CIES - Anais e Artigos do evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando CIES - Anais e Artigos do evento por Assunto "Assessoria de Relações Internacionais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Projeto PONCHO: Internacionalização de Universidades periféricas da América Latina através da integração sustentável e implementação inclusiva de uma Assessoria de Relações Internacionais(2019-09-04) Esperandio, Isabela BeraldiO projeto PONCHO, aprovado no âmbito do programa Erasmus+ para capacity building em 2015, visou promover a internacionalização das Universidades periféricas da América Latina, através da implementação das suas capacidades técnicas, acadêmicas e institucionais, a nível nacional, regional e internacional. O consórcio PONCHO foi composto por 4 universidades europeias de 4 países europeus diferentes (Espanha, França, Portugal e Polônia) e 21 universidades de 7 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). A especificidade e aspectos inovadores do projeto PONCHO foram que ele foi composto principalmente por Universidades pequenas, localizadas geograficamente em áreas periféricas e com pouca ou nenhuma experiência em projetos da União Europeia e de capacity building. Especial enfoque foi dado às Universidades de áreas periféricas da região, cuja posição geográfica ou volume total de alunos ainda não lhes permitiu desenvolver seu processo de internacionalização, da mesma forma que as universidades de capitais ou as principais universidades da região. O consórcio PONCHO foi então composto principalmente por Universidades sem experiência em projetos de capacity building e dispostas a aumentar sua internacionalização a nível institucional e acadêmico, e não apenas através de programas de mobilidade. O projeto PONCHO foi, portanto, uma oportunidade para treinar a equipe técnica das Assessorias nas diferentes fases do processo de internacionalização através da plataforma PONCHO, do uso de TICs e de mídias sociais, e das atividades projetadas para desenvolver marketing internacional. Assim, os parceiros universitários estariam prontos para atuar no mesmo nível que as universidades latino-americanas mais experientes. Como atividade final do projeto, foi promovida a Semana Internacional do PONCHO, composta por um acampamento estudantil e uma feira, realizados em maio de 2019 no Paraguai. Os impactos do projeto no processo de internacionalização de uma das universidades brasileiras participantes, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, serão apresentados.