CIES - Anais e Artigos do evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando CIES - Anais e Artigos do evento por Assunto "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A internacionalização da educação superior e o Programa de Estudantes - Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)(2019-09-04) Ramalho, Priscila BearziA internacionalização da educação superior não é um processo recente, entretanto, desenvolveu novas conotações nos últimos 30 anos devido, sobretudo, à globalização. Neste contexto, uma sociedade inovadora foi sendo moldada com o auxílio da força produtiva do conhecimento que ganhava cada vez mais relevância no cenário brasileiro e internacional, concluem Bastos e Maués (2017). Na literatura especializada há muitas interpretações sobre o conceito de internacionalização, as definições passam pela tradicional mobilidade acadêmica, parcerias internacionais nos projetos de pesquisa, iniciativas de pesquisa em rede e inclusão de uma abordagem internacional e intercultural nos currículos acadêmicos.Item O Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT do Brasil(2019-09-04) Prado, Jussara PereiraO Programa Institucional de Internacionalização - PrInT começou a ser idealizado na Diretoria de Relações Internacionais da Capes em 2017 com os seguintes objetivos: Incentivar a internacionalização de Instituições de Ensino Superior e Instituições de Pesquisa no Brasil; Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização; Transformar as instituições participantes em ambientes internacionais; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes vinculados a programas de pós-graduação; Conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil. Promover a participação de Instituições brasileiras em redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos programas de pós-graduação (PPG). As instituições participantes deveriam cumprir os seguintes requisitos: Ter ao menos 4 Programas de Pós-Graduação avaliados com, no mínimo, nota 4 na última Avaliação Quadrienal de 2017, dentre os quais deverá haver, pelo menos, 2 Programas de Pós- Graduação com nível de doutorado. Possuir Plano Institucional de Internacionalização com vigência que abranja o período do projeto proposto. Indicar os seus temas prioritários para as ações de internacionalização a serem desenvolvidas de acordo com as competências e as áreas prioritárias definidas pela instituição proponente.