política comunista paraguaia, dentro deste recorte temporal, bem como as perspectivas e posições ideológicas sobre o território nacional brasileiro para a revolução comunista no Paraguai, e vice-versa, visando contribuir para a ainda escassa e recente literatura sobre o movimento comunista na dimensão paraguaia, de maneira informada pelas teorias de autores como Luca (2007) e Prado (2005).Item Fundo Documental Ladeísse Silveira: da Constituição de Arquivos Particulares à Transformação em Acervos Públicos em Redenção (CE)(2022) Lima da Silva, Ester AraújoA presente dissertação objetiva analisar o processo de constituição, transformação e desafios diante do tratamento, organização e preservação do Fundo Documental Ladeísse Silveira, salvaguardado no âmbito do Núcleo de Documental Cultural - Ladeísse Silveira (NUDOC) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, estado do Ceará. Ladeísse Silveira nasceu em 1941 na zona rural de Redenção, na localidade de Serrinha Bela, distrito de Guassí. Entre os anos de 1960 e 1965, mudou-se para a área urbana do município onde consolidou sua carreira enquanto professora, pesquisadora e servidora pública municipal, dedicando grande parte de sua vida a investigar a história local de Redenção, reunindo assim diferentes arquétipos documentais que reforçam o pioneirismo da abolição da escravatura ocorrido em 01 de janeiro de 1883. Com seu falecimento em 2015, iniciou-se a construção de uma rede institucional com o intuito de negociar a doação de seus arquivos pessoais para a Unilab, possibilitando sua transformação em um arquivo público de pesquisa documental, pleito este ocorrido em meados de 2016. Sua coleção possui uma tipologia documental que vai desde a composição de documentos públicos a documentos particulares. Frente a esse cenário, analisamos as etapas do pleito de doação e montagem do arquivo, dando sentido à constituição de um fundo documental público no âmbito universitário.Item “Hemos Buscado en la Ceniza”: Memórias e Identidades nos Informes Nunca Más Argentino e Uruguaio na Década de 1980(2022) Lima, Guilherme da Conceição de; OrientaçãoA presente dissertação de mestrado faz um estudo acerca da memória e identidades elaboradas e construídas nos Nunca Más argentino e uruguaio. Os Informes Nunca Más foram documentos criados com base em testemunhos e relatos que denunciavam todo o mecanismo e aparato repressivo construído pelas ditaduras. Neles estão contidas memórias acerca de como se deu o processo da repressão e Terrorismo de Estado. Alvos da perseguição de suas ditaduras, argentinos e uruguaios foram vítimas de uma cooperação repressiva em ambas as margens do Rio Da Prata. Em vista disto, o trabalho aborda como esta presença do nacional do país vizinho nos Nunca Más acaba tecendo e dissolvendo identidades, bem como mobiliza outros mecanismos simbólicos geradores de empatia contidos nos Informes. Surgem assim aspectos para além da repressão, como as relações familiares, sociais e históricas. Referendado pela memória e suas nuances, tendo como auxiliar conceitos teórico-metodológicos de uma história transnacional e conectada, a pesquisa tem como discussão central as estratégias para gerar empatia e construir identidades, através da percepção de que argentinos e uruguaios eram semelhantes, tendo compartilhados destinos e histórias em comum. Desta maneira, os Nunca Más se utilizam de estratégias para humanizar e reestabelecer as identidades das vítimas do Terrorismo Estatal.Item “Hemos Buscado en la Ceniza”: Memórias e Identidades nos Informes Nunca Más Argentino e Uruguaio na Década de 1980(2022) Lima, Guilherme da Conceição de; OrientaçãoA presente dissertação de mestrado faz um estudo acerca da memória e identidades elaboradas e construídas nos Nunca Más argentino e uruguaio. Os Informes Nunca Más foram documentos criados com base em testemunhos e relatos que denunciavam todo o mecanismo e aparato repressivo construído pelas ditaduras. Neles estão contidas memórias acerca de como se deu o processo da repressão e Terrorismo de Estado. Alvos da perseguição de suas ditaduras, argentinos e uruguaios foram vítimas de uma cooperação repressiva em ambas as margens do Rio Da Prata. Em vista disto, o trabalho aborda como esta presença do nacional do país vizinho nos Nunca Más acaba tecendo e dissolvendo identidades, bem como mobiliza outros mecanismos simbólicos geradores de empatia contidos nos Informes. Surgem assim aspectos para além da repressão, como as relações familiares, sociais e históricas. Referendado pela memória e suas nuances, tendo como auxiliar conceitos teórico-metodológicos de uma história transnacional e conectada, a pesquisa tem como discussão central as estratégias para gerar empatia e construir identidades, através da percepção de que argentinos e uruguaios eram semelhantes, tendo compartilhados destinos e histórias em comum. Desta maneira, os Nunca Más se utilizam de estratégias para humanizar e reestabelecer as identidades das vítimas do Terrorismo Estatal.
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