SEURS - Artigos científicos
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Item Um mundo através das lentes! ampliando saberes e qualifcando a educação cientifica dos alunos da Rede Pública de Ensino(Proex/Unila, 2017) Bündchen, Márcia; Diaz, Alejandra Bolaños; Neves, Amanda da Silva; Aroni, Marilise Duarte Scherer; Hepp, Diego; Horn, Ângelo Cássio de MagalhãesA compreensão de células, tecidos e outras estruturas microscópicas é favorecida pelo uso de equipamentos de microscopia os quais, em muitos casos, não estão disponíveis nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Visando aprimorar a educação científica dos alunos da rede pública o programa de extensão “Um mundo através das lentes!” proporciona atividades práticas com microscopia óptica e estereoscópica, fazendo uso da estrutura laboratorial do IFRS, campus Porto Alegre. As atividades desenvolvidas atendem as demandas curriculares das escolas e/ou originam-se de propostas vinculadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. Até o momento, foram atendidas seis turmas de ensino fundamental e uma turma de ensino médio e os resultados obtidos permitem inferir que o programa tem alcançado seus objetivos qualificando e complementando a formação científica dos alunos das escolas públicas de Porto Alegre e região. Os estudantes mostram-se satisfeitos e percebem contribuição das atividades desenvolvidas para a compreensão dos conteúdos estudados na escola. Acredita-se que as vivências experimentadas estimulam o interesse pela área de Ciências e Biologia, contribuem para o aprendizado significativo dos conteúdos e para a melhoria do sucesso escolarItem Este lugar também é seu: uma contribuição para permanência dos estudantes indígenas na UFSC(Proex/Unila, 2017) Flôr, Dalânea Cristina; Gomes, Luiza Souza Ioppe; Melo, Veronica SouzaTrata-se de um projeto de acolhimento das crianças, filhas dos acadêmicos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da Universidade Federal de Santa Catarina (LII-UFSC), durante as etapas em que os estudos, que se alternam entre Campus e Comunidade Indígena, ocorrem na UFSC- Trindade. Com este acolhimento objetiva-se contribuir para a permanência dos acadêmicos indígenas na UFSC, proporcionando a interação entre as crianças atendidas pelo projeto e crianças matriculadas nas escolas de educação infantil localizadas no Campus Universitário; a exploração de espaços variados da UFSC, que possibilitem às crianças participarem de atividades interessantes e adequadas à infância; e, a ampliação dos conhecimentos vinculados à diferentes áreas de conhecimentos, adaptados aos modos de aprender e se desenvolver da criança de zero a seis anos de idade. Para realização do projeto buscou-se identificar diferentes espaços e projetos de ensino e extensão que pudessem proporcionar diferentes momentos de interação, brincadeiras e ampliação dos conhecimento das crianças indígenas. A análise e os resultados parciais demonstram que o projeto tem alcançado seus objetivos, proporcionando mais tranquilidade aos acadêmicos para realizarem seus estudos, e promovendo cada vez mais envolvimento das crianças nas atividades propostas, que demonstram a cada dia mais empoderamento de sua identidade e cultura, aprendendo com o outro, mas também contribuído para aprendizado do outroItem Oficinas com adolescentes do MST - sexualidade, diversidade sexual e gênero(Proex/Unila, 2017) Liboni, Maria Therezinha Loddi; Domingues, ElianeO presente trabalho é parte integrante do projeto de extensão “Juventude do campo: oficinas de formação humana, trabalho e cultura” que é desenvolvido desde 2014 em uma escola de agroecologia vinculada ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizada no Estado do Paraná. Os objetivos principais do projeto são: possibilitar aos acadêmicos do curso de psicologia a oportunidade de pensar criticamente a realidade e experimentar, sob orientação, a possibilidade de intervenção e pesquisa; possibilitar aos educandos do curso de agroecologia a oportunidade de expressar suas singularidades e vivências e refletir sobre temas que os afetam diretamente. A metodologia adotada é a realização de oficinas com temas escolhidos pelos jovens do MST. O tema “sexualidade, gênero e diversidade sexual” foi demando tanto da escola quanto dos educandos. Foram realizadas 13 oficinas em dois tempos-escola. As técnicas utilizadas foram variadas: dinâmicas de grupo, mitos e verdades, exibição e discussão de filmes (curtas e longas). Procuramos proporcionar vivências e situações para estimular a reflexão e a expressão do vivido, para superar o enfoque do binômio saúde-doença, habitualmente adotado quando se aborda o tema nas escolas. Os estudantes participaram ativamente das oficinas, atestando a adequação do método para tratar do tema com adolescentes. Pelas avaliações feitas tanto pelos educandos como pela equipe do projeto, acreditamos que a etapa aqui apresentada cumpriu com os objetivos propostosItem Más teatro, menos estrés(Proex/Unila, 2017) Villasanti, Graciela Jara de; Vecca Fariña, Lisa BeatrizEl problema planteado en este trabajo fue la reducción del estrés laboral con la aplicación del teatro como terapia, a partir de técnicas utilizadas por actores en personas no actores. La investigación es de diseño no experimental, en la que se desea comprobar los efectos de una intervención específica, llamada Teatro terapia. Se ha trabajado con una población de 25 funcionarios de la Dirección de Administración y Finanzas del Rectorado de la Universidad Nacional del Este. El análisis de los datos fue realizado de manera cuantitativa, y la discusión de los resultados fue efectuada cualitativamente, llegando a comprobar la hipótesis sobre la disminución del estrés laboral en las personas que participaron de la terapia. Se observó también que algunos ejercicios de contacto físico deben evaluarse para conseguir un nivel óptimo en el alcance que tiene la terapiaItem Plaza sustentable(Proex/Unila, 2017) Martinez, Liliana; Ayala, GustavoPlaza Sustentable, un proyecto de Extensión universitaria de la Universidad Nacional del Este, implementado en el municipio de Ciudad del Este, Fracción Villa Universitaria, kilómetro 8 Acaray, departamento Alto Paraná, Paraguay, en un predio adyacente al campus central de la casa de altos estudios. La plaza contará con una gran variedad de árboles frutales para que los visitantes puedan consumir de manera gratuita. Es un lugar donde la concurrencia podrá realizar ejercicios físicos, caminatas, asistir en charlas educativas, aprender sobre reciclaje, clasificación y eliminación adecuada de residuos domiciliarios y cuidado de los recursos naturales, a fin de mejorar la calidad de vida de las personas. El objetivo es construir conocimiento, abrir espacios comunitarios en el barrio a través de charlas, actividades de convivencia entre vecinos y otras acciones con participación ciudadana La Plaza Sustentable, contará con bancos construidos a base de pilas en desuso mezcladas con cemento y tubos pvc que serán réplicas del proyecto “Shake Pila” de la Facultad Politécnica de la UNE, que cuenta con experiencias exitosas en la implementación de este proyecto que tiene como resultado “La Ecoplaza”. Será también un sitio de recreación incluyendo elementos elaborados con reciclaje de cubiertas, botellas, tapitas; como la instalación de mesas de ajedrez en la plaza, utilizando neumáticos en desusos, con la implementación del proyecto “ECOCHESS”, que tiene como objetivo promover la práctica del ajedrez en la plaza. El proyecto contempla el desarrollo de acciones, y en la medida en que se afiance la articulación de la universidad con la comunidad está realzando alianzas estratégicas con otros actores de la sociedad, como instituciones educativas, Municipalidad de Ciudad del Este y organizaciones. La actividad de Extensión Universitaria se realiza en la comunidad desde el marzo del 2016, donde se ha desarrollado una serie de acciones, con participación de varias facultades de la UNE, que son miembros de la Red de Extensión Universitaria de la UNE (REXUNE). Se construyó parte ecológico para los niños, con participación de actores de la comunidad, se plantaron árboles frutales, ornamentales, se realizaron una serie de charlas y otros procesos de ejecución. En julio del 2017 se aplicó una encuesta socioeconómica para realizar un diagnóstico de la comunidad. La evaluación del proyecto se pretende realizar em noviembre del 2018, a fin de medir el impacto del emprendimientoItem Laboratório de indicadores de Governança Pública: uma proposta para mensurar a efetividade dos gastos na Segurança Pública Municipal(Proex/Unila, 2017) Souza, José Carlos de; Texeira, Arine; Klein Junior, Vitor HugoPressões por maior transparência e accountability tem sido o mote de muitas mudanças no setor público. No entanto, parece existir uma dificuldade de colocar tais conceitos em prática na área de segurança pública. Este trabalho apresenta algumas iniciativas do Laboratório de Indicadores de Governança Pública, do CESFI-UDESC, na criação de indicadores de efetividade dos gastos dos municípios do Estado de Santa Catarina, em segurança pública. São apresentados no trabalho o que foi feito até o momento e quais os desafios na mensuração das ações de políticas públicas para esta áreItem Compartilhando saberes e fazeres com turmas da APAE - Osório através da panificação(Proex/Unila, 2017) Pinto, Flávia Santos Twardowski; Steinmetz, Ana Paula Wagner; Bohn, Agnes ErigOs estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) possuem necessidades específicas relacionadas ao seu intelecto as quais podem estar associadas a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades. A inclusão social é determinante na qualidade de vida das pessoas, pois permite que as mesmas tenham acesso a uma diversidade de recursos que contribuem para o seu desenvolvimento, bem como o trabalho. Entretanto, para o mercado receber esses trabalhadores é preciso que sejam desenvolvidas inúmeras habilidades a fim de prepará-los. Tendo o conhecimento de que a panificação em suas diversas formas tem o poder de trabalhar a motricidade, a habilidade de cooperação e o desenvolvimento de interpretações sensoriais, este projeto foi desenvolvido. O objetivo foi promover o compartilhamento de saberes e fazeres das habilidades acerca da produção de alimentos de panificação com os estudantes da APAE-Osório. A construção desta ação acontece semanalmente por meio de oficinas realizadas com três turmas. As turmas são compostas por estudantes (jovens e adultos) com diferentes deficiências cognitivas, sendo uma minoria alfabetizada. Como método adotado para que todos os estudantes conseguissem compreender as formulações e selecionar os insumos, foram elaboradas receitas lúdicas com ilustrações. O projeto está no seu quarto ano de execução e conta com resultados positivos, como por exemplo, estudantes que replicaram as práticas das oficinas em suas casas junto aos pais; outros foram incluídos no mundo do trabalho em padarias e supermercados. Os resultados podem ser observados também em sala de aula, onde houve uma maior integração das turmas e melhora na aprendizagem de forma global. Desta forma o projeto está fomentando nos estudantes da APAE-Osório a vontade de trabalhar com panificação, bem como promovendo nas instituições, APAE e IFRS a discussão acerca da inclusãoItem Adote ação politécnico(Proex/Unila, 2017) Monguilhott, Michele; Scherer, Jaqueline Beatriz; Machado, Cindy AlmeidaO projeto Adote Ação Politécnico tem como proposta o treinamento e aprimoramento profissional dos adolescentes na faixa etária entre 14 e 24 anos de idade com o objetivo de contribuir no processo de desenvolvimento e formação de adolescentes em situação de acolhimento institucional na cidade de Santa Maria-RS, garantindo- lhes o acesso a programa de aprendizagem gratuito voltado à sua profissionalização. Objetiva proporcionar certa autonomia para adolescentes que vivem em instituições de acolhimento e que, após os 18 anos, ganham as ruas conduzidos por um mundo de criminalidade e abandono. O projeto conta com a parceria do JIJSM, do Ministério Público, da Pró-Reitoria de Extensão, do Colégio Politécnico e do GAIASM. As atividades são desenvolvidas por uma equipe de voluntários e bolsistas, totalizando 140 horas semestrais. Os jovens selecionados são capacitados tecnicamente para sua inserção no mercado de trabalho. Até o momento, os adolescentes receberam certificações nas áreas de alimentos, fruticultura e geoprocessamento. No próximo semestre pretende-se selecionar vinte adolescentes da rede estadual de educação que apresentem distorção idade-série na educação básica. Já foram obtidos bons resultados com a inclusão dos adolescentes na comunidade universitária mostrando excelente integração no convívio com alunos de níveis diferentes de ensino. O desafio atual do projeto está em adaptar as atividades profissionalizantes as dificuldades oriundas da distorção idade-sérieItem Ação e inclusão(Proex/Unila, 2017) Nascimento, Gisele Fraga do; Schwarz, Josi Cristina; Machado, Joice; Haencke, WillianIntrodução: O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos físicos, digitais e pedagógicos, necessários para os educandos, minimizando suas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor, envolvendo a comunidade interna e externa. Definição do problema: cada indivíduo possui uma dificuldade funcional específica e diferente para realizar as atividades do cotidiano, mas muitos deles não tem os recursos adequados às suas necessidades, então ele utiliza os recursos existentes que nem sempre contempla as suas carências, a condição ideal seria possuir um ambiente apropriado às suas características. Objetivo: promover a cultura das diferenças na educação para a convivência na diversidade; adaptar materiais didáticos e pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas inclusos nos cursos regulares ou nos cursos de capacitação promovidos pelo IFRS. Transcrever, escanear, construir material em relevo, descrever imagens, auxiliar os servidores na construção do material para as aulas, bem como divulgar para a comunidade interna e externa algumas atitudes pertinentes; Pesquisar assuntos relacionados a acessibilidade: tecnologias assistivas, softwares educativos, habitação universal, entre outros. Também auxiliar as escolas públicas e especiais do bairro. Justificativa e Motivação: Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. Metodologia: Primeiro levantamos as necessidades dos alunos que precisam de materiais adaptados, após iniciamos a pesquisa para encontrar recursos apropriados para cada necessidade, confeccionamos ou compramos o material, realizamos um teste com o aluno para observarmos se atendemos a sua necessidade e confirmando a eficácia do recurso o material é entregue para o alunoItem Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar(Proex/Unila, 2017) Barroco, Sonia Mari Shima; Vieira, Beatriz Moreira Bezerra; Neves, Daiane de Oliveira; Santos, Débora Lopes de Castro dosJustifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar seu conhecimento para além das fronteiras da universidade. O objetivo principal é fornecer subsídios teóricos metodológicos para professores no atendimento educacional de alunos com deficiência, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Propomos e desenvolvemos a instrumentalização de professores em oito colégios estaduais dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu, caracterizando a formação de professores como uma importante ferramenta de enfrentamento à exclusão e garantia do desenvolvimento do psiquismo dos alunos. A metodologia envolve palestras abertas a professores das redes municipais e estadual, reuniões com diretores e equipes pedagógicas, grupos de estudos, cursos presenciais e acompanhamento da aplicação do conteúdo estudado na prática escolarItem Conversas sobre Cinema Brasileiro(Proex/Unila, 2017) Stecz, Solange Straube Discutir acesso ao cinema brasileiro através de encontros com professores pos sibilitando o acesso à produção audiovisual. Visa sensibilização para narrativas audiovisuais. Exibições mensais de filmes seguidos de debates. Até julho de 2017 foram realizados oito encontros, alguns com a presença dos diretoresItem Debates escolares(Proex/Unila, 2017) Severo, Ricardo Gonçalves; Souza, Nathália Neves deAs ocupações ocorridas nas escolas do estado do Rio Grande do Sul no ano de 2016 tiveram como causa questões que afetam ao conjunto dos estudantes, como a falta de investimento na educação e proposta de implementação de um modelo local da 'escola sem partido', e questões diretas, como falta de interlocução da direção com estudantes. A partir daí estes estudantes passam a perceber a necessidade de um debate sobre o espaço público e sua construção, de modo a sentirem-se parte de sua construção. Assim, o presente projeto objetiva, por meio de debates, palestras e oficinas sobre direitos humanos, cidadania, Estado, movimentos sociais e demais tópicos que serão escolhidos pelo público-alvo, dar continuidade a um processo de construção da participação destes estudantes sobre qual escola gostariam, assim como a forma de realizar política, compreendida não como representação, mas como atividade cotidiana para mudança de situações que são percebidas como passíveis de modificação. O projeto Debates Escolares está na primeira etapa do cronograma com a realização de visitas nas escolas, mapeando a conjuntura social, propondo à diretoria e professores (as) a realização das oficinas com os estudantesItem Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS e o poema haicai: em prol da difusão do patrimônio imaterial à sociedade local(Proex/Unila, 2017) Gaudioso, Tomoko Kimura; Reis, Leonardo Pinto dosO Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS desenvolve através das oficinas de haicai, em parceria com diversas escolas e instituições públicas e escolas estaduais, atividades que estimula a interação social dos indivíduos abrangendo as mais diversas faixas etárias como esta, a de criação literária. O haicai é uma forma poética de três versos de 17 sílabas ao todo, expressa uma percepção da natureza através do kigo, i.e. uma palavra ou expressão que lembre alguma estação do ano. Ao mesmo tempo, serve como instrumento de interiorização do meio em que se vive e de socialização e convivência com o outro. A ação tem como objetivo, introduzir as técnicas da elaboração de haicai à comunidade local, acadêmicos, professores de ensino fundamental e médio assim como para o público em geral, para serem multiplicadores da técnica de composição literária, para que o haicai seja difundido como instrumento de identificação da própria sociedade e para sensibilizar as pessoas no reconhecimento do meio ambiente onde os mesmos estão inseridos além de ser excelente instrumento de interação, não somente local mas como instrumento de interação e integração entre pessoas de diversas regiões. Como Metodologia, faz-se primeiramente a introdução teórica sobre o estilo do poema haicai, sua história e as peculiaridades em relação ao trato dos versos com o meio ambiente e eventos sociais locais. Em seguida, após demonstração de alguns exemplos, os participantes são convidados a elaborarem seus próprios poemas, compartilhando-os em seguida com os demais participantes. Como resultado, os participantes produzem suas obras literárias, utilizando as palavras que reportam a natureza e de respeito em relação à sociedade, numa interpretação zen do ambiente, tomados individualmente ou em conjunto. Ao final da atividade que requer integração, as pessoas se mostram mais comunicativos entre si e, ao mesmo tempo, mais sensibilizados com os acontecimentosItem Oficina: Programa Teko Porâ - práticas integrativas de cuidado em saúde na perspectiva do Bem Viver(Proex/Unila, 2017) Godoy, Maria Gabriela Curubeto; Duarte, Guelle RibeiroConcepções de cuidado ampliado e integral em saúde pressupõe a valorização do saber popular e de práticas embasadas em diversas racionalidades para além da biomédica, problematizando modos de vida que dificultam o cuidado de si, e desgastam as relações entre as pessoas e destas com o mundo. O Programa de Extensão Teko Porã objetiva realizar ações de cuidado integral em saúde, articulando práticas integrativas, promoção da saúde, e arte na perspectiva do BEM VIVER, de maneira a contribuir com as transformações societárias necessárias para garantir os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza. A metodologia do trabalho realiza-se através de oficinas e grupos que envolvem ações de saúde, práticas integrativas, alimentação, plantio agroecológico, arte e geração de renda. A população-alvo são pessoas em situação de rua da Escola Porto Alegre (EPA) e usuários e trabalhadores de Unidade Básica de Saúde. Entre os principais resultados, encontram-se: o reforço para o cuidado pessoal e coletivo; articulação de setores da saúde, educação e assistência social que atendem à população de rua; a disseminação de práticas de plantio agroecológico, e utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais e plantas medicinais. Em um contexto nacional e internacional de desinvestimento em políticas públicas com ampliação das desigualdades, ações que favorecem a articulação de diversos setores e instituições podem contribuir para aprimorar o cuidado ampliado em saúde, visando a uma sociedade socialmente mais justa, alinhada a uma perspectiva de Bem ViverItem Minicurso de Oratória: técnicas para falar com o público(Proex/Unila, 2017) Frare, Laercio Mantovani; Silva, Flavia Manente da; Reis, Lucileia BarbosaA comunicação, na forma oral, é um elemento presente no cotidiano das pessoas, independente da atuação de cada um. Se comunicar bem é uma tarefa dispendiosa visto que inúmeras pessoas apresentam receio ao falar em público. Dessa maneira o principal objetivo de um curso de oratória baseia-se em ensinar técnicas para superar esse receio. O curso foi ofertado para acadêmicos da UTFPR, com foco em apresentações acadêmicas, e para alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, que se preparavam para um concurso municipal de oratória, por meio de mídias digitais e práticas que incentivavam os participantes a se expor e falar para uma plateia. A aceitação do minicurso pelos acadêmicos da UTFPR foi boa, sendo avaliado com média, em torno de, 8,7. Com relação aos alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, o principal resultado foram as colocações dos participantes no concurso “Oratória nas Escolas”: segundo lugar em 2016 e primeiro e terceiro lugar em 2017. Nota-se que trabalhar as técnicas de oratória é uma necessidade crescente e que pode trazer resultados promissoresItem Lógica na escola(Proex/Unila, 2017) Mello, Kelen Berra de; Fontoura, Natã Molina da; Haas, ClarissaNo ano de 2017 o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul iniciou uma parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelina Sassi Comandulli, dando início ao projeto Lógica na Escola que tem como proposta a elaboração de atividades de lógica que são aplicadas quinzenalmente durante um período de vinte minutos em turmas de 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental, com o objetivo principal de melhorar os índices na área de Matemática da Prova Brasil dos alunos de Ensino Fundamental da escola municipal. O projeto é recente e ainda está em desenvolvimento, porém os resultados obtidos até o momento segundo a diretora da escola são positivos, tendo uma boa aceitação por parte dos alunos. Este projeto além de auxiliar a escola a melhorar os índices da Prova Brasil em Matemática, também possui o intuito de incentivar os alunos a desenvolver o gosto pela Matemática e também mostrar aos professores a importância de aplicar atividades que utilizem a lógica em suas aulas, estimulando o raciocínio lógico de seus alunosItem Programa Nupeart Pro..Move: cerâmica e educação(Proex/Unila, 2017) Bortolin, Rosana Tagliari; Gabriel, Aionara PreisConsiderando as capacidades de ralações da cerâmica, o programa de extensão universitária oferecido pelo Núcleo Pedagógico de Educação e Arte – NUPEART, através do Programa NUPEART PRO...MOVE no Centro de Artes – CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, tem promovido a interação da comunidade externa com a comunidade acadêmica de forma intensa e significativa. Além das atividades desenvolvidas dentro e fora da UDESC em Florianópolis, o NUPEART Pro...Move esteve presente em 2016 no Congresso Nacional de Técnicas e Artes do Fogo – CONTAF, em Joinville/SC e no 5o Seminário Internacional – A Cerâmica na Arte Educação em Bogotá/CO, apresentando os projetos desenvolvidos, participando de oficinas e debates com ceramistas e educadores de diferentes países. Esta última participação em evento, a partir de contatos estabelecidos, ocasionou na realização da primeira residência artística promovida pelo programa de extensão. São estas redes de contado, dada pela internacionalização do programa, que estão reverberando e resultando em parcerias fortuitas e enriquecedorasItem As contribuições da formação macromissioneira para a construção da identidade docente(Proex/Unila, 2017) Gastaldo, Luís Fernando; Melo, Débora Kélli Freitas de; Schneiders, Ediane Cristina; Griebeler, Fernanda KunzO Programa de Formação Continuada Macromissioneira (PFCM) constitui uma ação extensionista proposta sob coordenação da Universidade Federal da Fronteira Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social. O programa executado inspira-se em pressupostos teóricos explicitados por Imbernón (2010), Freire (1996), Nóvoa (1999), Tardif (2012). Estabelece diálogo com os docentes e demais profissionais da Educação Básica, possibilitando aperfeiçoamentos vinculados aos seus campos profissionais e, particularmente instigando registros e publicação em e-book de experiências e reflexões resultantes do processo de formação continuada. Neste trabalho objetivamos destacar apontamentos descritos no e-book produzido pelos participantes do PFCM, que permitem considerar avanços na construção de saberes (disciplinares, curriculares e experiências) e de identidade docente e de profissionais da educação, constituídos no próprio processo formativo reflexivoItem Patrulha dental: Amiente Virutal de Aprendizado (AVA) para promoção e prevenção na saúde bucal de pré-escolares(Proex/Unila, 2017) Melo, Emiliana Cristina; Lourenço, Amanda Holanda; Martins, Jéssica CamilaA má higiene oral muitas vezes causada pela falta de instrução e informação faz com que as pessoas tenham comportamentos prejudiciais e nocivos para a saúde. Com o objetivo de desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando Design Instrucional como ferramenta que auxilie na educação, promoção da higiene oral e prevenção de Doenças bucais, esta ação de extensão voltada para crianças em idade pré-escolar elaborou um ambiente virtual que aborda itens como o passo a passo para uma boa escovação e as consequências da má escovação. Como resultados obteve-se um ambiente digital artifícios que cativam as crianças da faixa etária envolvida no projeto, tais como vídeos, jogos e desenhos com personagens criados pela equipe. Conclui-se que, apesar da ação ainda não ter sido validada entre a população de escolha para a ação, é possível prever sua relevante colaboração na educação para cuidado bucal nos pré-testes, com alto interesse por parte das criançasItem Minicurso: oficina de mediações digitais no LALUPE/UEPG - caminho alternativo na formação de futuros professores(Proex/Unila, 2017) Foltran, Elenice Parise; Mayer, Reinaldo Afonso; Foltran Junior, Dierone CésarAs Oficinas de Mediações Digitais no LALUPE – UEPG foram planejadas para aplicar interações no conteúdo das disciplinas nos Cursos de Licenciatura da Instituição. A iniciativa revelou-se como alternativa tecnológica essencial para alunos de todos os cursos, tendo sido ofertada de forma complementar às aulas, em uma estrutura especial que inclui dez computadores com recursos e aplicativos para as práticas digitais. Ao mesclar, com boas orientações5, assuntos abordados nas aulas com expressões visuais, os encontros estabelecem ampliações reflexivas sobre contextos que mesclam educação e tecnologias. As Oficinas, que cumprem etapas de evolução gradual no domínio de ferramentas tecnológicas, são benéficas para despertar, no acadêmico de magistério, interesse em atuações inclusivas que visam ampliar capacidades criativas. As produções, que integram assuntos das ementas com ferramentas tecnológicas, apresentam resultados que favorecem discussão crítica necessária sobre o uso das mídias pelo profissional de educação. As produções acadêmicas publicadas6 e as considerações nos fóruns das oficinas comprovam que é possível avaliar também outros recursos similares, para fortalecer conhecimentos tecnológicos necessários aos futuros professores de nossas escolas