Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
URI Permanente desta comunidade
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Navegar
Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Assunto "Educação histórica"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE(Even3, 2018-01-15) Kmiecik, Daniele Sikora; Urban, Ana CláudiaEste texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando desenvolver uma nova relação dos jovens estudantes com a História e favorecer a aprendizagem histórica, este estudo encontrou fundamentos no aporte teórico da Educação Histórica e da consciência histórica. Para Rüsen (2014) a consciência histórica é a combinação entre a apreensão do passado pela necessidade de entender o presente e de presumir o futuro, expressa por meio das narrativas históricas, isto é, da constituição de sentido, expresso por meio da linguagem. O conteúdo substantivo é a Guerra do Paraguai e a metodologia de pesquisa contempla a produção de narrativas históricas a partir do estudo de fontes históricas acerca da temáticaItem A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana(Even3, 2018-01-15) Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene RosaEste estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das interlocuções com profissionais em exercício nas escolas do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – PR, buscando conhecer situações e eventos em que a Educação Histórica tem sido abordada. Finaliza apresentando, nas considerações dos professores, desafios para a prática de diferentes perspectivas teórico- metodológicas na aprendizagem da históriaItem Educação Histórica e as Ciências da Educação(Even3, 2018-01-15) Waiga, Juliano Mainardes; Urban, Ana CláudiaO presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, precursora da Educação Histórica no Brasil. A metodologia utilizada para construção do mapa foi o levantamento bibliográfico seguido da aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Utilizamos como fonte uma amostra de 13 textos produzidos por Schmidt no recorte temporal que vai do ano 2000 a 2016. A partir dos dados levantados, podemos perceber diálogos significativos da Educação Histórica com as Ciências da Educação a partir da matriz brasileira de estudosItem O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica(Even3, 2018-01-15) Silva, Jesuel Ferreira daNeste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na formação das crianças. Para atingir este objetivo, construí a seguinte questão central para esta pesquisa: Como as crianças de três a quatro anos constroem conhecimento acerca do passado a partir do uso de arquivos familiares. O trabalhar com documentos históricos em sala de aula é uma das formas de relacionar o aluno com o passado. A historiadora Hilary Cooper (2006, 2012) destaca o caráter estimulante do trabalho com fontes históricas para as crianças. A concepção de aprendizagem histórica na qual se fundamenta essa investigação tem como referência o campo da Educação Histórica. Toda nossa investigação se baseará no método de pesquisa qualitativa. Tendo como referência os pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina (2008)Item A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica(Even3, 2018-01-15) Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Cainelli, Marlene RosaEste texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e as apropriações desses sujeitos sobre o Ensino de História de maneira a poder interferir na formação destes futuros profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o Subprojeto de História da UEL do referido programa entre os anos de 2011- 2013, por entender que neste período foram realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001;2011), defendiam que devemos ter um olhar atento sobre a formação ofertada a estes sujeitos. Para isso, escolhemos realizar os estudos a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dadosItem História local e consciência histórica: uma revisão bibliográfica(Even3, 2018-01-15) Sukow, Nikita Mary; Urban, Ana CláudiaEsta comunicação é resultado de uma investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento que tem como tema principal a relação entre História Local e Consciência Histórica de jovens estudantes de São José dos Pinhais e do Vale do Ribeira (Paraná e São Paulo). Apresenta uma revisão bibliográfica acerca das investigações que tomam como tema a relação entre história local e ensino de história, especialmente as que tomam como referencial a Educação Histórica e a Teoria da Consciência Histórica, forjada por Jörn Rüsen (2001). Como resultado, indicamos os debates propostos por autores como Garcia e Schmidt (2011), Germinari (2010), Buczenko (2013), Silva (2014) e Santos (2014)Item Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas(Even3, 2018-01-15) Martins, Giovana Maria Carvalho; Cainelli, Marlene RosaEste trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra, buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011) sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a temáticas históricas