TCC - Geografia - Licenciatura
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ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
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Navegando TCC - Geografia - Licenciatura por Assunto "Covid-19"
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Item Educação pública brasileira no período pós pandemia da Covid-19 e a saúde física e mental de professores(2024) Santos, Taynara Arruda dosA pandemia de Covid-19 culminou na morte de milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, e que também contribuiu para intensificar inúmeros problemas econômicos, sociais e educacionais, que somada a adoção de políticas neoliberais, tem reverberado em uma série de problemas no campo educativo no país, dentre os quais impactos na saúde mental e física de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa consiste em discutir os fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes na rede pública de ensino, em particular no estado do Paraná no período pós-pandêmico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa, na qual a pesquisadora realizou as primeiras aproximações com a temática foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações junto a fontes secundárias para uma revisão de literatura que permitiu a seleção de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, por pesquisadores brasileiros, com análises qualitativas e descritivas. Verificou-se que o retorno ao ensino presencial em 2022, após quase dois anos de Ensino Remoto Emergencial, evidenciou as inúmeras lacunas de aprendizagem no processo educacional desenvolvido nesse período e que também, frente a pandemia, governos estaduais lançaram mãos de políticas neoliberais na educação pública como gerenciamento e plataformização, aprofundando assim ações que tem comprometido o aprendizado e o ensino. Conclui-se, por um lado, que a recomposição é algo necessário frente a este contexto e que a mesma não pode ser confundida com a recuperação, pois os alunos deixaram de aprender conteúdos e habilidades consideradas indispensáveis pelo currículo vigente. A pesquisa indica ainda que não existe um modelo pronto de recomposição, cabendo a cada professor, identificar os conteúdos que não foram aprendidos e, a partir disso, traçar estratégias adaptadas a cada realidade escolar. E por outro lado, medidas de precarização do trabalho docente (plataformização e gerenciamento) bem como ataques a autonomia docente e ao plano de carreira docente, por intermédio da crescente pressão hierárquica colocada em prática a partir de políticas públicas neoliberais alinhadas com o mercado financeiro, tem corroborado para o ambiente de comprometimento da saúde física e mental docente bem como para continuidade das lacunas de aprendizagem no contexto escolar.