IELA - Dissertação
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Navegando IELA - Dissertação por Assunto "Alfabetização"
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Item Reescrita de narrativas de uma Amazônia inventada: ações pedagógicas para séries iniciais da comunidade quilombola de Abacatal(2017-07-24) Ferreira, Odivaldo Costa; Souza, Ângela Maria deCom base na conclusão da pesquisa de campo que apontou o letramento e a alfabetização como problemas ainda presentes no processo de aprendizagem dos estudantes do 5o ano, do período letivo de 2016, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Gregório Rosa Filho, contrariamente à questão unicamente identitária relacionada à origem quilombola destes, vista anteriormente como principal motivação, é possível afirmar: não fora o conflito identitário mais que a alfabetização e o letramento a causa do mau desempenho de estudantes egressos do ano de 2011 da comunidade quilombola de Abacatal, quando em cumprimento do ensino fundamental maior em escolas fora da comunidade. Localizada na região metropolitana de Belém – Estado do Pará – na Amazônia brasileira, esta comunidade que atualmente está composta por 119 famílias teve no ano de 1999 o reconhecimento legal de 710 hectares, dos 2.200 herdados de um donatário português e, de lá para cá, tem enfrentado pesados embates ambientais e por ocupação do espaço invadido por terceiros. A pesquisa realizada para a elaboração desta dissertação sob o título de REESCRITA DE NARRATIVAS DE UMA AMAZÔNIA INVENTADA: ação pedagógica para estudantes de séries iniciais da comunidade quilombola de Abacatal, além da bibliográfica como aporte teórico para aplicação em campo a partir da qual se apontou a existência de uma Amazônia inventada pelo invasor português para melhor explorá-la e “civilizá-la”, usando como uma das estratégias a aculturação, ou seja, a inserção de caracteres citadinos e cristãos na cultura local até hoje observados nas narrativas regionais, abrangeu ainda, o processo diaspórico imposto à população africana deslocada para o Brasil, assim como, a discussão sobre a Lei 10.639/03 que determinou a exposição de forma interdisciplinar da História Africana e Afrodescendente nas escolas do país. Somou-se à pesquisa bibliográfica a pesquisa exploratória com prática da observação participante e a gravação de informações orais dos comunitários para o levantamento do contexto quilombola – posteriormente analisada qualitativamente – contando também com a pesquisa-ação sob a qual se promoveu a intervenção pedagógica como estratégia de atuação em sala de aula com o objetivo da confirmação da hipótese levantada como origem do problema: sobre qual a causa do mau rendimento escolar de egressos da instituição de ensino comunitária de Abacatal