SEURS - Artigos científicos
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Item Cultura, Estética e Formação: Redes de Saberes, imcompletudes e territorialidades(Proex/Unila, 2017) Chaigar, Vânia Alves Martins; Soares, Luiz Paulo da SilvaO Projeto de extensão, PROEXT/2016, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG está sediado no Núcleo EDUCAMEMÓRIA do Instituto de Educação e busca ampliar redes formativas, que ressignifiquem a compreensão hegemônica sobre a produção de conhecimento. Tem entre os principais objetivos fomentar o diálogo intercultural e o reconhecimento do outro como um alterno e evidenciar o conceito da incompletude cultural. Reconhecemos que a cidade é permeada por movimentos, ações, saberes, reflexões, experiências muitas vezes invisibilizadas ou que não são reconhecidas academicamente, mas que não podem ser desperdiçadas, conforme alertou o sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Concordamos com a associação entre a ciência e a imaginação criativa, da poética com a epistemologia para romper com o “império da visão” para aprendermos a ver o invisível que, na perspectiva do geógrafo Milton Santos, significa ver o que ainda não existe, mas (potencialmente) já está lá. Nessa direção almejamos, mesmo que numa construção pacienciosa e nos condicionantes históricos, aproximações com grupos, escolas, espaços não formais de educação, ONGs, etc., mediante a metodologia da “rede de saberes”, que leva em consideração os sujeitos da cidade, seus espaços e tempos, e a pluralidade epistemológica. Fazem parte da mesma, rodas de diálogo, ateliês e oficinas formativas, seminários e outras formas de interlocução originadas no processo. Como resultados parciais desse investimento assentado no paradigma emergente, focado na emancipação, temos aumentado a credibilidade junto a professores de escolas públicas e de educação popular, construído parcerias com grupos de defesa de humanos e não humanos, estimulado a participação de licenciandos em atividades que intercambiam com a cidade, articulado associações com outras instituições acadêmicas, cujos intercâmbios sancionam uma aliança epistemológica, estética e cultural. Nesse processo confirmamos a importância da abertura epistemológica, do reconhecimento da incompletude cultural e da territorialidade na produção de sociabilidades capazes de alterar conhecimentos e racionalidades subalternasItem Implementação de ações de promoção, prevenção e indicação de tratamento de saúde bucal na região de Bandeirantes - PR(Proex/Unila, 2017) Toledo Neto, João Lopes; Silva, Luiza Ferreira RigonattiIntrodução: Hoje no Brasil, quando se trata de saúde bucal (SB), ainda encontramos uma situação epidemiológica grave, que ocorre na maioria dos casos devido as condições sociais e econômicas da população brasileira, além da falta de informação sobre os cuidados com a saúde. No norte pioneiro, encontrou-se um nível de SB considerado crítico. O intuito principal do projeto é de intervenção, visando a prática de atividades educativas voltadas a escolares. Objetivo: Aumentar o índice de informações e melhorar as condições de SB da população, promovendo a conscientização da mesma e consequentemente levando a mudanças de comportamento. Metodologia: Trata-se de um relato de experiências oriundas do projeto de extensão “Saúde Bucal”, o qual promove ações educativas em SB para escolares em quatro escolas municipais da cidade de Bandeirantes-PR. Resultados Parciais: Os resultados obtidos levam a crer que a ideia de implantar atividades educativas e preventivas em SB, normalmente geram as mudanças esperadas de hábitos em saúde em crianças e o maior desejo do autocuidado em relação a mesma e também pela oportunidade de interação do aluno de enfermagem criando elos entre a criança, sua família (criança age como disseminador de conhecimentos) e a higiene bucal. Considerações finais: O projeto possui muita relevância no âmbito da saúde e se situa em situações de aprendizagem, não somente para os que recebem a ação, mas como para os alunos da graduação, os quais aprendem muito juntamente as crianças envolvidas no projetoItem Leituras dirigidas e Cinema na escola(Proex/Unila, 2017) Silveira, Verli Fátima Petri da; Harb, Fidah Mohamad; Vargas, Thaynara Luiza deEste trabalho visa explicitar resultados obtidos no projeto Leituras Dirigidas e Cinema na Escola que foi desenvolvido com alunos da EMEF Santo Antônio Pão dos Pobres, em bairro carente de Santa Maria, sob coordenação dos integrantes do Grupo PET Letras - UFSM. O projeto durou três anos na escola e agora está em andamento na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. Seu objetivo é incentivar os alunos a lerem, refletirem e produzirem textualidades, relacionando tais leituras com o cinema, via apresentação de curtas. O projeto foi um meio de aproximação da Universidade com a escola, mantendo uma relação de interlocução entre essas comunidades. A metodologia se divide em diferentes momentos. Primeiramente, realiza-se o planejamento do projeto com o auxílio e orientação da coordenadora do projeto e tutora do Grupo PET Letras, em encontros para que os estudantes tenham liberdade de apresentar suas ideias. Em um segundo momento, parte-se para a atividade em ambiente escolar, para que alunos e petianos interajam e a proposta de trabalho seja apresentada. A cada encontro tenciona-se realizar uma proposta diferente com apresentações orais do que eles produzem, teatros, desenhos, pintura, atividades lúdicas, escrita criativa, como forma de criar um modo diferenciado de aprendizagem. Logo, a atividade permite aos alunos desenvolverem uma nova percepção na relação de escrita e cinema, principalmente por instigar neles o desejo de conhecer o diferente, unindo linguagem e tecnologiaItem Projeto 'Terapia do Sorriso' - 10 anos transformando dor em sorrisos(Proex/Unila, 2017) Beu, Célia Cristina Leme; Maito, Vinicius Lucas; Locks, Natália FabriO projeto “TERAPIA DO SORRISO” atua com doutores-palhaços para tornar mais humanizado o ambiente hospitalar. Tem como objetivos: formar discentes mais humanizados; propiciar momentos de descontração e interação entre pacientes, familiares e profissionais. Há 10 anos o projeto é realizado, através de visitas semanais à UOPECCAN e ao HUOP, por discentes do Curso de Medicina da Unioeste, Cascavel. As observações mostraram que o projeto tem sido eficaz em utilizar o riso como ferramenta terapêuticaItem Minicurso de alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos(Proex/Unila, 2017) Saldan, Paula Chuproski; Lacerda, Pâmela SchactaeOs dois primeiros anos de vida caracterizam-se por crescimento acelerado, sendo que as crianças crescem em média 25 e 12 centímetros no primeiro e segundo ano de vida, respectivamente. Também está presente nesta fase o processo de intenso desenvolvimento, que engloba a parte nutricional, pois a partir dos seis meses de vida a criança desenvolve habilidades para receber, mastigar e digerir alimentos. Os objetivos deste trabalho são oferecer um minicurso de alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos e apresentar como deve ser a introdução da alimentação complementar, levando em conta os alimentos e a consistência adequada, bem como a evolução da alimentação de crianças desde os seis meses até atingir a alimentação familiar. Para isso será ofertado um minicurso com dois momentos: uma parte teórica, onde serão abordados de forma resumida os “Dez passos para uma alimentação saudável: Guia alimentar para crianças menores de dois anos – um guia para o profissional da saúde na atenção básica” do Ministério da Saúde e uma parte prática que será trabalhada por meio da exposição de fotos, mostrando as diferentes consistências da alimentação infantil em cada etapa de vida até os dois anos. O minicurso é aplicável a mães, pais, avós, cuidadores de crianças pequenas, profissionais das áreas da saúde e educação, em especial aqueles que trabalham com o público menor de dois anos de idade. A aplicação de minicursos que abordem o tema da alimentação complementar para menores de dois anos auxilia no conhecimento quanto ao momento oportuno, aos alimentos e a consistência adequada que devem ser oferecidos à criança, bem como permite aos acadêmicos maior experiência e aprendizado nesta área da NutriçãoItem Pôsters estatísticos: resultado do desenvolvimento de projetos de apredizagem para a promoção do Letramento Multimídia Estatístico - LEM(Proex/Unila, 2017) Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Lucas, Gabriela Braz; Barcarolo, Pedro HenriqueO Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico – LeME é desenvolvido há cinco anos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Neste período já promoveu o Letramento Estatístico de cerca de 1.500 jovens, de 14 a 17 anos, em vulnerabilidade social, econômica e ambiental, objetivo do Programa. Neste texto, por meio de um relato de experiência, analise e discussão deste, estão apresentados os resultados do LeME, realizado no primeiro semestre de 2017. Destacamos o primeiro lugar nacional obtido por um pôster do LeME, meio utilizado para comunicação das informações estatísticas, o qual está representando o Brasil na competição mundial da International Statistical Literacy Project – ISLPItem Oficina: astronomia para todos e as caixas misteriosas da ciência(Proex/Unila, 2017) Marranghello, Guilherme Frederico; Costa, Gabriel Ladeia de Souza; Irala, Cecília PetingaEste trabalho constitui uma das ações desenvolvidas no âmbito do programa de extensão Astronomia para Todos, realizado na UNIPAMPA, entre os anos de 2016 e 2017. Esta ação foi desenvolvida em cursos de formação inicial e continuada de professores, com os bolsistas do programa e com turmas escolares que visitavam o planetário. As Caixas Mágicas da Ciência são uma adaptação do material desenvolvido pelo Museu de Ciências do Reino Unido e tem como objetivo principal a discussão sobre as características da ciência, além de fomentar o espírito científico, a curiosidade e a argumentação dos participantes. A atividade é constituída de seis caixas, com conteúdos em seu interior que não são revelados aos participantes. Estes devem investigar as características dos objetos, examinando sons, massa e outras características, anotando todos os dados e apontando para uma possibilidade. A etapa seguinte é feita com o debate entre os grupos sobre suas proposições de material armazenado nas caixas. Como dito anteriormente, esta atividade foi proposta a professores em cursos de formação continuada na rede municipal de ensino e em uma escola privada. Em ambos os casos, a atividade foi bem aceita e repetida pelos participantes em suas salas de aula. A atividade também foi feita com alunos da universidade, incluindo os próprios bolsistas do programa, mas o foco principal foi na recepção de turmas escolares que visitaram o planetário. A atividade foi testada com turmas que variavam desde a pré- escola até o ensino médio, incluindo turmas de EJA. Em todos os casos a atividade promoveu a analise e o debate de formas altamente satisfatórias. Apenas com os alunos de pré-escola, a atividade pareceu ser um pouco extensa demais. Acreditamos que o trabalho contribuiu de forma significativa para a compreensão de algumas características da ciência, principalmente da AstronomiaItem Conciliando Educação Ambiental e ensino religioso: desenvolvimento de oficinas diferenciadas de conscientização ambiental em Parque Municiapl voltadas a estudantes de catequese(Proex/Unila, 2017) Espartosa, Karina Dias; Batista, Caroline Renata; Oshika, Monica Toshie Susuki; Montanher, Aparecida Valdirene SaquetiEste trabalho tem por objetivo apresentar o relato da atividade diferenciada no formato de oficinas, que foi desenvolvida por um grupo extensionista de educadores ambientais em um Parque Municipal, a fim de atender um público formado por alunos em preparação para a Crisma, proporcionando conhecimentos e habilidades conservacionistas através da educação ambiental e conciliando os valores religiosos deste públicoItem Atenção integral à saúde da comuindade escolar - AISCE: atenção à fala do escolar(Proex/Unila, 2017) Ribas, Letícia Pacheco; Faleiro, Amanda; Zahr, Laura dos Santos Abon; Lucas, AmandaEm uma aquisição típica de linguaguem do Português Brasileiro, a fonologia é estabilizada aos 5 anos de idade. Crianças que possuem alguma dificuldade na aquisição da fonologia, podem ser diagnosticadas com transtorno fonológico – substituições e omissões de fonemas na fala da criança. O objetivo do estudo é identificar crianças com transtorno fonológico e buscar uma possível ação para solucionar as suas dificuldades. A aquisição fonológica é verificada através do Instrumento de Avaliação Fonológica – IAF aplicado com os estudantes entre 5 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, dos jardins e séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins da Costa, em Porto Alegre. As falas foram caracterizadas em normal ou alterada, quando alterada, diferenciada entre Transtorno Fonológico ou Transtorno Fonético. Foram realizadas 229 coletas de fala, onde 41% (94 crianças) apresentaram alteração. A origem mais comum foi Transtorno Fonológico, sendo o processo fonológico mais comum Redução de Encontro Consonantal – REC. Através de ações como esta, busca-se a promoção e prevenção em saúde no contexto da escola, visando a melhoria de qualidade de vida em aspectos de educação e saúdeItem Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas(Proex/Unila, 2017) Silva, Ciriane Jane Casagrande da; Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá; Garcia, Fernanda AlbertinaA inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação no sistema regular de ensino tornou-se um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais no Brasil. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica nas escolas regulares, visando à permanência e o sucesso das aprendizagens desses estudantes. Portanto, capacitar os futuros docentes que atuarão em escolas regulares é de suma importância, pois várias pesquisas têm evidenciado que os mesmos sentem-se despreparados para realizar a educação na perspectiva inclusiva conforme Vitaliano (2007); Portelinha e Baseggio (2005); entre outros. O curso de capacitação objetivou oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bolsistas de acessibilidade educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a reflexão sobre as metodologias, recursos e adequações curriculares que a escola pode dispor, para atender os estudantes público-alvo da Educação Especial, propiciando que a pesquisa e a extensão se complementem. As oficinas foram ministradas por docentes da Educação Especial e LIBRAS com carga horária de quarenta horas. Os certificados foram emitidos pelo PROEX aos participantes que obtiveram no mínimo 75% de frequência. Participaram sessenta acadêmicos e bolsistas oriundos de dez cursos de Licenciatura da UFSC. Uma nova edição do curso pelo PROFOR irá ocorrer em outubro de 2017 e há um convite para que o mesmo seja ministrado para todos os Colégios de Aplicação das Universidades Federais do Brasil em 2018, demonstrando sua relevânciaItem Apoio a formação do Grupo de Consumidores de produtos orgânicos, agroecológicos e coloniais em Ivaiporã-PR(Proex/Unila, 2017) Diniz, Ellen Rubia; Mouro, Gisele Fernanda; Rojo, Wesley Heron de Mattos; Santos, Francieli Camilo dos; Lizarelli, Paulo Henrique; Lazzarin, André Luiz; Paiva, Fernanda Alves deO apoio à formação do grupo de consumidores de Ivaiporã é uma ação efetiva no avanço da inclusão produtiva dos agricultores em processo de transição agroecológica na região de Ivaiporã. Atualmente participam sete famílias agricultoras do Assentamento 8 de Abril do município de Jardim Alegre-PR. O Grupo de Consumidores de Produtos Orgânicos, Agroecológicos e Coloniais em Ivaiporã-PR tem como público alvo profissionais formadores de opinião de alguns segmentos da sociedade de Ivaiporã, tais como funcionários públicos, educadores, nutricionistas, médicos, dentistas entre outros profissionais da área da educação e da saúde. O projeto visa conectar o grupo de agricultores aos consumidores, construir um processo de agricultura apoiada por uma comunidade mais consciente através de um canal de mercado baseado em circuitos curtos de comercialização. Atualmente o grupo de consumidores conta com 27 participantes e uma média de 11 cestas entregues por semana. Em média são ofertados ao grupo de consumidores 40 tipos de produtos: frutas (29%); aromáticas/condimentares (24%); hortaliça raiz (15%); processados (polpas e temperos) (12%); doces de origem vegetal (5%); hortaliças fruto (2%) e hortaliças folha (2%). Ao final do projeto tanto o grupo de agricultores deve estar fortalecido, como o grupo de consumidores deve estar independenteItem Desenvolvimento de atividades interativas sobre questões ambientais com crianças carentes de Escolas Públicas: uma ação desenvolvida no Projeto Rondon - Operção Forte dos Reis magos/RN(Proex/Unila, 2017) Grigoleto, Marlos Wander; Ferreira, MicheliDurante 16 dias do mês de julho de 2016, a UTFPR – Câmpus Medianeira participou do Projeto Rondon, realizando ações no município de João Câmara no estado do Rio Grande do Norte. Um dos focos das atividades desenvolvidas foi envolver crianças carentes de escolas públicas, empregando a educação ambiental de modo não formal. Para facilitar a abordagem das crianças, os rondonistas criaram dois personagens infantis: os palhaços Pipoca e Minduim. O resultado foi produtivo, pois com o desenvolvimento da ação, percebeu-se que as crianças compreendiam o objetivo das atividades propostas e as executavam corretamente. Optou-se por uma linguagem e metodologias compreensíveis à realidade em que as crianças estavam inseridas, para facilitar a formação de multiplicadores de conhecimento e desenvolver suas habilidades na busca de alternativas para os problemas ambientaisItem Bacia de Evapotranspiração, uma forma eficiente no tratamento do esgoto na zona rural(Proex/Unila, 2017) Crispim, Jefferson de Queiroz; Marchezoni, Izabela Rosa; Athaydes, Tiago Vinicius SilvaNo Brasil o tratamento de esgoto ainda é muito baixo, especialmente em áreas rurais de agricultura familiar e com isso se tornaram indispensáveis à criação de tecnologias alternativas para a recuperação dessas áreas contaminadas no campo, em especial em propriedades agrícolas que se encontram próximas as margens de rios. O Laboratório de Pesquisa Geoambiental da Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão vem realizando pesquisas com saneamento rural por meio da implantação de estações de tratamento de esgoto modelo Bacia de Evapotranspiração (BET) na comunidade Muquilão no município de Iretama. Esta alternativa sustentável visa à redução da poluição e a contaminação das águas nas propriedades atendidas, pois na maioria das residências ainda são usadas fossas negras e sumidouros e o resíduo estocado pode provocar contaminações do solo e água, além da formação de gases e odores desagradáveis com presença de insetos, podendo ocorrer desabamentos laterais com riscos de acidentes aos moradores e animais. Resultados de eficiência das BET’s encontram-se dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional do Meio AmbienteItem Jogos Lógicos de Tabuleiro na escolas do campo(Proex/Unila, 2017) Giordani, Liliane Ferrari; Ferreira, Aline GuterresO projeto de extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro “LoBoGames” tem realizado atividades junto às Escolas do Campo que os educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão inseridas no seu Tempo Comunidade. Este projeto envolve atividades com Jogos Lógicos de Tabuleiro, organizados em módulos, segundo o seu princípio de funcionamento, em uma ordem didática de apresentação de acordo com a complexidade das suas regras. São jogos originários dos mais diversos povos, desde os conhecidos, como Xadrez até jogos de origem africana como Tsoro. No decorrer do ano de 2016, foi desenvolvido o primeiro módulo do catálogo de jogos, com a preocupação de apresentar a possibilidade de inserção dos jogos no processo de aprendizagem dos estudantes. De acordo com pesquisas prévias, obtivemos como resultado, uma grande aceitação desses sujeitos e o interesse do desenvolvimento dos módulos seguintesItem Projeto Rondon: a multidisciplinaridade como fator de transformação no Município de itapuã do Oeste/RO(Proex/Unila, 2017) Anése, Rogério Luis Reolon; Camargo, Antony Pereira de; Pes, Carine Brollo; Pereira, Diuliana Nadalon; Moro, Débora; Hedlund, Ezequiel Henrique; Wesz, Fernanda Tamiosso; Machado, Henrique Tamiosso; Góes, Jéssica de; Elesbão, ThamaraO Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, promove a intervenção social executada por estudantes universitários, incentivando trocas de conhecimentos e experiências. Desta forma o presente trabalho visa destacar considerações sobre a participação dos acadêmicos e docentes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul na Operação Cinquentenário do Projeto Rondon. Participaram da operação acadêmicos de diversos cursos e professores do IFFar, campus São Vicente do Sul, os quais desenvolveram atividades no município de Itapuã do Oeste/RO. As oficinas foram elaboradas seguindo os eixos de comunicação, trabalho, meio ambiente e tecnologia e produção. De acordo com a aplicação das oficinas no município, o eixo que apresentou um número maior de participantes, foi o de comunicação, mas é importante salientar que a participação dos demais eixos é essencial, para que desta forma ocorra a interligação e a multidisciplinaridade entre as áreas. Os resultados do Projeto Rondon, foram satisfatórios tanto para a comunidade, quanto para os acadêmicos, pois possibilitou a troca de experiências e também de vivenciar outra realidadeItem Participação na Mostra dos Estudantes da PQ2015 - 13ª Quadrienal de Praga: espaço e design da performance(Proex/Unila, 2017) Luciani, Nadia Moroz ; Mancino, Marcela; Manuel, Bianca de; Almeida, GuilhermeEste trabalho pretende apresentar a experiência internacional de participação de três alunos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Mostra dos Estudantes da PQ2015 – 13a Edição da Quadrienal de Praga, exposição internacional de cenografia, design e arquitetura teatral, proporcionada pelo Programa de Extensão LABIC – Laboratório de Investigação da Cena do Campus de Curitiba II da UNESPAR – FAP no ano de 2015. A participação se deu com o desenvolvimento de pesquisa, criação e execução de um projeto de cenografia conforme orientações das curadorias nacional e internacional, participação na Seletiva Nacional das Escolas Brasileiras de Cenografia na UnB em Brasília e viagem para montagem e apresentação do trabalho selecionado na Exposição Internacional “Brasil: Labirintos Compartilhados” em Praga. Além da participação dos estudantes, a coordenadora do programa de extensão também foi selecionada, com mais 29 artistas brasileiros, para compor a Mostra Nacional “Brasil: Tudo pro Recomeçar” da PQ2015. A seleção para participar de duas das seções de uma das maiores exposições mundiais da área do Design para a Performance ressalta o potencial de internacionalização da UNESPAR, seus estudantes e professores, cuja experiência internacional, além de ampliar horizontes e complementar a formação acadêmica, ainda permitiu outras novas conquistas e convites para participação em outros eventos e cursos internacionaisItem Minicurso: o papel das representações imagéticas - a imagem e a (in)visibilidade da população negra na mídia(Proex/Unila, 2017) Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Silva, Marilisa Gonçalves da; Vieira, TamaraO projeto de extensão intitulado “Educação das relações étnico-raciais: diálogos com a Educação Básica” propõe formação continuada às equipes multidisciplinares das escolas atendidas. Tendo como objetivo disponibilizar instrumental teórico e metodológico para que os participantes se constituam propagadores das informações apreendidas junto à equipe multidisciplinar da que faz parte, para que a mesma possa desenvolver um trabalho interdisciplinar de formação dos estudantes e dos professores relativo à demanda da educação das relações étnico-raciais, bem como a implementação da lei no. 10.639/2003 e da lei no. 11.645/2008. A formação proposta foi organizada de forma a unir os âmbitos teórico e prático no processo de ensino- aprendizagem, por meio de grupo de estudos e a aplicação de oficinas. No minicurso a ser apresentado, buscamos provocar a reflexão, ainda que inicial, sobre a (in)visibilização da população negra construída historicamente e retratada intencionalmente por uma grande detentora e perpetuadora das mazelas do preconceito, a mídia. Nossas atividades serão orientadas pela seguinte questão: como construir uma identidade positiva do negro em uma sociedade onde o imaginário social está repleto de imagens discriminatórias? Como avaliação, os participantes devem elaborar e executar plano de intervenção junto a comunidade escolar, garantindo assim a integração entre a teoria e a prática durante todo o processo de formação promovido. Nesta etapa de desenvolvimento das atividades do projeto, não é possível tecer considerações finais, pois estamos no início de nossas atividades. A formação continuada proposta ocorrerá até o mês de novembro, e como se pretende organizar uma coletânea composta pelas intervenções desenvolvidas, a mesma será produzida no período de janeiro a março de 2018Item Educação permanente e apoio institucional em saúde: metodologias para suporte à equipes e articulação com ensino e pesquisa(Proex/Unila, 2017) Righi, Liane Beatriz; Reetz, Fernando Erno; Miguel, Zainer LucasO texto apresenta e analisa intervenções de apoio institucional que articulam atividades de ensino, pesquisa e extensão e que são desenvolvidas com um equipe de atenção básica de território próximo ao campus da UFSM, na cidade de Santa Maria. Destaca a metodologia do apoio e a realização de cadastramento de situações de maior vulnerabilidade com a manutenção de suporte para análise dos processos de trabalho e formas de gestãoItem Banda comunitária da UFCSPA: um espaço de aprendizagem informal(Proex/Unila, 2017) Santos, Marcelo Rabello dos; Brasil, Alissa Costa; Gause, Dominik Campos; Santos, Marcelo Rabello dosA Banda Comunitária é um projeto de extensão da UFCSPA. Iniciado em 2013, busca estreitar laços entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral através da música instrumental. Vem se constituindo como um espaço de metodologia de aprendizagem informal, caracterizada pela ênfase na criatividade e autonomia. Realizou ao final de 2016 seu primeiro concerto independente, em que foram evidenciados para grande público não somente os resultados sonoros de sua trajetória, mas também a importância do projeto para a comunidadeItem Memorial Antonieta de Barros: a experiência de iniciativas de Promoção da Igualdade Racial por meio de projetos de extensão univertiária(Proex/Unila, 2017) Cardoso, Paulino de Jesus Francisco; Luiz, Mariana Probst; Fernandes, Moroni NunesO Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão universitária, de abrangência nacional, interinstitucional e intercentros. Tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial por meio de ações de auxílio e monitoramento da implementação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/2008 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico- raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além disso, tem o diferencial de contemplar a abordagem da temática Africana e Afro-Brasileira, tanto no que tange os currículos e projetos da universidade, como no acolhimento e protagonismo aos/as alunos/as negros/as e cotistas no ambiente universitário. O programa é composto por quatro projetos, sendo eles: Biblioteca de Referência NEAB/UDESC, Observatório de Cultura Afro-Brasileira em Santa Catarina, Observatório de Educação das Relações Étnico-Raciais e Observatório de Políticas das Ações Afirmativas. Para este trabalho, portanto, as ações abordadas com maior enfoque serão: Projeto “Observatório de Educação das Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina”; e Projeto “Observatório de Políticas das Ações Afirmativas”. Ambos os projetos atuam diretamente na construção de uma sociedade multicultural e antirracista por intermédio dos subsídios ofertados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, tendo como público alvo educadores (as), alunos (as), gestores (as) públicos, acadêmicos (as) de licenciaturas e da pós-graduação