TCC - História - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Navegar
Navegando TCC - História - Licenciatura por Assunto "Aprendizagem Histórica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses(2019-12-10) Ribeiro, Miguel Miranda; Souza, Eder C. deExistem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento de raciocínios pautados numa epistemologia própria do conhecimento histórico (LEE, 2006). Já na segunda o aprendizado da história é entendido como processo no qual os sujeitos dão novos significados subjetivos às experiências temporais, a partir de interpretações que geram novas orientações (RÜSEN, 2007). O presente artigo é resultado de um subprojeto, vinculado a um projeto de pesquisa que problematiza a forma como essas duas concepções de aprendizagem histórica são apropriadas e articuladas em pesquisas no Brasil e em Portugal. Essas pesquisas, que se identificam pelo termo Educação Histórica, constituem um conjunto significativo de trabalhos científicos, que inicialmente centralizaram suas preocupações sobre a aprendizagem conceitual de crianças e jovens. Entretanto, a questão da orientação histórica passou a ganhar força nos últimos anos, e o projeto ocupa-se de analisar vários aspectos desses estudos a partir das concepções de aprendizagem adotadas. Como um subprojeto, o presente trabalho selecionou uma base documental específica, assim como um espaço e um recorte temporal próprios para análise. A investigação concentrou-se na produção da Educação Histórica em Portugal, no período 2001-2010, no qual investigamos os usos e apropriações do conceito de Consciência Histórica por investigadores desse país. Em síntese, a proposta consistiu em analisar de que formas a presença do conceito de consciência histórica, nos estudos portugueses, mobilizou a preocupação em relacionar aprendizagem conceitual e orientação histórica. Algumas inferências e constatações foram formuladas neste trabalho, destacando-se a observação de uma diversidade de concepções de consciência histórica presente nessas produções e de uma dificuldade em se vincular o relacionamento direto entre aprendizagem de conceitos e epistemológicos e orientação histórica por parte dos sujeitosItem Do campo pra sala: contribuições do futebol para o ensino de História(2019-12-10) Brass, Christian Heinrich; Sanches, Tiago CostaCom a constituição da Didática da Histórica como um campo de pesquisa, diversos trabalhos surgiram para dar novo aspecto para o ensino e aprendizagem histórico. O futebol se apresenta como metodologia para estas novas abordagens. Afim de contribuir para obtenção do conteúdo histórico, o esporte se apresenta como um elemento central para a compreensão de identidade e subjetivação do conteúdo histórico pelo sujeito. Levando em consideração as pesquisas em aprendizagem histórica, o presente trabalho tem como objetivo inserir o futebol para nestes debates, resgatando em sua história a justificativa do tema. Deste estudo pode se extrair relações entre a história do futebol e a teoria da didática da história, obtendo resultados favoráveis.