TCC - Geografia - Licenciatura
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ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
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Navegando TCC - Geografia - Licenciatura por Assunto "Classificar e Punir"
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Item Geografia escolar e as representações sociais dos estudantes do ensino fundamental II sobre avaliação(2018-12-15) Andrade, Alexsandro Anastacio; Veiga, Léia AparecidaA avaliação escolar tem sido discutida nas últimas décadas por autores diversos, que buscam romper com a pedagogia tradicional de avaliar para classificar em prol de uma avaliação diagnóstica e contínua, que contemple instrumentos avaliativos diversificados, com o objetivo de investigar, refletir e agir. A legislação como Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1998) apontam para a importância de ser realizada avaliação diagnóstica e contínua. Mas em grande parte das escolas de ensino básico, os professores embora compreendam a teoria acerca do processo avaliativo, na prática ainda desenvolvem a avaliação as disciplinas escolares de forma classificatória e punitiva. Objetivou-se com essa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes de três turmas de 6° anos e duas turmas de 9° anos de um colégio estadual localizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Foram utilizados procedimentos primários - coleta de informações nestas salas de aulas, o professor pesquisador lançou a seguinte pergunta: Como você se sente quando houve a frase: amanhã teremos avaliação de geografia? Os estudantes foram orientados a desenharem e escreverem frases curtas sobre o que sentiam. E procedimentos secundários - foram realizadas leituras em trabalhos acadêmicos sobre a temática avaliação da aprendizagem escolar. Os desenhos e frases curtas foram categorizados e verificou-se que a grande maioria dos estudantes sente medo, angústia, pavor. Dentre os 98 desenhos, 07 estudantes indicaram que se sentem felizes pois é um momento de descobrir se sabe o conteúdo ou de testar os conhecimentos. Pode-se concluir que a avaliação tem sido utilizada como forma de classificação e castigo segundo as representações sociais dos estudantes, indo assim contra a ideia de avaliação mediadora