IELA - Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando IELA - Dissertação por Assunto "América Latina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Políticas Extractivistas en América Latina: Reflexiones sobre La Minería de Oro en Paraguay(2021) Sánchez, Carlos Eduardo Góngora; OrientaçãoEl presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los principales desafíos y problemáticas socio ambientales asociadas al extractivismo minero en América Latina, presentando las trayectorias y orientaciones políticas que posicionaron al sector minero como uno de los principales commodities de exportación hacia los países del norte global. Considerando el contexto del capitalismo neoliberal y los proyectos de colonialidad socioterritorial de matriz histórica, el estudio busca comprender los intereses geopolíticos que envuelven los extractivismos en el ordenamiento territorial y en la disposición de los recursos naturales, resaltando el caso de la minería de oro en Paso Yobái, en Paraguay. El estudio de caso relaciona los patrones de conflicto socio ambiental anunciados por experiencias similares en el resto del continente y en tal sentido, busca evidenciar cómo las desigualdades socioambientales en Paraguay, se superponen a desigualdades sociales ya existentes, acentuadas por interdependencias transnacionales y dinámicas locales, en donde la transformación del espacio natural, estimula diferentes formas de apropiación funcional y simbólica, por parte de los grupos socioeconómicos que interactúan. Desde la perspectiva interdisciplinar de la ecología política, esta investigación esboza un análisis ecológico de los conflictos planteados por la minería, buscando demostrar lo que está en juego en materia de ordenación del territorio y qué implicaciones locales trae consigo la coyuntura minera actual, a partir de la relación entre la minería artesanal y a pequeña escala o MAPE, la minería a gran escala o MGE, la sociedad civil y el gobierno paraguayo.Item Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira(2023) Pereira, Victória TupiniQuando a rua soa, o cotidiano é palco - Estudos Sonoros Latino-americanos e narrativas de fronteira é uma investigação onde adentramos no território da Tríplice Fronteira Paraguai-Brasil-Argentina, respectivamente Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, através de uma escuta atenta de seus cotidianos. Tendo como palco principal a rua, nosso objetivo foi construir uma cartografia sonora e afetiva do território estudado. Como referencial teórico, essa pesquisa esquematizou e se ancorou na rede dos Estudos Sonoros Latino-americanos (TRUJILLO, 2016; ZAOUG, 2016; VARELO, 2017; DOMÍNGUEZ RUÍZ, 2019), bem como nas diretrizes da História Pública e das Histórias alternativas (RIVERA CUSICANQUI, 2015). Com metodologia baseada no trabalho de campo, registros sonoros e pesquisa bibliográfica documental, nesta investigação o cotidiano é reivindicado como potencializador de encontros, denunciante de experiências históricas colonialistas e palco de lutas e reivindicações coletivas. Ao todo, foram 233 registros sonoros captados em diferentes contextos das cidades fronteiriças, com sons que vão desde manifestações políticas, trânsitos nas pontes, vendedores, pássaros, festejos e reflexões de seus habitantes, nos auxiliando a compreender as sociabilidades e modos de habitar a região. Desses registros, selecionamos oito, analisados através de uma escrita-conto e disponíveis no Mapa Sonoridades Fronterizas. A partir dessa perspectiva interdisciplinar e prática, pretendemos colaborar com a rede de cooperação teórica e autônoma latino-americana.Item Variante sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na América Latina(2016-11-01) Oliveira, Bruno Elias Gomes de; Pereira, Diana Araújo; Moassab, AndréiaEsta investigação busca reconhecer a origem de paradigmas da visualidade moderno/coloniais na América Latina e identificar suas reverberações em experiências artísticas contemporâneas. Neste sentido, visa rastrear processos de inclusão subordinada de visualidades latino-americanas no cânone artístico, bem como o condicionamento dessas práticas a categorias eurocentradas de entendimento da arte. Tomando como disparador a seção de arte da América Latina da exposição Global Conceptualism: Points of Origin 1950s-1980s, este texto aponta elementos por meio dos quais se articulam construções hegemônicas do território que influenciam na (re)produção social e estética de estruturas modernas/coloniais de sentido e existência, e em especial, do ver.