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Item Cinema: linguagem audiovisual.(2012) Exequiel, Gonzalo; Gasco, Castillo; Machado, Fernando Antonio; Rosa, MarliNessa comunicação será tratada a confluência das duas linguagens que formam o cinema: a visual e a sonora, em especial a música. No Século XX tivemos a crescente importância social do cinema enquanto formador e reprodutor de novas sociabilidades, formas de viver, de pensar e de agir na sociedade. Como enfatiza Ney Carrasco, é o cinema que inaugura o conceito de linguagem audiovisual, o que se tornou possível graças à crescente sofisticação não apenas dos meios de filmagem e transmissão, mas principalmente através da sincronização do visual com o sonoro – o que envolveu, convém ressaltar, não apenas aspectos técnicos, mas, sobretudo, estéticos. Com técnicas capazes de incorporar as falas, os sons naturalistas e a música como parte integrante da banda visual, não é raro, enquanto espectadores, nos esquecermos de que há no produto final duas linguagens em confluência e que estão imbricadas na construção de sentidos da película exibida na grande tela. A partir de pesquisas realizadas em diferentes áreas do conhecimento dedicadas ao estudo do cinema e de seus produtos, foi elaborado o projeto de extensão “Som, Câmera, Ação: a Música no Cinema”. Entendendo o espaço de lazer como fundamental na construção de um ambiente de convivência e integração social e cultural, esse projeto, em estágio de finalização, tem como objetivo central colaborar com a oferta desses espaços para a comunidade e, ao mesmo tempo, proporcionar mais uma oportunidade de crescimento e troca intelectual, social e afetiva. Para tanto, realizamos uma parceria com o SESC de Foz do Iguaçu, onde o projeto está realizando as exibições do filmes, seguidas de análises comentadas pela equipe do projeto e um bate papo informal com os presentes. Apresentamos como justificativa para a realização desse projeto de extensão o fato de o cinema e a música serem duas expressões artísticas amplamente presentes na vida cotidiana. A criação de um espaço de fruição e reflexão sobre o imbricamento dessas duas linguagens visa tanto o prazer despreocupado, nos termos de Walter Benjamin, quanto a integração visada pela UNILA em seus projetos de extensão, que visa não apenas sua comunidade, mas, principalmente, toda a sua comunidade circunvizinha. Nessa comunicação, apresentaremos parte do nosso trabalho de pesquisa realizado a fim de estruturarmos e darmos embasamento teórico ao nosso projeto. A partir de leituras sobre o cinema, em geral, e sobre a relação cinema-música, em específico, foi possível desenvolver um conhecimento sistematizado sobre a área e um olhar diferenciado sobre a linguagem audiovisual, lidando com aspectos importantes para a construção de sentidos na narrativa cinematográfica.Item Anais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar"(2012-06) Ciacchi, Andrea; Teixeira, Andrea de Chermont; Cruz, Andréia da; Almeida, Denner Mariano de; Castilha, Eduardo Dalcin; Delgado, Eliane; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Barbosa, Fernando Cesar Mendes; Danelli, Lucas; Aguiar, Lucas de Moraes; Moura e Silva, Luisa Maria Nunes de; Monteiro, Samuel RodriguesA indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros profissionais egressos de uma universidade inovadora. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade, ética e compromisso com a transformação da realidade. O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila colabora para a avaliação e a exposição pública dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi, pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”.Item Os processos de organização política e as atuais estratégias de luta dos povos Avá Guarani na luta pela terra(2012-06-05) Silva, Maíra Santina Terra Alêxo; Guanaes, Senilde AlcântaraO projeto no qual este trabalho está situado propõe investigar processos de reconhecimento territoriais de - sencadeado pelos Avá Guarani, situados entre o Brasil, Paraguai e Argentina. A pesquisa tem como eixo central as formas de expressão e organização dos movimentos indígenas protagonizados pelos Avá Gua - rani da Tríplice Fronteira, procurando conhecer quais são as suas demandas e como suas lideranças políti - cas, espirituais e educativas se articulam entre eles próprios, a sociedade civil, os governos nacionais, as agências não governamentais e outros movimentos sociais de luta pela terra. O trabalho apresentado aqui é uma pequena parte da pesquisa e traz como foco uma esboçada etnografia politica da organização de li - deranças Avá Guarani situadas em aldeias do Paraná, mais precisamente nos municípios de Santa Helena, São Miguel, Guaira e Diamante D'Oeste, especialmente na Aldeia Vy?a Renda de Santa Helena, terra que já se encontra em processo de reconhecimento por parte da Secretaria de Assuntos Fundiários do Governo do Estado-PR. Apresentaremos alguns dados coletados durante o Encontro de Lideranças Indígenas reali - zado em dezembro de 2012, além de entrevistas, pesquisa documental, bibliografia sobre o assunto, etc., onde pudemos observar não apenas as formas de dircurso e de articulação entre as lideranças como tam - bém as rupturas e contradições inerentes ao processo de construção política. Os agentes externos que compõem esse processo: como a Oscip Guarani, a Caopi Indígena, a Itaipu, a Cimi Sul, Apisul, Parque Nacional, Funai e os governos estaduais e federais dos demais países que abrigam povos Guarani, são também parte importante da nossa análise, mas ainda serão investigados pelo nosso grupo de pesquisa, já que abrigam uma documentação e material importantes para a compreensão da organização e trajetória fundiárias desses povos. Realizamos um mapeamento prévio e panorâmico da relação entre os Avá de Santa Helena e outros grupos indígenas da ?Nação? Guarani, observando sobretudo a relação política e organizacional, e como elas se dão no âmbito das culturas e dos referenciais indígenas. A trajetória políti - ca dos Avá desta região tem nos indicado que em torno da luta pela terra, do seu reconhecimento e legali - zação, há também um desejo de emancipação política que passa pela construção de formas diferentes de cidadania. Temos procurado entender essas formas sem separá-las do processo de luta pela terra.Item América Latina: Formando uma Consciência Integracionista(2012-06-05) Oliveira, Karina Fernandes de; Oliveira, Adelmo Laurentino de; Lima Pérez, Keren Cris; Alonso Marichal, Rodrigo; Souza, Nilson Araújo de“Formando uma consciência integracionista” é um projeto que consiste em levar à comunidade a visão de uma necessidade histórica da integração latino-americana. Assim, a partir de noções básicas de história, geografia, política e economia, foram discutidos os métodos de integração latino-americana baseados na cooperação. No primeiro mês de trabalho, realizou-se a preparação dos integrantes do projeto com o material bibliográfico para introdução ao tema da integração latino-americana. Posteriormente, foi feito o contato com a coordenação pedagógica e os professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde o projeto está sendo implementado. Neste contato, o projeto foi apresentado, com o respectivo cronograma e suas perspectivas. Terminada esta primeira fase, começaram-se as preparações das aulas, oportunidade em que os integrantes estudaram o tema de cada aula específica. Logo depois, realizaram-se reuniões para intercambiar o conteúdo estudado. A seguir, preparava-se o material da aula, o qual tem sido entregue antes ou durante a aula para os estudantes. Terminado este processo, preparavam-se as aulas coletivamente. Após a preparação de cada aula, entrava-se em contato com a coordenação pedagógica do colégio para que esta marcasse uma data para ministrá-la. Foram dadas quatro aulas, durante as quais não somente apresentava-se o material elaborado, mas também apresentava-se o conteúdo por meio de aulas expositivas com uma certa variedade entre elas. Houve aulas com música, imagens, jogos e questionários individuais. Além das aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, os integrantes do projeto o apresentaram no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e se enviou um resumo para o Congresso do Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina(CEPIAL), esperando-se apresentar no mês de julho de 2012. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o primeiro contato dos estudantes do Terceiro Grau (Magistério) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com uma temática nova e ausente em suas grades curriculares: a questão da América Latina como um todo, a construção histórica de sua condição de região periférica e dependente e o problema da integração entre os países que a conformam. Relacionado ao anterior, visualizamos uma formação de consciência por parte dos alunos a respeito da importância da temática para nossos povos. Quanto à equipe de bolsistas e voluntários, identificamos um aumento importante na interação com a temática da América Latina, assim como uma aprendizagem no terreno pedagógico derivada do próprio exercício de preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Analisando em perspectiva, outro saldo registrado foi a própria experiência, no sentido de que se desenvolveu um projeto-piloto que será replicado e melhorado para futuros colégios e um número maior de países. Logrou-se também reunir materiais didáticos que servirão como insumo para próximos projetos. Por fim, acreditamos haver contribuído para uma maior aproximação entre a UNILA e a comunidade na qual se insere.Item Modernização e expansão das infraestruturas logísticas e o sentido da fluidez territorial na América do Sul(2012-06-05) Harlos, Fabiana Cristina Giehl; Xavier, Marcos Antonio de MoraesO plano de trabalho teve como objetivo identificar os principais portos do da América do Sul e os produ - tos agrícolas por eles exportados, bem como, identificar os projetos da IIRSA voltados para implantação e modernização das infraestruturas logísticas sul-americanas. Para tanto, foram analisados documentos ofi - ciais, artigos, livros, teses e homepages dos governos dos distintos países pesquisados. A primeira etapa consistiu no mapeamento, caracterização e identificação dos principais portos da América do Sul e no le - vantamento de informações sobre os produtos que são escoados a partir das rodovias e ferrovias articula - das a eles. No campo das modernizações, foram analisados os projetos para implantação e modernização da infraestrutura logística na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul Americana – IIR - SA. Os resultados obtidos até o momento indicam que, a partir dos anos 1990, graças às políticas voltadas aos estímulos às exportações, os portos ganharam destaque nas ações dos Estados, em função de serem necessários para o desejado aumento dos fluxos de mercadorias para o mercado internacional, corrobo - rando para um regionalismo aberto que busca a geração de superávits na balança comercial, destacada - mente com a negociação de produtos primários. Entre estas ações, destacam-se as privatizações e moder - nizações de suas infraestruturas com investimentos em equipamentos específicos como transtêineres e obras de aumento de calado para que os portos possam receber navios de maior porte. Até o presente mo - mento, a modernização dos portos, bem como das demais infraestruturas logísticas, fortalecem os fluxos extracontinentais e entre as próprias economias sul-americanas. Os principais portos do continente se con - figuram como polos logísticos destinados à viabilizar as exportações de produtos primários, entre os quais se destacam os produtos agrícolas, o que os associa a possibilidade de consolidação e expansão de regiões de elevado grau de especialização produtiva agrícola, na media em que a fluidez na circulação da produ - ção é um dado chave para o ganho de competitividade nos mercados internacionais.Item El IIRSA en Bolivia: Carretera Villa Tunari – San Ignacio de Moxos(2012-06-05) Verazaín Zuazo, Maya Gabriela; Borges, FábioEl 2000 la reunión de La Unión de Naciones Suramericanas (UNASUR) 12 estados inauguraron la Integración de Infraestructura Regional Suramericana (IIRSA), para megaproyectos de infraestructura, articulación física, transporte, producción, distribución energética, uso productivo de agua y telecomunicaciones, financiados por: Banco Interamericano de Desarrollo (BID), Corporación Andina de Fomento (CAF), el Banco de Desarrollo de Brasil (BNDES). En el marco de la Integración IIRSA, el presidente Morales firmó junto a Lula protocolo de financiamiento de la Carretera Villa Tunari – San Ignacio de Moxos, territorio denominado TIPNIS. Bolivia eje fundamental, en los corredores de tránsito, por su posición geográfica, es un país con relativa participación Regional en desigualdad de condiciones. Los Proyectos IIRSA hace que algunos países chicos como Bolivia estén en desventaja al negociar, dice un representante del Foro Boliviano sobre Medio Ambiente y Desarrollo (FOBOMADE): “Estos proyectos, buscan crear identidades regionales con fines separatistas, modelo en contraposición a los ideales actuales bolivianos” (Molina, P. Coordinadora Nacional del FOBOMADE, 2008 ) . Bolivia tiene problemas: pobreza, marginalidad, y limitado acceso a los servicios básicos. Sectores afectados como las comunidades de pueblos indígenas de la Amazonía, que supuestamente estarían resguardados por el Convenio 169 de la Organización Internacional del Trabajo (OIT), la Declaración de Derechos de Pueblos Indígenas, los más vulnerables. El Estado reconoció el Territorio Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (TIPNIS) Área Protegida; ley de la República. Los pueblos indígenas, la sociedad en general tienen derecho y obligación al resguardo del territorio y tierras que tradicionalmente han poseído, en este caso el TIPNIS. Una cantidad perceptible de los proyectos ha presentado movimientos de protesta, en las cuales el dialogo entre el gobierno y la población es divergente. Por eso pensamos que sería necesario buscar un punto neutro de negociación en la cual las poblaciones vulnerables puedan proponer formas viables y sustentables de implementación, así como la divulgación y la consulta previa pueda ceder al gobierno una legitimidad de acción dentro su propio territorio. La carretera Tunari – San Ignacio de Moxos, proyecto que atraviesa el centro del TIPNIS partiéndolo en dos, causa infinidad de impactos al la biodiversidad de este territorio en su mayoria irreversibles sin contar que es la fuente de agua más grande de Bolivia. La metodología adoptada fue la investigación bibliográfica y el levantamiento de datos empíricos, que aportó a nuestra investigación una visión amplia sobre las posiciones gubernamentales, sociales y teóricas, siendo base para continuar la búsqueda de alternativas viables profundizando más en el contraste social, ambiental, gubernamental e internacional que envuelve una integración regional equitativa.Item Políticas sociales de juventud en Paraguay y Uruguay(2012-06-05) Marie Demelenne, Julien; Martins, José Renato VieiraA partir del "Proyecto Políticas Sociales de Juventud en los Estados Partes del Mercosur", se pretende analizar los casos específicos de Paraguay y Uruguay. Pero sin antes realizar una introducción a los deba - tes acerca de los conceptos claves de esta investigación: Juventud, Políticas Sociales, Mercosur, Participa - ción, entre otros. En cada uno de los países se presenta un análisis de los últimos años teniendo en cuenta tanto la realidad juvenil dentro de cada uno de los Estados, así como las políticas adoptadas por las insti - tuciones estatales (Vice Ministerio de la Juventud (VMJ) en Paraguay y el Instituto Nacional de Juventud (INJU) en Uruguay) así como regionales dentro del mismo Mercosur. Dentro del Mercosur, se analizaron de forma más específica los casos de Paraguay y Uruguay como Estados Partes; en los que se observa cambios de perspectivas y un incentivo a las políticas sociales de juventud en los últimos años. Así como una nueva concepción de la juventud, que pasó de ser de una transición entre la niñez y la vida adulta, para ser una fase con plenitud en sí misma con sujetos con derechos plenos. También se presenta la idea de juventudes, como una idea integradora de la diversidad que implica hablar de juventud en los últimos años. Así mismo, la influencia del Mercosur en la construcción de estas políticas. Un Mercosur más soci - al en comparación al inicial de la década de los 90.Item Programa para o cálculo de fluxos de população correspondentes aos processos Vibration-Vibration e Vibration-Translation(2012-06-05) Santos, Andrey Araújo dos; Konzen, Pedro Henrique de Almeida; Garrido Arrate, Juan de DiosNo presente trabalho estuda-se espécies moleculares vibracionalmente excitadas, em condições de dese - quilíbrio termodinâmico. A motivação geral do presente trabalho é dada pela diferença existente entre as medições dos perfis de concentração do ozônio estratosférico e aquelas calculadas teoricamente utilizan - do o mecanismo de Chapman (problema do déficit de Ozônio). Para o estudo dos mecanismos foi desen - volvido um pacote computacional para resolução dos modelos matemáticos, o pacote é chamado de OZO- NE1DP. O pacote consiste numa interface orientada-a-objeto paralelizada que faz uso do pacote computa - cional livre CVODE, capaz de solucionar equações diferenciais ordinárias não lineares de primeiro ordem com condições iniciais. No pacote computacional não consideramos a variação de temperatura durante os processos, embora seja conhecida a possibilidade de sua ocorrência. Tomamos apenas a temperatura inici - al de vibração e de traslação. O pacote foi estruturado em forma de blocos que simulam os processos in - dependentes. Foram utilizadas na investigação gases diatômicos homogêneos não-reativos. Para a valida - ção do programa foram utilizados problemas que envolvessem processos vibratrion-vibration, e que en- volvessem processos vibration-vibration e vibration-translation, usando moléculas do gás Nitrogênio ou do gás Oxigênio. A validação foi facilitada pelo fato da existência na literatura das soluções analíticas dos problemas em estudo. As simulações realizadas cobrem um adequado conjunto de temperaturas iniciais e, por tanto, de condições iniciais de excitação. Os processos foram simulados até alcançar o estado de quase-equilíbrio. Para o estudo dos processos vibration-vibration foi usado o modelo de trocas de um quanto, segundo o qual o ganho de um quanto de uma molécula é igual a perda de um quanto por outra molécula. Dentro desse modelo foi verificado que se chega a uma distribuição de Treanor de quase-equi - líbrio como é indicado na literatura. Nos processos vibration-translation temos os processos de colisão entre duas moléculas, onde um quanto de energia passa dos graus de liberdade vibracional à translação molecular, isso corresponde a variação de temperatura do sistema, nesses processos a solução quase-esta - cionária leva a uma função de distribuição de Boltzmann. Os modelos estudados consideram o modelo anarmônico das moléculas diatômicas.Item Regiones de especialización productiva en commodities agrícolas de exportación en América del Sur(2012-06-05) Gómez Lombide, Micaela; Xavier, Marcos Antonio de MoraesEl presente trabajo se propone la realización de una base de datos de la situación de los países que confor - man América del Sur con relación a su inserción económica y productiva en el mercado mundial durante la última década del siglo XX y la primera del XXI, enfocándose particularmente en la variable de la evo - lución de las exportaciones de productos agrícolas durante este período. Es de resaltar el hecho de que vi - vimos en un período histórico en el que por primera vez es posible considerar la totalidad del espacio geo - gráfico como algo empírico. Dicha totalidad está constituida en relación recíproca e interactiva entre las partes que la conforman, aspecto de suma importancia para entender a los países de América del Sur, con sus debidas particularidades y de esta forma entender de qué manera repercuten los cambios económicos, sociales y geográficos propios de este período de manera diferencial a escala regional y nacional. Fenó - menos relacionados con la intensidad de difusión de las técnicas de producción, junto con la modernizaci - ón e industrialización de la misma, el aumento en la dinámica y consolidación de intercambios comercia - les, la aceleración del consumo de recursos y la profunda concentración del capital en grupos hegemóni - cos empresariales, afectan el sector agrícola tornando indispensable analizar: los agentes que promueven este proceso, sus intereses y sus consecuencias de los mismos en relación a la producción de alimentos, las relaciones capital-trabajo, los flujos migratorios entre otros factores involucrados. Es notable el man - tenimiento y, en ciertos casos el aumento de las exportaciones de commodities en América del Sur. Por un lado estos aumentos han significado una reestructuración productiva regional realizándose profundas especializaciones en el territorio a partir de estas producciones, pero por otro lado los mismos no constitu - yen una ruptura en el modelo de la estructura económica productiva. Por el contrario, es claramente visi - ble el hecho de que se está presente frente a una continuidad, en la cual persiste la exportación de produc - tos con escaso valor agregado, generándose en la región una inmensa vulnerabilidad económica y geográ - fica, por estar sujetos a las variables de la dinámica del mercado internacional. Frente a los datos de la evolución de las exportaciones, cabe preguntarse con una mirada crítica, si las consecuencias del direccio - namiento de la estructura productiva de la región, así como las respuestas de la misma hacia los procesos provenientes de las demandas internacionales, son establecidas en base a decisiones e intereses de las mayorías locales, o conforman un sistema en que el comando es lejano y sus participantes alienados.Item Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplatense y el Lunfardo(2012-06-05) Herrero León, Sonia; Bolívar, ThiagoEl proyecto "Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplantense y el Lunfardo" realiza una amplia tarea investigativa de descripción del español hablado en el área del Río de la Plata (Argentina y Uruguay principalmente), y el Lunfardo, sin dejar de lado posibles manifestaciones de estos en otros países de América Latina. Para trabajar estos temas de caracter sociolinguístico, se realizaron transcripciones linguísticas de las llamadas teléfonicas espontáneas del comediante argentino Julio Victorio De Rissio, más comúnmente conocido por el sobrenombre de "Dr. Tangalanga". En el proceso de transcripción seguimos las notaciones típicas del proyecto NURC de Brasil – que tiene su sistema propio de puntuación y otros detalles. Usando el material bibliográfico investigado y parte del corpus de las transcripciones, se desarrollan oficinas abiertas a toda la comunidad académica de foz que en cada una de ellas tratan de un problema sociolinguístico específico observado en el momento en que el comediante y sus víctimas realizan variaciones en el español, en ocasiones especificas que causan los efectos de humor y picardía. Nuestros talleres se pueden aprovechar de distintas maneras. Quienes no tienen el español como lengua materna pueden profundizar sus conocimientos, llegando mucho más allá de lo estrictamente lingüístico; antropólogos, sociólogos, psicólogos y, desde luego, lingüistas, pueden sacar provecho del extenso corpus que estamos transcribiendo. Hasta donde sabemos, las bromas de Tangalanga jamás habían sido estudiadas formalmente desde que empezamos a seleccionar y a transcribir sus grabaciones. Hay, por tanto, un carácter pionero en los debates. Un punto importante, que no se debe dejar de mencionar, es que se espera que este trabajo traiga más atención a una variedad de la lengua española que, a ejemplo de tantas otras, queda prácticamente invisible en el universo de la enseñanza de Español como Lengua Extranjera, cuyos métodos y profesionales casi siempre nos dan la idea de que sólo existe una variedad peninsular (o europea) 'estándar'. Ese tema, no por coincidencia, es el primero que nortea nuestros análisis en las Jornadas.Item Avaliação de métodos convencionais e alternativos de quebra de dormência e homogeneização da germinação em sementes de erva-mate(2012-06-05) Dias, Raquel Rodrigues; Costa, Josiane da; Figueredo, Íris Elsa; Eibl, Beatriz; Rojas, Cristian AntonioA espécie Ilex paraguariensis, mais conhecida como erva-mate, pertence à família Aquifoliaceae, sendo uma das 68 espécies do gênero Ilex conhecidas no Brasil. Por ser uma árvore originária da região subtro- pical da América do Sul que possui tecidos aptos para a preparação de uma bebida a Ilex paraguariensis tem profundas raízes na sociedade do cone sul. A erva-mate tem extrema importância para o pequeno pro - dutor e o meio ambiente, desde importância econômica, cultural até a conservação da biodiversidade, pois se trata de uma árvore nativa. Além disto, várias características realçam seu valor, tais como o poder esti - mulante natural da bebida, um efeito diurético, potencial para diminuir a glicose, e é rica em sais minerais e vitaminas. A planta é comercializada como chá, pó solúvel, essências e erva para chimarrão e tererê. No entanto, a erva-mate apresenta alguns problemas inerentes à sua biologia. Trata-se de uma espécie com poucas décadas de melhoramento genético, o que dificulta o trabalho experimental. Se comparado a ou - tras espécies, as pesquisas desenvolvidas na erva-mate são relativamente escassas.Um fator particular - mente problemático é justamente o processo de germinação, pois a sua semente apresenta dois tipos de dormência (embrião imaturo e endocarpo duro) o que atrasa e dificulta a sua germinação. Visando a me - lhoria da cultura esse projeto foi desenvolvido com o objetivo geral de explorar as diferentes formas de aumentar a produtividade da erva-mate. As estratégias que foram empregadas abarcaram o uso de micror - ganismos potencialmente benéficos, a fim de avaliar o impacto desses microorganismos no processo de germinação de erva-mate. Nosso foco consistiu em utilizar métodos tradicionais e inovadores, os quais foram escolhidos após uma rigorosa pesquisa bibliográfica realizada na literatura disponível sobre erva- mate e outras espécies, na tentativa de descobrir uma forma de diminuir o período de dormência e homo - geneizar a germinação. Os métodos envolveram tratamentos biológicos (inoculação com o fungo benéfico Trichoderma harzianum e a bactéria diazotrófica Azospirillum brasilense),além de tratamentos físicos e químicos, a modo de comparação. O tratamento biológico consistiu na inoculação com microorganismos mergulhando as sementes em uma suspensão aquosa de bactérias ou conídios do fungo. Um grupo de se - mentes sem inocular foi utilizado como controle, sendo mergulhadas em água pelo mesmo período de tempo. Após esse procedimento as sementes foram enxaguadas e colocadas em caixas para germinação, preparadas com areia levemente umedecida e levadas para a estufa com condições controladas para ger - minarem.As sementes se encontram há dois meses nas câmaras de crescimento, esperando a germinação das sementes controle em aproximadamente quatro meses.Item Los siete monstruos mitologicos(2012-06-05) Efrain Zaracho, Santiago; Domínguez Bogado, Denis Ricardo dos; Martinez Rojas, Modesta Maria; Francisquini, Gilson Cesar; Macedo, Maria; Fernandes, Catarina da CostaEn el marco del programa aguas de la integración, se encuentra la investigación sobre el universo cosmológico de los guaraníes, esta es una búsqueda sobre las manifestaciones artísticas y culturales de los guaraníes y de como ellos conciben el universo, la vida, la naturaleza, la comunidad y la familia, la belleza de las cosas que nos rodean. Cuales son las formas en las ellos la interpretan, su manera de pensar y de como observan la vida. Una de las formas particulares de observar la vida y que llamo la atención de nuestra investigación son los mitos y leyendas, que han sido pasados de generación en generación de forma verbal, poseyendo la capacidad de enseñar y dar pensamientos de erudición para la vida cotidiana. Así como el cuidado de la naturaleza, la comunidad y de la familia, tratando hasta en muchas ocasiones de explicar lo que existe dentro de la naturaleza, como también las relaciones interpersonales y muchas otras cosas mas. Sus manifestaciones culturales como la danza, el contar mitos y leyendas, sus artesanías, lengua, costumbres entre otras tantas cosas, nosotros presentamos también la realidad como al mismo tiempo como ellos los guaraníes perciben la suya. Pero sobre todo enfatizamos sobre los mitos y las leyendas, de como estas hasta el día de hoy influyen en la cultura de esta región del Paraná. Para nosotros demostrar de cuanta importancia tiene esto para nuestra cultura y de tratar de no olvidar nuestras raíces y de mostrar a todos sobre la base en las cuales se fomenta la cultura paraguaya y también de la región del Paraná en la cual habitamos actualmente, el cual posee una innumerable riqueza cultural y que posee características que otras regiones no poseen. Hablaremos de forma continua sobre los mitos y leyendas, de sus principales actores y como estos singulares personajes en sus actividades y acciones, tienen algo que mostrarnos y enseñarnos a medida que transcurran las presentaciones de los mismos. Es importante destacar que muchos de estos mitos y leyendas están en guaraní y que para poder hacerlos comprender tuvimos que realizar adaptaciones y traducciones al portugués, para la mejor compresión y discernimiento de todo lo presentado.Item Cursinho Ingressa: experiências e desafios para o acesso ao ensino superior(2012-06-05) Oliveira, Jóhidson André Ferraz de; Paiva, Aline Cristina; Lopes, Tiago Luis Fratari; Araújo, Danielle Michelle Moura dePara a forma de comunicação, explanaremos as várias etapas do processo de desenvolvimento do projeto, evidenciando sua finalidade, que é contribuir para a redução das desigualdades “sócio-educacionais”; além de inserir a comunidade na proposta integracionista da nossa universidade. Desse modo, abordaremos alguns rasgos teóricos da educação popular de Paulo Freire, os quais subsidiam concepções pedagógicas do nosso projeto. No que tange a forma de apresentação, faremos uma exposição que tentará evidenciar as propostas, estruturas, concepções e metas do Cursinho Comunitário Ingressa. Para isso, utilizaremos, a partir de aparelhos multimídias, os materiais didáticos, o formato pedagógico e as bases que foram usadas como arcabouço teórico para a concepção política, ideológica e social do projeto. Para a montagem da exposição precisaremos de: uma sala para abrigar os recursos multimídias e artísticos da exposição; materiais como: papeis sulfites, fitas adesivas, rolo de barbante, impressões, mesas e cadeiras.Item Oficina Cinedebate Unila(2012-06-05) Souza, João Paulo Pugin; Silva, Ariana Mara da; Silva, Bruno López daO programa de extensão universitária Cinedebate Unila tem a proposta de apresentar ao público acadêmico da Unila, bem como à comunidade iguaçuense em geral, produções cinematográficas e documentais acerca de temas recorrentes, geralmente com enfoque para as questões da América Latina. São exibidas produções alternativas, bem como clássicos e obras atuais que possam proporcionar, ao final de cada sessão, um giro de debates mediados pelos participantes do programa, promovendo interação entre o conteúdo apresentado e o conhecimento a ser extraídoItem Oralidades y representaciones simbólicas sobre Machu Picchu(2012-06-05) Aguilar Cordova, Vilma; López Lenci, Mercedes YasmínEl proceso histórico de la ciudadela de Machu Picchu, basada en una recopilación de tradición oral exis - tente en las localidades cercanas, se analiza el proceso sociocultural de la región en la que se encuentra enmarcada, teniendo en cuenta la transformación de costumbres y relaciones culturales vinculadas a la si - tuación geográfica. Desde este punto de vista se destaca una sociedad basada en conocimientos históricos milenarios, un pueblo que ha sabido conservar saberes, usos y costumbres a través de la oralidad de gene - ración em generación. En este ámbito se puede destacar determinadas prácticas de acciones festivas con un valor fundamental expresado en la supervivencia de creencias populares y representaciones. En este sentido una forma de ver la religiosidad andina, es la fiesta del sol. Los cusqueños actualmente siguen re - presentando con el mismo fervor con el que sus antecesores lo realizaban en las esplendorosas épocas del incanato. Se celebra como un rito sincrético em muchas comunidades andinas, aunque hoy conocemos a esta celebración con su nombre quechua de Inti Raymi, en realidad se trata de una festividad común de muchos pueblos prehispánicos de los andes, dicha festividad abarca todo el mes de junio y parte de julio, teniendo cada ciudad sus propios ritos y costumbres llegando a paralizarse la vida cotidiana con efecto de las celebraciones que toman sus avenidas noche y día, por el mismo sentimiento del individuo como una forma de identificarse con su cultura prevaleciendo una unidad cultural, aunque no política con un gran impulso comercial y una lengua própria emparentada como quechua, con la invasión española ha sido in - visibilizada, excluida y negada cultural, económica y políticamente. Sin embargo estamos vigentes hasta ahora com el conocimiento y sabiduría milenaria; es así que nuestra cosmovisión está presente em nuestra forma propia de expresión cultural, el interactuar con el entorno de la pachamama, con los astros, las pac - chas, las wacas, los ríos, los pukgios, las montañas(apus), relacionada con sus llaktas, tenemos una histo - ria oral y escrita, la literatura, la música, la danza, el idioma y la vestimenta, es decir todavía somos un pueblo con identidad, derechos y dignidad a través del tiempo y del espacio trascendental. Machu Picchu encierra todavía muchos de sus secretos. Desde su descubrimiento para el mundo entero en 1911, desde entonces se publican las más variadas teorías en torno de su valor estratégico, religioso y social. La ver - dad este pasado que permanece envuelto em misterio constituye uno delos principales atractivos, pero a la vez representa para el poblador de la zona una de las herencias invaluables en las cuales puede mostrar su respeto y a la vez encontrarse con los suyos, con un presente de verdad en la conciencia local.Item Estudo sobre o desenvolvimento e as relações econômicas da região transfronteiriça(2012-06-05) Lima, Caren Freitas de; Oliveira, Gilson Batista deA análise da região transfronteiriça do Brasil e Paraguai, respectivamente Foz do Iguaçu e Ciudad del Este é dada através de uma revisão bibliográfica para explicitar as relações econômicas da região trans - fronteiriça pautando o efeito polarizador e os efeitos cumulativos desta cidade paraguaia perante a região e as pessoas que dela dependem. Esse estudo não relaciona somente fatores estritamente econômicos, in - clui-se também o aspecto social e político, pois, na complexidade do tema, fatores isolados não demons - trariam a realidade da região. No contexto histórico os laços de ambas as cidades foram estreitados atra - vés dos interesse de ambos os países, investimentos em infraestrutura e acordos bilaterais fomentaram as relações econômicas na região transfronteiriça. Construções como a Ponte da Amizade em 1965 e a cons - trução da Usina hidrelétrica Itaipu Binacional entre a década de 70 e 80 formaram um marco no ciclo eco - nômico da região atraindo mais pessoas para esse espaço. Partindo da infraestrutura e acordos, o próprio governo paraguaio na década de 70 incentivara o comércio em Ciudad del Este isentando o turista de im - postos, normativa que perdura até os dias de hoje, era o fomento da atividade motriz da região: o comer - cio. Atualmente Ciudad del Este é o terceiro maior polo de compras do mundo, polarizando a região PER- ROUX (1967) que pertence e além, afetando diretamente e indiretamente a vida de milhares de pessoas. Ela atrai para si capital, infraestrutura, recursos humanos em detrimento de outras regiões mais pobres. O efeito polarizador é tanto dentro do próprio Paraguai como também em outros países, em Foz do Iguaçu, por exemplo, a rede hoteleira mostra-se dela dependente, milhares de empregos são por ela causados, es - tão inseridos milhares de trabalhadores, desde pajeros, mesiteros, cajeros4, laranjas, camelôs, até grandes grandes importadores. De acordo com autoridades paraguaias cerca de 10.000 brasileiros atravessam dia - riamente a fronteira para trabalhar no comércio paraguaio, entre 12.000 e 20.000 árabes atuam diretamen - te na atividade comercial, além dos 30.000 sacoleiros que viajam horas e até dias a fim de revenderem os produtos ali encontrados. Entretanto, esse poder polarizador de Ciudad del Este acaba por criar entraves, como o detrimento de outras regiões do próprio Paraguai, por exemplo, de investimentos e recursos hu - manos e a competição desleal com o comércio do Brasil. Em suma esse estudo visa elencar a riqueza de informações relacionadas a atividade econômica que a região transfronteiriça gera, um estudo que reper - cute no aspecto cultural, político e social, ele demonstra que uma visão parcial das relações econômicas da região podem gerar medidas ineficazes tanto do governo brasileiro, quanto do governo paraguaio, além de afetar a vida de milhares de pessoas que pertencem a esse sistema, as relações econômicas da região transfronteiriça repercutem além, além da sua região, além do aspecto econômico.Item El papel de la cultura en la integración de Latino America(2012-06-05) Ruiz Lezcano, Nadia Rocío; Oliveira, Renata Peixoto deEn este articulo analizaremos el grado de repercusión que ejerce la cultura en el proyecto integracionista, desvendaremos el potencial de la misma dentro de los países del MERCOSUR, más específicamente en - tre los países miembros, Paraguay y Uruguay, contaremos para ello con el análisis de las políticas públi - cas de los gobiernos de los mencionados países, la manera en que las mismas se adecuan en el sector soci - al, económico y en el campo de las relaciones exteriores. Trataremos de comprender la forma en que los gobiernos intentan instaurar a la vida política de estos países la cultura, para que ella sirva como referente de la sociedad civil y lo que ella tiene para ofrecer, tendremos muy presente al MERCOSUR y a la diver - sidad existente en él, la participación de este bloque social con toda su heterogeneidad en la reacción que estas políticas producen entre sus países miembros, principalmente de los mencionados anteriormente y sin dejar de lado la reacción de sus países vecinos respecto a su avance o retroceso mediante esta nueva forma de practicar la política. Estudiaremos además como se valen de los distintos sectores culturales y cuál es el resultado que los mismos causan en el intento constante por la formación de una cultura latinoa - mericana en pos de la integración.Item Voz e Alma(2012-06-05) Centurión Cáceres, Cynthia Leonor; Diniz, Alai GarciaTratando de sobrepasar desafíos y obstáculos que de por si habrían en este emprendimiento, de manera que también pudimos aprender de nuestros erros. Dar a entender que la poesía no solo puede ser interpretada de manera escrita sino de tantas formas como a través de la performance, aun practicada en muchas comunidades perdidas de Latinoamérica y que la naturaleza humana misma nos da a entender de lo importante que es para nuestras vidas esta clasificación de género lirico. La poesía esta compuesta de muchas emociones que expresa un autor y el que lo describe o interpreta se convierte en un exponente más de su obra en UNILA, interpretar poesías expresadas a través de performance resulta muy interesante ya que formamos parte de 13 países de América Latina, y las culturas son muy ricas. Podemos escuchar diferentes idiomas, jergas e interpretar historias, mitos, que los poetas nos interpretan. El hecho de que todo sea aun muy complejo en esta área, la hace cada vez más interesante, conociéndonos e entrelazando nuestras prácticas de literatura oral, aprendimos a conocernos y a crear vínculos fuertes para el convivio y el respeto a las diferencias que nos sirven en el día a día.Item Políticas sociales de juventud en Argentina y Brasil(2012-06-05) Haro Sly, María José; Martins, José Renato VieiraEn este trabajo se analizan las políticas sociales de juventud en Argentina y Brasil, teniendo en cuenta los avances en la materia a partir de la última década, dónde la juventud pasó a ser considerada un sujeto de derecho y a colocarse como actor estratégico para el desarrollo de los países y de la región. Este cambio en las políticas sociales y en la concepción de la juventud está relacionado con el proceso de inflexión po - lítica que se dio a partir del ascenso de los llamados "gobiernos progresistas" tanto en Argentina como en Brasil, proceso que significó rupturas, cambios y también continuidades con respecto al modelo anterior. Entre las mudanzas más significativas se encuentra el cambio de paradigma con respecto a la concepción de indisociabilidad de las políticas económicas y sociales, existe una marcada tendencia a entender que el crecimiento económico no debe ser un fin en sí mismo sino una herramienta para promover la igualdad de oportunidades y la justicia social. Esta tendencia en ocasiones se concretiza y en otras presenta problemas y dificultades a la hora de la implementación. La idea de la pesquisa es analizar también cómo a partir de las experiencias en las políticas sociales de juventud en cada uno de los Estados Partes del MERCOSUR se realizaron intentos, todavía no acabados, de coordinación de las políticas sociales a nivel regional com el surgimiento del MERCOSUR SOCIAL Y PARTICIPATIVO y las Reuniones Especializadas de Juven - tud. El objetivo fundamental fue realizar un levantamiento de las políticas llevadas a cabo a partir de la Dirección Nacional de Juventud en Argentina, la Secretaría Nacional de la Juventud en Brasil y de los distintos Ministerios, y un posterior análisis sobre el impacto de este conjunto de decisiones y acciones del Estado para prevenir riesgos sociales y promover el desarrollo íntegro de los jóvenes. Considerando siempre el papel que los jóvenes tenemos con respecto a ellas, y la existencia o no de canales instituciona - les, reales y efectivos de participación a la hora de debatir, proponer, ejecutar y evaluar las políticas socia - les.Item Cultura y lengua Guarani: experiencia de vida linguística de hablantes del idioma involucrado(2012-06-05) Sotto Calonga, Andrea Guadalupe; Vieira, Maria EtaLa lengua guaraní es una de las lenguas nativas más conocida de la región de América-latina, en Paraguay es la segunda lengua oficial, enseñada en las escuelas y en los colegios. Emprendemos a llevar a cabo este proyecto gracias al interés de descubrir los saberes locales de América-latina, saberes visibles en muchos de los alumnos de UNILA y posteriormente conocer la forma de transmitir esos saberes a aquellas perso - nas ajenas a tales, sabiendo que la forma de transmisión más fuerte del guaraní en Paraguay es de pasarlo de generación en generación entre sus habitantes. En un primer momento nos detuvimos a realizar una re - visión bibliográfica sobre la región que sería foco de nuestra investigación y parando oreja sobre las posi - bles formas de captación de historias y saberes locales. Durante el andamiento del proyecto fueron reali - zados por el equipo coordinado por nuestra tutora el intercambio de saberes y experiencias, cada alumno aportaba su granito de arena para adentrarnos cada vez más al universo de la transmisión de nuestros sa - beres provenientes de las culturas autóctonas de cada uno de nuestros países. De gran ayuda nos han re - sultado los presupuestos de la Historia Oral, que nos permitieron la realización de entrevistas, la posterior transcripción y organización de los textos para posibles publicaciones. Como nuestra investigación invo - lucra a hablantes de lengua guaraní, nos focalizamos a entrevistar a personas de Paraguay, más específica - mente de la ciudad de San José de los Campos Limpios de Tapúa. Fueron cuatro personas quienes com - partieron con nosotros sus experiencias vividas a lo largo de sus vidas con la lengua guaraní. Con las en - trevistas realizadas pudimos constatar la existencia de posibles injusticias y discriminaciones sufridas por los hablantes de guaraní en las escuelas y colegios. Cada una de las entrevistas nos posibilitaron naufragar dentro de la historia de cada persona y, a pesar de que las personas entrevistadas eran conocidas nuestras eso no obstaculizó el miedo de dar una respuesta responsable a nuestras preguntas, y los nervios de ser entrevistados sobre acontecimientos que marcaron sus vidas. Cada entrevista nos llevó a comprender y ponernos en la piel de la otra persona y más que nada captar su historia, aquella historia que ellas querían compartir con nosotros. Una forma de dar resultado de nuestra investigación fue la de transmitir nuestros saberes con los demás, compartir cada una de nuestras vivencias y dar a conocer nuestras culturas guara - níes.