TCC - Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
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ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Bacharelado em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
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Navegando TCC - Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar por Assunto "Agroecologia"
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Item Análise de Impacto da Certificação Orgânica desde uma Perspectiva Socioeconômica: caso agricultores familiares da Rede Ecovida de Foz do Iguaçu, Paraná.(2015-12-01) Engelmann, Mara Irene; Díaz Villavicencio, Guillermo JavierA certificação de qualidade orgânica dentro da Rede Ecovida exerce um papel fundamental no sentido de confiabilidade mútua entre os agricultores que fazem parte da mesma. A confiança no processo de certificar se dá devido ao caráter participativo do mesmo. A segurança alimentar está cada vez mais presente nos temas atuais, não só em termos de quantidade de alimentos, mas também na qualidade dos mesmos. Portanto, esse tema leva a uma propulsão no que se refere a gestão de qualidade e seus mecanismos de demonstração de segurança, incluindo a certificação como base e referência a partir da ideia de segurança. A rede Ecovida de agroecologia é exemplo de consolidação da certificação participativa e do árduo trabalho voltado para a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos. Tendo em vista que o processo certificativo possui alguns desafios, o presente trabalho tem como objetivo a análise dos impactos sócio econômicos coletados por aplicação de questionário seguido de levantamento de dados, onde identifica-se a partir da estatística descritiva características econômicas particulares de cada agricultor, bem como a análise de qualidade de vida dos mesmos. Os dados contribuem no entendimento do impacto econômico para o agricultor e, como de fato a certificação e os produtos certificados trazem uma dinâmica diferenciada no âmbito rural.Item Práticas de inovação agroecológicas: Análise da agricultura familiar no Oeste do Paraná/Brasil(2017-12-15) Soares, Raimundo Christian Oliveira; Díaz Villavicencio, Guillermo JavierEsta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das práticas de inovação no desenvolvimento da agricultura familiar (A.F.) em famílias rurais da região oeste do Paraná, considerando as transformações de uma agricultura convencional para uma agricultura ecológica (agroecológica). Para isto, foi adaptado e complementado um questionário que contém 40 práticas de gestão em inovação resumidas em Tidd et al. (2013). As práticas de gestão foram divididas a priori em 5 variáveis: estratégia, processos, organização, relacionamento e aprendizagem. A partir disso verificamos a influência que a inovação traz para questões cientificas, tecnológicas, econômica, ambiental, cultural e social, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para a comunidade em geral. Conseguimos concluir com essa pesquisa que os produtores da região Oeste do Paraná, estão cientes que é necessário inovar para estar no mercado, porém é preciso um investimento maior na inovação, tanto em produtos quanto em processos que possam potencializar os negócios dos produtores.Item A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA(2014) Brandão, Jefferson Duarte; Honório, Karen dos SantosA busca pela integração no continente latino-americano tem passado por diversos ciclos que datam desde a primeira metade do século XIX até o período atual, cada iniciativa rumo à integração da América Latina foi reflexo do cenário político e econômico do período em que foi proposta. Desde o surgimento da instituição universitária no continente, sempre foi priorizada oficialmente uma educação que refletiu muito pouco sobre as experiências históricas dos povos latino-americanos. O trabalho debate sobre as propostas de integração latino-americana expressas na práxis educativa da Escola Latino- Americana de Agroecologia- Elaa e da Universidade Federal da Integração Latino- Americana- Unila. O objetivo central da pesquisa descrita aqui é analisar as práticas educativas e as propostas pedagógicas desenvolvidas pela Elaa e Unila no âmbito dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Enquanto a Ela tem suas origens no processo de integração proposto pela Alba e nos Movimentos Sociais Populares do Campo organizados a partir da Cloc-Via Campesina onde busca-se articular à luta pela terra com a demanda por uma educação concebida no sentido mais amplo, onde o processo formativo esteja vinculado à perspectiva de transformação social. A Unila é uma instituição que se configura através de uma iniciativa do governo brasileiro, cujo objetivo maior seria formar recursos humanos em múltiplas áreas do conhecimento, com enfoque no contexto latino-americano e especificamente no âmbito do Mercosul. As metodologias utilizadas durante o desenvolvimento desse trabalho se embasaram na revisão bibliográfica sobre o tema, na análise dos projetos políticos pedagógicos dos cursos pesquisados, além do acesso a fontes primárias produzidas pelas instituições investigadas. Também foram utilizadas abordagens como: a observação participante e a pesquisa ação e na interpretação dos dados obtidos optou-se pela análise a partir do método dialético. Por fim verificou-se um conjunto de elementos que serviram para avaliar os pontos de diferenças e convergências propiciados pela trajetória ainda em construção de cada uma das experiências estudadas, apontando inclusive a oportunidade de uma possível interação entre os espaços estudados