SEURS - Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando SEURS - Artigos científicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 407
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Minicurso: elaboración de ideas proyecto(Proex/Unila, 2017) Andrea, Carbone Verónica; Martín, Erbetta Diego; Andrés, Dohmann RomarioLa política de Extensión plantea que es necesaria la Institucionalización de una perspectiva estratégica con respecto al papel de la Universidad en la Ampliación de las posibilidades de desarrollo de la región, es la interacción creadora entre la Universidad y la comunidad, mediante la cual el quehacer cultural se vincula con el fenómeno social, a través de acciones que puedan contribuir al aporte de innovaciones para el mejoramiento de la calidad de vida. La Extensión Universitaria tiene como destinatarios a la sociedad en general, constituida por los sectores carenciados, las Empresas productoras de bienes y servicios, el sector público y la propia comunidad Universitaria. Se busca mediante este minicurso incentivar a los profesionales y estudiantes en la formación en cuanto a aspectos de extensión, promoviendo el trabajo en equipo teniendo como ejecutores a Docentes e investigadores, alumnos, graduados y personal técnico no docente, enfatizando el trabajo con el medio que nos rodea, haciéndolo participe y ejecutor para la búsqueda de soluciones conjuntas, en la búsqueda continua de la mejora de la calidad de vida de la población. De acuerdo a su naturaleza, los proyectos que surgen de los participantes del taller tendrán un carácter eminentemente diferente, podrán ser educativos, productivos, culturales, sociales ambientales, o conformado por dos o más de éstos ejes temáticos. También veremos como un proyecto que creemos que es íntegramente de investigación puede transformarse en un proyecto de extensión y ampliar resultados, compartir conocimientos multiplicándolos a diferentes sectores socio/educativos, además de ampliar las posibilidades de financiamiento, dado que no es una actividad unidireccional, sino interactiva, que produce un enriquecimiento al sujeto que extiende (Universidad) y el que recibe (Comunidad). En el mini curso se trabaja una actividad de capacitación cuya metodología propone un desarrollo eminentemente práctico sobre la/s temática/s abordada/s, para lo cual se prevé una producción final a modo de ejemplo de resolución de problemas mediante equipos interdisciplinariosItem Liga de enfermagem em urgência e emergência: espaço acadêmico de educação em saúde à comunidade(Proex/Unila, 2017) Avila, Liziani Iturriet; Neves, Aline Bandeira das; Quaresma, Adrieli dos Santos; Godinho, Maria Luzia Machado; Paiva, Ivan Fortes Vasconcelos Campanher; Reinhardt, Ismael Moron de Souza; Noble, Cáren IgureIntrodução: A educação em saúde pode ser concretizada de diversas formas e em múltiplos contextos, na área da saúde, e mais especificamente na área da urgência e emergência, o presente projeto de extensão tem buscado a educação em saúde como forma de capacitar a comunidade para reconhecer uma emergência e realizar seus primeiros atendimentos de maneira segura. Oferecer capacitações para a comunidade é uma forma efetiva de aumentar a sobrevida em casos de emergência. Acidentes podem apresentar-se a qualquer momento e em qualquer ambiente da vida cotidiana, a partir desse fato emergiu a ideia de proporcionar à comunidade capacitações sobre primeiros socorros, visando contribuir para o reconhecimento e para as tomadas de atitudes frente aos agravos de saúde que necessitem de ação rápida e efetiva. Objetivo: Inserir acadêmicos de graduação e de pós-graduação em Enfermagem no planejamento e desenvolvimento de ações voltadas à prevenção de acidentes domésticos e à educação para urgência e emergência envolvendo crianças, adultos e idosos. Metodologia: Vem sendo desenvolvida a prática pedagógica reflexiva, por meio de educação interativa. Esse modelo tem característica viva e oferece constante mudança, através dele o discente torna-se parte da construção do conhecimento. Resultados: A Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência iniciou suas atividades em abril de 2017 e já tem realizado ações educativas junto à comunidade, informando e conscientizando a população sobre os processos de suporte básico de vida, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros. Atualmente, conta com 30 ligantes. São realizadas reuniões periódicas nas quais ocorrem capacitações internas e planejamentos de atividades de extensão. Considerações Finais: Percebe-se que esse projeto de extensão apresenta contribuições tanto para os ligantes, quanto para a comunidade alcançada por meio de suas ações desenvolvidas, as quais proporcionam uma formação cidadã de profissionais enfermeiros, e também, educação permanente para a comunidadeItem Programa Negócio a Negócio do SEBRAE/PR: relatos de experiências das atividades desenvolvidas na edição 2016(Proex/Unila, 2017) Cielo, Ivanete Daga; Frohlich, SamanthaO presente estudo apresenta os resultados do Projeto de Extensão Negócio a Negócio, realizado em parceria entre o SEBRAE e o curso de Secretariado Executivo, da Unioeste, Campus de Toledo. O projeto realizado no ano de 2016 objetivava oferecer, por meio da atuação de acadêmicos do curso, atendimentos e orientação empresarial através da realização de diagnóstico e recomendações sobre a gestão empresarial para aproximadamente 100 empreendedores individuais e/ou microempresários do município de Toledo-PR. Destaca-se que o projeto foi desenvolvido em três fases. Inicialmente, os acadêmicos participantes do projeto receberam capacitação técnica previamente às visitas, nas quais receberam treinamento de 32 horas, ministrado por técnicos capacitados pelo SEBRAE. Na segunda fase, os acadêmicos, capacitados como agentes de orientação empresarial, realizaram o diagnóstico empresarial nas organizações em que atuaram, buscando identificar gargalos que poderiam ser potencializados. Em último momento, realizou- se outra visita às empresas, na qual o agente de orientação apresentava a devolutiva do diagnóstico, a proposição de plano de ação, a apresentação das ferramentas de gestão e das soluções do SEBRAE/PR e realizava o esclarecimento de dúvidas do empresárioItem Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional(Proex/Unila, 2017) Brizolla, Francéli; Martins, Claudete da Silva LimaÉ assegurado a todo ser humano o direito de acessar a educação e permanecer na mesma. Visando auxiliar no processo da inclusão de pessoas com deficiências na Região da Campanha Gaúcha, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) promove as Tertúlias, que são momentos destinados à discussão e troca de experiências entre professores e gestores de escolas. Em 2017, as Tertúlias estão abordando o tema Desenho Universal na Aprendizagem. A primeira intervenção foi realizada na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Aos participantes, foi entregue um questionário contendo 9 perguntas, a fim de reconhecê-los e estudar a presença das diversas deficiências em suas salas de aula. Após a análise dos questionários, constatou-se que a maioria dos presentes possui alunos com deficiência e já participou de outras formações envolvendo o tema inclusão. Também foi possível perceber que os mesmos se sentem motivados a melhorar seu desempenho e em atender da melhor maneira possível os seus alunos. Com a realização da primeira intervenção das Tertúlias envolvendo o Desenho Universal na Aprendizagem, conclui-se que o diálogo e a reflexão são fundamentais para construir conceitos inovadores de políticas escolares inclusivas, de modo a atender as necessidades de todos os alunos, permitindo-lhes usufruir do seu direito à educaçãoItem (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica(Proex/Unila, 2017) Souza, Reginaldo José de; Lindo, Paula Vanessa de FariaEste trabalho apresenta a discussão teórica e as atividades desenvolvidas ao longo do curso (Re) Conhecer o Espaço e as Novas Perspectivas da Geografia, que foi oferecido para onze professores de escolas públicas de Educação Básica do município de Erechim-RS. No segundo semestre de 2016, o curso foi desenvolvido como extensão acadêmica, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, fundamentado nas práticas de ensino sobre a crise ambiental na contemporaneidade. O objetivo central foi desconstruir visões equivocadas sobre discursos como “o fim da natureza” e a “salvação do planeta” para direcionar o entendimento quanto ao grande problema ambiental que realmente deflagra a predação dos recursos naturais e a degradação das pessoas: o nosso atual padrão de consumo, de produção industrial e a concentração de riquezas. A paisagem, conceito operativo da Geografia, também foi estudada para melhor compreender os desdobramentos das ações humanas nas dinâmicas da natureza. O curso foi realizado em quatro módulos: 1) Meio ambiente: em busca de uma conceituação geográfica; 2) Meio Ambiente e Paisagem: como fazer análise ambiental em Geografia; 3) Meio ambiente e desigualdades sociais; 4) Estudo do Meio Ambiente e Práticas Pedagógicas. Os professores cursistas puderam se aprofundar no debate político acerca da questão ambiental e repensar suas estratégias de ensino em sala de aula e em trabalhos de campoItem Contextualização da química na importância da higienização(Proex/Unila, 2017) Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça; Zandoná, Elisiane Teresinha Pretto; Santos, Elisabete DosO presente artigo discute a relação existente entre a vida social e curricular dos alunos do ensino médio na disciplina de química. Destacou-se que o melhor método para diminuir a proliferação de doenças é a prevenção e adotou-se o meio mais comum utilizado na prevenção de doenças que é o uso do sabão e do álcool na assepsia das mãos como bactericida. Este assunto aborda diferentes conteúdos, estando ligadas as disciplinas de Química e Biologia. A educação atualmente aborda a interdisciplinaridade, a qual está associada ao entendimento das disciplinas em suas variadas áreas e a contextualização ao envolvimento do sujeito e objeto. Sendo assim, este trabalho objetiva a importância da aplicação da disciplina de química na vida cotidiana do sujeito e ressalta-se que apesar de haver uma breve orientação presente nos PCN ́S e na LDB, há a necessidade de uma especificação no tema, já que tem a função de orientar os professores com relação à aplicação em sala de aulaItem Patrulha dental: Amiente Virutal de Aprendizado (AVA) para promoção e prevenção na saúde bucal de pré-escolares(Proex/Unila, 2017) Melo, Emiliana Cristina; Lourenço, Amanda Holanda; Martins, Jéssica CamilaA má higiene oral muitas vezes causada pela falta de instrução e informação faz com que as pessoas tenham comportamentos prejudiciais e nocivos para a saúde. Com o objetivo de desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando Design Instrucional como ferramenta que auxilie na educação, promoção da higiene oral e prevenção de Doenças bucais, esta ação de extensão voltada para crianças em idade pré-escolar elaborou um ambiente virtual que aborda itens como o passo a passo para uma boa escovação e as consequências da má escovação. Como resultados obteve-se um ambiente digital artifícios que cativam as crianças da faixa etária envolvida no projeto, tais como vídeos, jogos e desenhos com personagens criados pela equipe. Conclui-se que, apesar da ação ainda não ter sido validada entre a população de escolha para a ação, é possível prever sua relevante colaboração na educação para cuidado bucal nos pré-testes, com alto interesse por parte das criançasItem Programa de extensão lazer e saúde(Proex/Unila, 2017) Marinho, Alcyane; Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo; Oliveira, Gelcemar Farias de; Figueiredo, Juliana de Paula; Marquez, Gabriela; Campos, Geovanna; Curcio, BrunoO programa de extensão “Lazer e Saúde” compreende o lazer como um espaço privilegiado para vivências lúdicas importantes para o desenvolvimento humano e para a promoção da saúde, permitindo a manifestação individual e coletiva de situações que possibilitam, para além do divertimento e do descanso, o desenvolvimento pessoal e social. Esta iniciativa parte do princípio de que as atividades recreativas e educacionais podem influenciar positivamente a qualidade de vida relacionada à saúde. Como objetivo geral visa promover ações comunitárias relacionadas ao lazer e à saúde, atendendo associações, centros de saúde, escolas, creches e a Guarda Municipal de Florianópolis (SC). Este programa é constituído por dois projetos de extensão: “Lazer e Recreação” e “Saúde das mulheres na Guarda Municipal de Florianópolis” e por um evento de extensão: “Brinca CEFID”. As ações promovidas são constituídas por aulas teóricas, expositivas e participativas, e aulas práticas específicas referentes aos diferentes conteúdos culturais do lazer, da recreação, da saúde e exercício físicoItem 90 anos do C.E. Bartolomeu Mitre: valorização e proteção do patrimônio cultural escolar através da criação do Museu do Colégio(Proex/Unila, 2017) Louvain, Pedro; Mariana, MariaMáquinas de datilografar, mimeógrafos e uniformes de fanfarra. Esses são apenas alguns exemplos de bens culturais escolares, uma tipologia de patrimônio histórico ainda pouco explorada. Nessa categoria, inclui-se toda uma variedade de resquícios materiais que constituem testemunho da trajetória histórica da instituição escolar. Sua proteção, conservação e valorização são relevantes por diversas razões. A escola necessita promover e respeitar sua própria história, sob pena de sofrer um dano moral coletivo caso não o faça. Além disso, se não o fizer, dificilmente seu corpo discente o fará. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de valorizar o patrimônio histórico escolar, através da aplicação de uma série de técnicas museológicas de expografia, acompanhadas de oficinas de educação patrimonial e aulas externas. Pretende-se compartilhar o acúmulo da experiência obtida com a musealização de bens culturais em duas escolas da rede pública estadual de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. Esse ano o projeto conta com uma equipe mista, composta por estudantes da Unila e da Uniamérica, fomentando a parceria de ambas as instituições em prol de um objetivo extensionista comumItem AQI na rua: repassado informações, experiências e novas tecnologias aquícolas à população(Proex/Unila, 2017) Lapa, Katt Regina; Hoffmann, Karinne L.; Gogola, ThalitaO projeto AQI na Rua teve origem a partir de uma iniciativa dos egressos em levar o curso de Engenharia de Aquicultura para a comunidade, por se tratar de um curso novo, pouco conhecido e ser muito confundido com outras atividades. Essa ideia tomou forma e foi para as ruas, levando informações, experiências e proporcionando aos graduandos uma rica forma de repassar o conhecimento para pessoas leigas. Durante as mostras eram montadas tendas onde ficavam expostos os materias e animais, para que os participantes pudessem explicar para o público como é o curso e suas aplicações. O projeto foi considerado um sucesso em todas as suas cinco edições pelo grande número de pessoas que não conheciam as funções do Engenheiro de Aquicultura e tão poucos sabiam da existência da aquiculturaItem Nível de aptidão física em praticantes de ginástica(Proex/Unila, 2017) Oliva, João Carlos; Breda, Yara LeticiaÉ imperioso que se diga aqui a extrema importância da contribuição dos órgãos públicos para o desenvolvimento, aprimoramento e crescimento do esporte como um todo. O trabalho de base passa a ser o meio mais confiável e eficaz para o desenvolvimento das modalidades esportivas. A Universidade é uma instituição que pode e deve proporcionar estes espaços, já que sua ação se sustenta no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Oferecendo a comunidade em geral à prática da modalidade esportiva Ginástica Artística – GA, sob uma forma lúdica, com um ginásio totalmente equipado para estas práticas, oportunizando o atendimento para indivíduos com recursos financeiros limitados e sem restrições físicas (inclusão). Também promover um aprimoramento para os discentes do Curso de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado. Buscando através do lúdico e da inovação, fazer com que os mesmos adquiram gosto pela prática esportiva, através de didática específica exigida na modalidade de ginástica artística, oportunizando o desenvolvimento das habilidades motoras básicas de maneira mais prazerosa possível. O Objetivo foi avaliar o nível de desempenho das habilidades motoras, dos praticantes de ginástica sob uma metodologia diferenciada sem a cobrança de resultados, através de participação em eventos de Copa Escolar de Ginástica Artística, promovido pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, parceiro através de convênio com a Universidade. O público alvo foi crianças a partir de três anos de idade de ambos os sexos. Os resultados mostraram mesmo sem cobrança de execução nas praticas esportivas, através de uma metodologia lúdica, todos os participantes obtiveram melhores resultados na comparação de duas Copas Escolares, nas práticas em cada idade, através da soma de pontos atingida nos eventos. Conclui-se que a pratica esportiva através uma metodologia lúdica, proporciona melhoras no desenvolvimento do repertório motor sem tirar o entusiasmo e motivação da modalidade esportivaItem Micropolíticas no contexto de refúgio e migração(Proex/Unila, 2017) Pereira, Viviane Araújo Alves da Costa; Gabriel, MariaO Projeto de Extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária concentra-se no tema dos fluxos migratórios e da permanência de cidadãos estrangeiros, com status de refugiados, portadores de visto humanitário e apátridasItem Extensão entendendo os fenômenos da natureza: ênfase na atmosfera terrestre(Proex/Unila, 2017) Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva; Stefanello, Ana ClarissaO projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), município de Foz do Iguaçu. Tem como principal objetivo o esclarecimento de conceitos relacionados à atmosfera terrestre e suas dinâmicas, em especial a desmistificação da teoria do aquecimento global antrópico. A metodologia utilizada no projeto está baseada na Pedagogia Histórico-Crítica, segundo a qual, o conhecimento se origina e é construído a partir da prática social dos homens. Os impactos positivos do projeto consistem, entre outros aspectos, em proporcionar aos bolsistas uma formação acadêmica complementar e, à comunidade envolvida um olhar crítico a partir da percepção da existência de interesses políticos e financeiros velados e de um melhor entendimento das dinâmicas naturais do planeta TerraItem Brincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a Bicho(Proex/Unila, 2017) Peixe, Rita Inês Petrykowski; Kremer, Laura Pioli; Helm, Raquel Garcia; Fabri, Cássio Angelo; Steinbraenner, Lucas; Stefanello, Arthur Eberhardt; Novais, Milena Casarin de; Ferreira, Helena CarolinaO Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o fomento de vivências e ações extensionistas de educação ambiental junto à comunidade escolar, por meio da utilização de materiais lúdicos residuais oriundos de redes colaborativas. Os brinquedos são produzidos a partir de resíduos limpos obtidos de diversos ramos de atividades industriais e sua criação tem como foco a reflexão sobre as questões ambientais contemporâneas, visando à sensibilização de crianças e jovens no contexto da Educação Básica. As atividades descritas fazem parte de um conjunto de ações que têm como objeto principal os brinquedos criados e produzidos no âmbito desse projeto, cuja ênfase está no fomento às experiências lúdicas voltadas para a educação ambiental numa perspectiva crítica. O primeiro material lúdico desenvolvido pela equipe foi a BICHORUGA, u m a ressignificação do jogo das cinco marias que traz elementos para reflexão sobre a produção, consumo, descarte e gestão de resíduos na sociedade e suas consequências. As ações de extensão têm sido propostas em diversos contextos, atendendo diferentes públicos, desde professores e gestores até crianças do Ensino Básico, na perspectiva do brincar para aprender ou do aprender para brincarItem IFCINE: reflexões sobre cinema e extensão(Proex/Unila, 2017) Peres, Maria Gisele; Nunes, Analice; Ribeiro, LeandroEste trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de extensão “IFCine” que vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul e que teve início no primeiro semestre de 2017. O projeto tem como objetivo fundamental criar um espaço para que os moradores da cidade de São Bento do Sul tenham acesso a obras do cinema nacional e estrangeiro, possibilitando-lhes uma opção de lazer e também de reflexão. Para isso, a equipe que compõe o projeto tem selecionado filmes que, para além de divertir, permitem a reflexão sobre temas que se fazem presentes em nosso cotidiano e que nos inquietam todos os dias, sensibilizando-nos e pautando os valores que construímos ao longo de nossas vidas. A exibição dos filmes é gratuita, aberta à comunidade em geral, com prévia divulgação da sinopse do filme escolhido. Após a projeção do filme, é realizado debate com a presença de convidados que, para além de apresentar suas reflexões sobre o filme/tema projetado, têm a função de estimular a reflexão entre os participantes da sessão. A intenção é incentivar a formação crítica e apreciativa dos participantes, especialmente trabalhando produções brasileiras e alternativas. Importa dizer também que o projeto foi aprovado pela Pró-reitoria de extensão do Instituto Federal Catarinense e foi contemplado com duas bolsas para os estagiários que compõem a equipe. Por ser um projeto ainda em andamento não dispomos de resultados finais, todavia, a frequência dos participantes nas sessões indica que este está sendo bem recebido pela comunidade localItem Criação de um kit de fósseis do Paraná para inserção na Educação(Proex/Unila, 2017) Liccardo, Antonio; Lopes, Christopher Vinicius Santos, Mário CézarNo âmbito do projeto de extensão Geodiversidade na Educação, em atividade na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2011, vêm sendo concebidos materiais para uso no ensino/aprendizagem de geociências. Nesse contexto foi elaborado um material didático de paleontologia que poderá ser, eventualmente, inserido nas escolas do estado. A partir do acervo paleontológico da instituição foram selecionados vinte fósseis conforme critérios de seleção específicos como tamanho, representatividade, beleza e raridade para serem replicados em resina acrílica. Com as amostras selecionadas construiu-se um kit de ensino que busca a apresentação desse tema nas escolas de ensino fundamental, médio e até mesmo no ensino superior. O kit constitui-se das réplicas acondicionadas em caixa plástica personalizada acompanhada de lupa, pincel, suporte em EVA e folheto explicativo associando o tema do produto ao contexto geológico paranaense e, ainda, um código QR para conexão com site do projeto www.geocultura.com. O resultado apresenta baixo custo possibilitando assim maior democratização de acesso, grande portabilidade e praticidade de uso, além de representar alguns dos mais raros exemplares do Patrimônio Paleontológico paranaense. A perspectiva é de que, a partir deste protótipo, se possa viabilizar a sua distribuição nas escolas do ParanáItem A perspectiva das mulheres na Engenharia de software na visão de alunas da área(Proex/Unila, 2017) Souza, Erica Ferreira de; Macedo, Nathiely Laiane Moraes; Felizardo, Katia RomeroA representatividade da mulher no mercado de trabalho ainda é considerada baixa quando comparada a dos homens, principalmente quando são comparadas áreas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI). Em universidades esse número não é diferente quando considerados os cursos na área de TI. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é conduzir um questionário aplicado para alunas de graduação em Engenharia de Software em universidades brasileiras, buscando identificar o cenário atual das mulheres no campo da Engenharia de Software no Brasil e explorar suas dificuldades e influências na área. Como resultado, observou-se que as mulheres que se interessam pela Engenharia de Software são motivadas pela possibilidade de obter estabilidade financeira com essa formação ascendente no mercado de trabalho. No entanto, tais alunas se sentem subestimadas no ambiente da universidade por colegas e professores, além de reconhecerem que o ambiente de trabalho na área para mulheres ainda não é favorávelItem Grupo Movere: Projeto de Dança para indivíduos com paralisia cerebral(Proex/Unila, 2017) Bernardi, Caren Luciane; Ledur, Bruna; Schiefelbein, Maria LauraA incidência de casos com Paralisia Cerebral (PC) em países desenvolvidos é de aproximadamente 1,5 por mil nascimentos. Em países subdesenvolvidos essa incidência é maior, sendo 7 por mil nascimentos. As crianças com PC apresentam disfunções motoras que são frequentemente acompanhadas de distúrbios da sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento. O déficit de mobilidade apresentado por estas crianças leva a diminuição da participação na comunidade e reduz o contato com os pares em atividades e jogos/brincadeiras. Como consequência, o desenvolvimento cognitivo, motor e social é comprometido. Vários autores sugerem que a Dança pode ser uma estratégia terapêutica que vem ao encontro das necessidades das crianças com PC, envolvendo aspectos relacionados à atividade física, treinamento funcional, bem- estar psicológico e inclusão social. A dança parece promover a estimulação emocional, social, cognitiva e física. A prática da dança com enfoque terapêutico busca estimular a aquisição motora de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo habilidades, tanto em indivíduos típicos, como em indivíduos com alguma patologia e/ou disfunção. Diante disto e reconhecendo as necessidades das crianças com PC, o projeto foi desenvolvido para promover, através da vivência da Dança, benefícios psicomotores, cardiorrespiratórios, cognitivos, emocionais e socioculturais às crianças com Paralisia Cerebral matriculadas na Escola de Educação Especial do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (CEREPAL). As aulas são realizadas com a frequência de uma vez por semana. A equipe é composta por acadêmicos dos cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). De acordo com uma avaliação realizada com os alunos do CEREPAL em agosto de 2016, ao final de 12 meses de projeto, houve contribuição para a construção e a manutenção da saúde física, mental e afetiva, bem como o desenvolvimento da autonomia e participação social das crianças com PCItem Qualidade de água e do leite nas propriedades rurais do sudoeste do Paraná(Proex/Unila, 2017) Starikoff, Karina Ramirez; Witt, Ana Paula; Frizzo, Adriane FerreiraA água utilizada no processo de produção de leite, tanto para limpeza do ambiente quanto dos tetas e equipamentos de ordenha, pode afetar a saúde do animal, a qualidade do produto e a saúde do consumidor, pois pode carrear microrganismos para glândula mamária, bem como e comprometer a qualidade do leite. Este projeto teve como objetivo avaliar a qualidade da água utilizada na higienização do processo de ordenha (animal, utensílios e equipamentos), a qualidade do leite obtido antes da coleta pelo laticínio, acompanhar todo o procedimento de ordenha e orientar sobre boas práticas de ordenha nas propriedades rurais produtoras de leite de Agricultores Familiares do município de Realeza e proximidades. Foram coletadas amostra do ponto de água de dentro da sala de ordenha e do leite produzido de oito propriedades leiteiras para análise microbiológica. A ordenha de todas as propriedades foi acompanhada desde a chegada dos animais até a liberação dos mesmos, com observação detalhada de cada etapa. Todas as amostras coletadas não se enquadraram, em algum dos aspectos analisados, nos limites estabelecidos pela legislação vigente. Os principais pontos problemáticos em comum observados na ordenha serviram para a confecção de um manual de orientação sobre Boas Práticas de Ordenha, disponibilizado aos produtores. A qualidade da água é um importante fator para o sucesso e rentabilidade dos sistemas de produção de leite, assim como, para a garantia da sanidade animal, segurança alimentar e sustentabilidade ambientalItem Programa Música no IFRS - Campus Osório: 5 anos de atuação junto à comunidade(Proex/Unila, 2017) Schmeling, Agnes; Pedroso, Gabriela HahnO programa Música no IFRS, Campus Osório está em seu quinto ano de execução, com atividades Schmeling. É regido pela Lei coordenadas pela professora de música Agnes 11.769/08 e da atual Lei 13.278/16 que objetiva o ensino e aprendizagem da Educação Musical na Educação Básica e pelas Leis No 10.639/03 e No 11.892/08 que estabelece a obrigatoriedade da oferta de conteúdos históricos, artísticos e culturais da população afro-brasileira e indígena. O programa objetiva a promoção da cidadania dos musicalização no âmbito escolar participantes, o resgate da cultura, e da comunidade, a oferecendo principalmente atividades musicais à comunidade interna e externa por meio de diferentes projetos. A metodologia utilizada nos projetos são semelhantes por realizarem seus ensaios e atividades semanalmente e tem seus repertórios escolhidos pelos próprios integrantes; as oficinas de instrumentos musicais e plantões musicais são ministradas em pequenos grupos ou individualmente para um público interessado em desenvolver suas habilidades musicais. Todos os projetos são anuais, ou seja, ocorrem de maio a novembro, são abertos e/ou atuam com a comunidade externa. O Programa, em 2017, tem em torno de cento e trinta pessoas participando diretamente em suas ações, e se torna relevante por proporcionar à comunidade o acesso à música, por valorizar a música no cotidiano dos participantes como importante linguagem e elemento sociocultural e cumprindo com as leis supracitadas