LC - Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando LC - Dissertação por Assunto "América Latina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conflitos do passado e tensões do presente em Galileia e Retablo(2018-08-06) Lima, Elaine Aparecida; Cota, DéboraA presente proposta estuda comparativamente as obras Galileia, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito (2008), e Retablo, do peruano Julián Pérez Huarancca (2004). Ambientadas em locais distantes dos grandes centros do Brasil e do Peru, respectivamente, as obras são narradas em primeira pessoa por sujeitos que retornam aos seus territórios de origem. Por meio das recordações de seus narradores, as produções colocam em cena as dualidades passado e presente, rural e urbano, rusticidade e requinte, tradição e modernidade. Ao fazê-lo, constituem, em nossa opinião, exemplos de como as produções latino-americanas contemporâneas, ambientadas longe do espaço das metrópoles, apoderam-se de peculiaridades da literatura chamada pós- modernista, transformando seus significados originais e, ao mesmo tempo, repensando os modelos literários tradicionais da literatura ligada ao espaço que elegem. Neste sentido, ao possibilitarem um diálogo entre o regionalismo típico de obras clássicas espacializadas no sertão nordestino e nos Andes peruanos e características como errância, trânsito, fragmentação, autoficção, etnoficção, diluição de fronteiras, metaficção e individualismo, próprias da literatura contemporânea, resultante do processo de globalização, colocam em xeque os conceitos correntes para a compreensão da realidade latino-americana, de seu povo e de sua história. Não se trata, aqui, distintamente às leituras usuais das duas narrativas, de inseri-las ou afastá-las do sertanismo ou do indigenismo literários, mas de percebê-las como produtos exemplares de uma América Latina na qual a literatura reage às imagens canônicas, literárias ou não, sobre si mesma, desestabilizando quaisquer formas de eurocentrismo e/ou de logocentrismo.Item A imagem da criança negra na Literatura Infantil: estudo comparado de narrativas Latino-Americanas(2018-12-17) Ferreira, Sandra de Oliveira; Cortez, MarianaEsta pesquisa objetivou analisar a imagem da criança negra na literatura infantil latino- americana em quatro obras: (1) Menina Bonita do Laço de Fita (1986), de Ana Maria Machado, publicada no Brasil pela editora Ática; (2) Niña Bonita (1994), editada na Venezuela pela editora Ekaré, também de Ana Maria Machado; (3) conto La Muñeca Negra, de José Martí (1889), publicado na Revista La edad de Oro em Cuba; e (4) La Muñeca Negra (2011), de Mary Grueso Romero, publicada na Colômbia pela editora Apidama. Investigou-se como foco as construções discursivas das imagens, bem como a representação da criança negra em seus respectivos espaços de produção. Observou-se como foram elaboradas a construção e a desconstrução dos estereótipos da criança negra apresentadas nas narrativas. A análise teórica foi conduzida pelo viés das obras dos seguintes autores: Tania Franco Carvalhal (2006), Sandra Nitrini (2010), Eduardo Coutinho (2003), Antônio Cândido (2008), Bakhtin (1990), Peter Hunt (2010) Maria Nikolaveja e Carole Scott (2011), Lélia Gonzales (1988), entre outros que contribuíram de maneira significativa nesta pesquisa.Item Quarto de Despejo e Cartas a Mi Mamá: escrevivências de mulheres negras na Literatura Latino-Americana(2018-10-16) Almeida, Rayana Alves de; Silva, Rosangela de Jesus; Cortez, MarianaEste estudo literário comparado, que busca apresentar o diálogo entre as obras Quarto de Despejo, da brasileira Carolina Maria de Jesus (1960) e Cartas a mi Mamá, da cubana Teresa Cardenas (1998), que, separadas pelo tempo e localização, muito se aproximam por se tratar de obras produzidas por escritoras mulheres, negras e pobres, que, por meio da escrita buscam romper com o silêncio e as violências cotidianas. Além disso, essas histórias são contatas por protagonistas negras que se confundem com as escritoras e com a realidade social de seus países, ampliando ainda mais suas possíveis leituras. Como sabemos mulheres negras ainda representam uma minoria entre os escritores re-conhecidos e valorizados pelo campo literário tradicional, e também, vêm sendo represen-tadas por personagens estereotipadas, ao longo de nossa história literária. Apoiamos-nos em pesquisadores como, GONZALES (1984), CANDIDO (2006), DALCASTAGNÈ (2005), RIBEIRO (2017), dentre outros, para construção do referencial teórico. Desta maneira, primeiro apresentamos as principais discussões em torno da escrita afrofeminina na Amé-rica Latina (Brasil e Cuba), assim como as reflexões em torno do “não lugar de fala” des-sas mulheres na literatura. A análise das obras, no entanto, se organiza primeiro obser-vando pistas da possível relação entre obras e sociedades, depois, os elementos e estra-tégias composicionais, aproximações e distanciamentos. Assim, tratando desse cenário conflituoso entre literatura tradicional e demais literaturas, que transitam nas margens, faz-se necessário que o campo literário e seus investigadores estejam preocupados em melhor compreender a produção feminina e negra, proporcionando que novas vozes, dis-cursos e cosmovisões latino-americanas ecoem para além dos becos da escrita.