TCC - Geografia - Licenciatura
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ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
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Navegando TCC - Geografia - Licenciatura por Assunto "Base Nacional Comum Curricular"
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Item O Uso de Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia da Sars2- Covid-19(2022) Santos, Mayara Cristina Rodrigues dos; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da SilvaEsta pesquisa tem o intuito de demonstrar a produção de materiais paradidáticos elaborados com as temáticas sobre fenômenos da natureza e de Biogeografia para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade escolar (Ensino Fundamental I e II). A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa, com foco em levantamento bibliográfico, confecção de materiais adaptados e aplicação em pacientes da Somare- Espaço Terapêutico e Educacional, Foz do Iguaçu, PR. Os materiais foram elaborados pautados na Base Nacional Comum Curricular (2017) e aplicados conforme o Método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) e PECs (Pictures Elements). Destacase que, a temática surgiu no Projeto de Extensão “Entendendo os fenômenos da Natureza: elaboração de Materiais Paradidáticos voltados a Educação inclusiva”, que ocorreu no período entre 2019 e 2021, vinculado aos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. O objetivo da aplicação dos materiais gerados foi proporcionar o entendimento sobre cada elemento tratado e, consequentemente, trazer mais tranquilidade aos indivíduos sobre fenômenos atmosféricos que ocorrem no dia a dia, como: trovão, chuva, mudanças bruscas de temperatura, entre outros. Para aprofundar mais o assunto voltado à Geografia, aqui foram relacionadas a tipologia climática em diferentes paisagens e a distribuição dos animais, enfoque nos biomas brasileiros. Foram realizadas oficinas piloto na Somare com materiais paradidáticos adaptados, livros infantis e intervenções com paciente e terapeuta. Em paralelo a isso, foi feito levantamento de dados, com número de matrículas de alunos com TEA na rede municipal de Foz do Iguaçu e junto ao Núcleo de Educação do Paraná, para verificar a possível demanda na realização de oficinas futuras. O resultado principal obtido foi satisfatório com exemplo bem sucedido que contribuirá para repensar a educação inclusiva praticada hoje, como também, ser elemento importante na tomada de decisão quanto as políticas públicas: melhorias na adaptação dos materiais paradidáticos, maior orçamento financeiro direcionado e na formação continuada de professores e de tutores auxiliares.