Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
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Navegando Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) por Assunto "América Latina"
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Item BIELA - Biblioteca Latinoamericana de fuentes y materiales didácticos(SIEPE, 2019) Castañeda, Norma; Balestra, JulianaEste texto expone el trabajo realizado en el proyecto BIELA a lo largo del último año, entre marzo y septiembre de 2019. El proyecto hace parte del programa de Extensión de UNILA, cuyo objetivo principal es vincular a la comunidad en general con las actividades académicas realizadas en la universidad, mediante la constitución y mantenimiento de un acervo físico y virtual en la UNILA para fomentar la inclusión de temas latinoamericanos en la enseñanza básica y superiorItem Ciclo de Literatura Latino-Americana comparada(SIEPE, 2019) Quispe Chavez, Yanet Lorena; Rediver Guizzo, AntonioO Projeto de extensão Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada realiza palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana com o fim de promover a divulgação, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, de pesquisas voltadas à compreensão dos fenômenos literários e estéticos em nosso continente. Até o momento, foram realizadas as seguintes palestras: a) “ Poesia Inflame: O combustível imaginário ou a crisis de l’essence” com o Prof. Dr. Daniel de Oliveira Gomes , realizada no dia 14/03/2019; b) “Bibliotecas desde Abya – Yala” com a Profa. Dra. Natalia Duque Cardona, realizada no dia 02/05/2019; c) “ Diversidade cultural: a educação como uma oportunidade para unir a sociedade” com a Profa. Dra. Karla Del Carpio, realizada no dia 23/05/2019; d) “Teatralidades da linguagem na poesia latino-americana escrita por mulheres” com a Profa. Dra. Susana Leandro Celia Scramim, realizada no dia 12/06/2019; e) “Oficina prática de artes cênicas: Dialética entre memória e história” com a Profa. Dra. Marília Carbonari, realizada no dia 1/07/2019; f) “Escribir desde la infancia” com o Prof. Dr. Louis-Philippe Dalembert, realizada no dia 14/08/2019; g) "Uma conversa sobre as obras e processo de escrita" com o escritor português Valter Hugo Mãe, realizada no dia 03/09/2019. Aproximadamente 450 pessoas participaram das atividades do projeto até o momento, todos foram certificados, assim como os(as) docentes que realizaram as palestras. Também foi desenvolvido um site na internet no qual estão todas as informações do projeto – https://ciclodeliteraturalatinoamericanacomparada.wordpress.com/.Item Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada(Proex/UNILA, 2018-11-30) Quispe-Chavez, Yanet Lorena; Guizzo, Antonio RediverO Projeto de extensão Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada consiste na realização de palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana com o fim de promover a divulgação, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, de pesquisas voltadas à compreensão dos fenômenos literários e estéticos em nosso continente. Até o momento, foram realizadas as seguintes palestras: a) “Tela, trilha, território: favela e mobilidades globais” com a Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros, realizada no dia 27/06/2018; b) “Os mapas jornalísticos sobre as Unidades de Polícia Pacificadora como representação visual do favelismo” com o Prof. Me. Liebert Rodrigues, realizada no dia 27/06/2018; c) “História, corpo e maternidade negra na obra um defeito de cor de Ana Maria Goncalves” com a Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes, realizada no dia 05/07/2018; d) “Imaginários de Barro: para uma discussão sobre identidade, comunidade e latino-americanismo hoje” com a Profa. Dra. Débora Cota. Aproximadamente 100 pessoas participaram das atividades do projeto até o momento, todos foram certificados, assim como os(as) docentes que realizaram as palestras. Também foi desenvolvido um site na internet no qual estão todas as informações do projeto – https://ciclodeliteraturalatinoamericanacomparada.wordpress.com/.Item Danzas de américa latina(Proex/UNILA, 2018-11-30) LARUTA, Micaela; LANDA, Ladisiao"Danzas de América Latina" es un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana que asume la tarea de crear un grupo permanente con la finalidad de investigar, vivenciar, crear, recrear y difundir géneros y ritmos de las danzas tradicionales de América Latina. El proyecto tiene como principio fundamental la relación de igualdad entre los saberes tradicionales y académicos, y está basado en tres ejes: formación de los integrantes; integración latinoamericana; trabajo creativo/artístico.Item MediaLAB FOZ: um laboratório de monitoramento e formação em mídias sociais.(Proex/Unila, 2018-11-30) Carvalho Guimarães, Gustavo; Katherine Ramirez Vasquez, Ivania; Fernandes Lourenço, RamonEl presente trabajo busca investigar, por los trazos generados en las redes sociales, enfocándonos específicamente en Twitter como objeto de investigación, cuál es el alcance o grado de conexiones de los diversos candidatos a la presidencia en las elecciones ocurridas en América Latina en 2018. Fueron analizados Paraguay, Colombia y serán hechos los análisis de Brasil. Como resultado los números conseguidos y los gráficos generados poseen un alto grado de informaciones, al punto de poder definirse qué candidato está mejor posicionado en las redes y con cuáles temas impacta/aporta al debate político, además de en general reflejar su peso real en el proceso electoral.Item Monitoria Acad}emica em fundamentos da América Latina(2019) Registro, Milena; Araújo, Viviane da SilvaA proposta de monitoria acadêmica em Fundamentos da América Latina I e II tem como objetivo estabelecer um apoio didático aos discentes que estão cursando o componente curricular com participação daquele ou daquela discente que já se encontra em uma estágio mais avançado de sua formação acadêmica. Em conjunto, o projeto considera em sua metodologia as questões particulares do nosso contexto como a interculturalidade, referente a importância do Ciclo Comum de Estudos para o projeto UNILA, com a intenção de acompanhar e incentivar um estudo crítico das principais perspectivas associadas à integração da América Latina. Assim, tem-se a compreensão a monitoria representa um importante processo para a integração dos e das discentes na experiência universitária vinculando estes a resolução das necessidades de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos da América Latina aprimorando desse modo a formação tanto do e da discente matriculados na disciplina quanto da monitora ou do monitorItem Observatório da energia e da geopolítica dos recursos energéticos na América Latina(SIEPE, 2019) Arias Ortiz, Francisco Javier; Oliveira, Lucas KerrO procedimento para a realização desta ação reside na manutenção de um site público e de acesso gratuito do Observatório da Geopolítica da Energia e dos Recursos Energéticos, com um banco de dados aberto, que permite a construção de um espaço digital de difusão de conhecimento atualizado, crítico e pertinente aos objetivos da integração energética no âmbito da América Latina. Realizaram-se encontros regulares entre os membros voluntários do grupo de estudos associado ao Observatório da energia, trabalhando na elaboração e estruturação de artigos e discussão técnica acerca de temas relacionados a Geopolítica e recursos energéticos; Debates de formação teórica e práticos, em conjunto com o coordenador da ação e equipe de trabalho, e a participação e colaboração em eventos acadêmicos. Além dos trabalhos de pesquisa integrados à extensão, é importante ressaltar que foram desenvolvidas atividades de formação de oficinas e minicursos oferecidos para a comunidade externa, onde são apresentados cenários prospectivos da matriz energética a nível local como a nível regional na América Latina, trata-se de transmitir conhecimentos básicos da energia, e a importância no âmbito Geopolítico que a energia tem e suas principais implicâncias. O Brasil e grande parte dos demais países da América Latina vivenciam uma conjuntura crítica, na medida em que a soberania, a cidadania, a democracia e a integração enfrentam graves desafios devido às consequências e impactos das crises política, econômica e social vigentes em escala global. Este projeto de Extensão tem por objetivo a estruturação e manutenção de um Observatório da Energia e dos recursos energéticos na América Latina, que permita monitorar e analisar as mudanças na geopolítica energética, e no caso brasileiro, especificamente a evolução da situação de Itaipu e das negociações a serem realizadas do anexo C no 2023. Ademais, considera-se central analisar não apenas os conflitos pelo controle de recursos energéticos finitos, mas também considerar o papel dos recursos energéticos alternativos e renováveis, assim como do desenvolvimento tecnológico na regiãoItem Observatório da Energia: Análise da Geopolítica dos Recursos Energéticos na América Latina(Proex/Unila, 2018-11-30) Silva, Renan Silvestro Alencar; Oliveira, Lucas Kerr deO observatório da Energia e da geopolítica dos recursos energéticos na América Latina é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI) e tem como objetivo disseminar o debate e fomentar pesquisas científicas sobre os recursos energéticos na América latina, como as temáticas subjacentes como infraestrutura, inovação tecnológica, segurança e integração energéticas, difundindo informação de forma acessível, por meio de uma plataforma digital gratuita, com alcance não só ao público acadêmico mas também procura alcançar a comunidade externa.Item Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar no âmbito da REAF Mercosul.(Proex/Unila, 2018-11-30) Britez Cohene, Diana Jazmin; Zimmermann, Silvia AparecidaA REAF teve início em 2004, a partir da articulação entre os atores sociais da Agricultura Familiar dos países do Mercosul Ampliado, organizados na Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e os governos dos países membros do Mercosul. Os encontros da REAF acontecem duas vezes por ano e são sediados de forma rotativa entre os Países membro do Mercosul, reunindo delegações representativas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, além de países convidados, atualmente Bolívia, Chile, Equador e Colômbia. Este Projeto de Extensão tem por objetivo aproximar os futuros profissionais do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), e seus professores, das distintas realidades de políticas públicas e atores sociais presentes na REAF. Metodologicamente este trabalho é realizado a partir da participação nos eventos da REAF e pesquisa bibliográfica em documentos e estudos sobre a REAF. Como resultado a UNILA é apontada pela REAF como espaço estratégico de referência para a educação de jovens rurais na América Latina.