Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
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Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
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Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Assunto "Ensino de história"
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Item Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental(Even3, 2018-01-15) Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene RosaEste artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005, 2008), investigamos a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e p 1 erceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um. Nesse sentido, analisamos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustentasse uma interpretação do seu cotidiano. Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizamos questionários com alunos do 6o e 9o Anos do Ensino Fundamental, além da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes. Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas com predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história localItem Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?(Even3, 2018-01-15) Neves, Juliane Nascimento das; Urban, Ana CláudiaÀ luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar indígena. Uma educação escolar que segundo os dispositivos legais se pensa ‘específica’ e ‘diferenciada’. Fazendo parte do currículo escolar, tanto das escolas indígenas como das demais, as narrativas que se referem à Colonização do Brasil compõe o currículo do Ensino de História em todo território nacional. Trabalhar essa temática com os estudantes indígenas requer, além do olhar pedagógico e histórico, um olhar antropológico em relação ao ensino e a aprendizagem. A história sobre a Colonização do Brasil está presente na memória coletiva e cultural da comunidade Mbyá Guarani e mais recentemente a temática também é discutida em âmbito escolar por meio das aulas de história e do uso dos manuais didáticos. Sendo um tema controverso da história a chegada dos europeus no Novo Mundo e consequentemente o genocídio das populações nativas configura- se como Burdening History, ou seja, uma história difícil, traumática, pesada -, o fardo da história (Von Borries, 2011). A pesquisa intenciona investigar o pensamento histórico das crianças da etnia indígena Mbyá Guarani sobre este tema. Tendo como aporte teórico os estudos sobre a Burdening History do historiador e didaticista alemão Bodo Von Borries (2011; 2016) e também a epistemologia da história e a teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen (2011; 2014). Outros autores também fundamentam as reflexões, como Bittencourt (2010), Lopes da Silva (2001), Lopes da Silva; Grupioni (2004), Medeiros (2012), Ribeiro (2015), Schmidt (2015), Schwarcz (2015) e Urban (2011)Item Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias(Even3, 2018-01-15) Nicolini, CristianoJörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições que se dão acerca das identidades nacionais, antes coesas e unificadas, mas hoje confrontadas com multiplicidades étnicas e sub e trans-identidades resultantes das migrações. A segunda questão desafiadora é aquela relacionada à busca de uma identidade em meio a esta multiplicidade de identidades. Afinal, quem somos em meio a estas novas identificações que caracterizam a contemporaneidade? O terceiro desafio diz respeito aos ataques à racionalidade ocidental, tirando a sustentação e a estabilidade de antigas concepções e verdades que são contestadas por estudos pós-coloniais e pós-modernos. O quarto desafio reside no novo trato com a natureza, uma relação que se redesenha e envolve as múltiplas identidades frente aos problemas ambientais e as possíveis soluções, que agora despertam também uma reconfiguração da História em relação ao meio naturalItem Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?(Even3, 2018-01-15) Dupla, Simone Aparecida; Petruski, Maura ReginaO presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade de sua instrumentalização por parte dos profissionais da área quanto a abordagem dos temas a serem aplicados, sendo que de acordo com as diretrizes curriculares municipais efetua-se primeiramente o estudo da história do munícipio, para entrecruzar, no segundo ciclo, com a História do Paraná e do BrasilItem A História da Vida como metodologia para o ensino de História(Even3, 2018-01-15) Malheiros, Eliane dos Santos; Cainelli, Marlene RosaAs metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades metodológicas a que temos acesso, porém, não devemos ser relativistas, aceitando todas as propostas teórico-metodológicas, mas sim, tendo clareza do que se adapta/adequa melhor à nossa prática em sala de aula. Um outro extremo seria o de restringir a forma de transmitir o conhecimento à apenas um método, sem ampliar e oportunizar a diversidade formativa dos alunosItem Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas(Even3, 2018-01-15) Kölln, Lucas André BernoEssa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização dos sermões do Pe. Antônio Vieira ofereceu a possibilidade de desenvolver duas habilidades fundamentais nos alunos da graduação em História: (1) a habilidade de dissecar fontes coevas, e (2) a competência de articular as informações garimpadas com o debate historiográfico existente, lançando luz sobre questões que auxiliem na compreensão da constituição social e política do período colonial brasileiro. A engenharia reversa dos sermões (a busca pelas suas estratégias de persuasão) fez aparecer a anatomia da dominação patriarcal constituída sobre a economia açucareira, a proteção indígena articulada com a proposição do cativeiro africano e, enfim, algumas limitações de nossa cultura política (nossa "cordialidade", diria S. Buarque de Holanda) que o barroco de Vieira expressava com maestriaItem Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas(Even3, 2018-01-15) Machado, Ingrid Taylana; Antoszczyszyn, LucasO PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se da História pautada em números e na reprodução de conteúdo, para aquela que faz seres conscientes da sua posição na sociedade enquanto agentes históricos, delineando o despertar da sua consciência histórica. O PIBID nos proporciona um laboratório experimental da profissão, como futuros docentes, sair do teórico oportunizado pela graduação, e vivenciar a profissão em sala de aula. Desenvolvemos no terceiro ano, do ensino médio, no Colégio Estadual João XXIII, uma dessas experiências. A partir da construção do conhecimento histórico, e a busca pelo saber. Arquitetou-se o debate, no qual os alunos problematizaram diversas características importantes da Era Vargas, apontando aspectos contra e a favor do governo, elaborando suas considerações, sobre tal momento político passado em nossa sociedade. Fazendo um vínculo com a atual política brasileira