TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português
Navegar
Navegando TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por Assunto "diversidade linguística"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Diversidade linguística e o ensino escolar de língua portuguesa adicional/estrangeira em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira.(2024) Oliveira, Ivanete FariaA presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apresentar um breve panorama de estudos que contestam a predominância da ideologia monolíngue nas escolas, tratando do ensino de português como língua adicional ou segunda língua em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, para estudantes com repertórios linguísticos diversos. Para realizar esta pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos científicos, produzidos no período de 2016 a 2024,de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre esse contexto específico, observando-se perspectivas multilíngues e o olhar para a diversidade linguística, bem como questões educacionais enfrentadas nas escolas que recebem alunos com múltiplos repertórios linguísticos, sejam eles imigrantes ou que vivem na fronteira. Após a seleção inicial, foram escolhidos 11 artigos para compor o panorama proposto, com base no trabalho de quatro pesquisadoras principais (Isis Ribeiro Berger, Laura Dias Amato, Maria Helena Pires Santos e Simone Cordeiro Ribeiro), que trabalham e pesquisam na região da tríplice - fronteira. Os textos foram divididos em três eixos principais: a) Políticas Linguísticas (Berger, 2016, 2021, 2022; Ribeiro, 2017, 2018), b) Ensino Intercultural e Teoria do currículo (Amato; Lima, 2022; Amato; Pires - Santos, 2024; Amato; Thochez, 2020;Teixeira; Amato, 2017) e c) Linguística Aplicada e Translinguagem (Pires - Santos, 2017, 2022). O objetivo deste trabalho é reunir as contribuições dessas investigações sobre a diversidade linguístico - cultural dos estudantes da fronteira e o ambiente multilíngue, abordando questões contemporâneas e desafios relacionados às práticas pedagógicas nas instituições de ensino e à formação de professores, visando promover uma abordagem de ensino e aprendizagem de línguas que seja mais eficaz e inclusiva.