Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
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Item Professor na internacionalização: cenário pedagógico em (des)construção(2019) Pazello, Elisabeth; Lindstron, JacquelineA partir de uma análise pormenorizada da tessitura do processo de internacionalização na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, identificou-se o surgimento do cenário pedagógico do professor na internacionalização como um lócus de enunciação em construção e carente de investigação. Nesta razão, este trabalho pretende analisar esse cenário em seus elementos constituintes sob a ótica da literatura da área com o objetivo de auxiliar o entendimento a partir do delineamento da peculiaridade desses elementos. Notadamente, o surgimento do professor na internacionalização é inerente à era internacionalizada do Ensino Superior. Desse modo, não surpreendentemente, a reflexão acerca desse cenário pedagógico enreda elementos linguísticos, pedagógicos e sociais emergentes da trilogia de contato ‘internacionalização-contexto-sujeito’ configurada na pesquisa.Item Anais do Congresso de Internacionalização da Educação Superior: cadernos de resumos(2019-09) UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana; UNL, Universidad Nacional del Litoral; UNA, Universidad Nacional de Asunción; UDeLaR, Universidad de la RepúblicaO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL.Item Internacionalización y movilidad académica docente en la Facultad de Psicología de la Universidad de la República(2019-09-04) Orrego, Leidy Johanna; Rubio, María VirginiaLa Internacionalización de la Educación Superior (IES), ha cobrado mayor fuerza y se ha posicionado en la agenda educativa internacional, a partir de la última década del siglo XX. Si bien la internacionalización no se reduce a la movilidad académica, ésta ha representado uno de sus ejes nodales y en ella se incluye también otros mecanismos tales como las pasantías de investigación; la creación de redes internacionales de investigación; las colaboraciones internacionales para el uso de instalaciones y recursos en investigación, así como la creación de revistas internacionales de alto impacto (Navarrete y Navarro, 2014). Según Navarrete y Navarro (2014) la IES se plantea como un estándar a seguir por todas las universidades que quieran estar a la “vanguardia” del conocimiento. De esta manera las políticas hegemónicas reinantes en el área de la educación, instan a las instituciones a integrar esta mirada global. En este sentido, la noción de internacionalización se encuentra en estrecha relación con el concepto de globalización. De acuerdo a (Knight, 1994) en Knight, (s.f.) “la internacionalización de la educación superior es el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución" (p. 4), es una de las maneras en que un país responde a las repercusiones de la globalización, entendiéndose ésta como el flujo a través de las fronteras de la tecnología, la economía, los conocimientos, las personas, los valores y las ideas.Item O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio na UNILA: recepção linguístico-cultural para o ensino superior(2019-09-04) Carvalho, Simone da Costa; Jobeth, Katherin; Herasme, EmelynA Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma instituição brasileira com uma proposta educacional bilíngue português-espanhol que recebe estudantes de diversos países da América Latina e Caribe. Na UNILA, os estudantes se deparam com uma série de questões envolvendo a pluralidade linguística na instituição: precisam aprender a utilizar a língua adicional para transitar por uma série de práticas sociais envolvendo o uso das línguas na vida acadêmica, seja no âmbito administrativo, seja com relação às disciplinas ministradas ou às avaliações ao longo do período letivo. Percebe-se, nesse sentido, uma dificuldade inicial de inserção de muitos estudantes no contexto acadêmico, pelo fato de vários possuírem pouco conhecimento prévio da língua adicional, especialmente no caso dos participantes provindos de países cuja língua oficial majoritária é o espanhol. Além disso, a maioria desses participantes deixa seus países e comunidades para viver em contexto de imersão na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, o que lhes demanda aprender a “viver em português” desde o momento em que chegam ao Brasil.Item Impacto de la Internacionalización de la investigación en la gestión universitaria: la experiencia de una oficina de proyectos internacionales(2019-09-04) Cao, Aneris MarianaA partir del desarrollo sin precedentes en el ámbito de la comunicación, se vienen acrecentando de manera exponencial las posibilidades de trabajo en conjunto entre distintas instituciones del mundo. La internacionalización en el ámbito de la investigación es un ejemplo de esto, fundamentalmente en las instituciones de educación superior. Los estudios en la materia son principalmente sobre internacionalización universitaria y, en cierta medida, también dan cuenta de la cooperación internacional académica (Knight, 2004; Sebastián, 2002, 2011; Didou Aupetit & Jaramillo De Escobar, 2014). Sin embargo, uno de los problemas que se detectan en este ámbito, es la ausencia de lineamientos claros en la gestión de la internacionalización de la investigación en el interior de las IES. Al respecto, desde la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Chile, tuvo lugar el desarrollo de una oficina de proyectos internacionales (OPI) con el propósito de sistematizar las tareas concernientes a la cooperación internacional entre los científicos que integran la institución. A tales efectos, el objetivo del presente trabajo es describir la estructuración de dicha OPI. Concretamente, se pretende relatar una experiencia desde el nivel de gestión institucional universitaria, en materia de internacionalización de la investigación científica, ya que contribuye a la transversalidad de la internacionalización de la Educación Superior.Item La Universidad born global. Estudio de caso y propuesta de indicadores(2019-09-04) Revale, Hernán Javier; Minotti, Juan Ignacio; Leyendecker, HebeLas instituciones de educación superior, si bien suelen formularse con un área geográfica de impacto definida, rápidamente extienden el alcance de su accionar por fuera de sus fronteras. Las motivaciones pueden ser variadas: tanto políticas, como económicas, académicas y/o culturales (Knight, 1997); o también la generación de ventajas comerciales, adquisición de conocimientos específicos, prestigio, mejora de curriculum universitario, entre otras (Altbach & Knight, 2007).Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Formação no exterior(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Silva, Thiago OliveiraA internacionalização do ensino superior pode ser interpretada e compreendida de diferentes formas, tais como: franquia da instituição de ensino em outros países; a mobilidade internacional dos discentes, docentes e colaboradores; interação entre docentes e discentes locais e estrangeiros (redes internacionais); projetos com parcerias internacionais e internacionalização do currículo mediante eventos internacionais (Knight, 2010). Entretanto, Robson (2017) apresenta a internacionalização em casa, no qual não é necessário a real locomoção para o exterior, isto é, realiza-se perante disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais; artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros.Item A Mobilidade Acadêmico como processo de internacionalização. O Modelo da Universidade Federal de Alfenas – MG(2019-09-04) Carlan, Cláudio UmpierreA Internacionalização no ensino superior é tão antiga, quanto a própria universidade. Primeiras ideias sobre esse processo, teve início em Salamanca, Reino da Espanha, no século XII. No início, era algo particular, no qual dependia muito do interesse de cada docente, sua ligação, direta ou não com Vaticano. A medida que o pensamento universitário foi se desenvolvendo, cada área começou a demostrar um viés mais favorável a essas manifestações. Muitos estudantes, oriundos da pequena nobreza ou burguesia, querendo alcançar patamares sociais mais elevados, estudavam nesses centros, tendo contatos com pensadores muçulmanos, cristãos e judeus, que ajudaram a fortalecer o pensamento científico, principalmente no século XVIII. No Brasil, apesar da ideia de Universidade ter nascido no século XIX, foi na década de 1930, durante Período Vargas, com a criação da Universidade de São Paulo, que esse processo tem uma mudança efetiva. Com a falta de profissionais qualificados, Vargas convidou professores estrangeiros, sua maioria franceses, para ministrar aulas nos cursos criados na USP. História, por exemplo, foi um desses cursos, que contou com a presença de Fernand Braudel que, anos mais tarde, seria diretor da EHESS , École des Hautes Études em Sciences Sociales.Item A internacionalização da educação superior e o Programa de Estudantes - Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)(2019-09-04) Ramalho, Priscila BearziA internacionalização da educação superior não é um processo recente, entretanto, desenvolveu novas conotações nos últimos 30 anos devido, sobretudo, à globalização. Neste contexto, uma sociedade inovadora foi sendo moldada com o auxílio da força produtiva do conhecimento que ganhava cada vez mais relevância no cenário brasileiro e internacional, concluem Bastos e Maués (2017). Na literatura especializada há muitas interpretações sobre o conceito de internacionalização, as definições passam pela tradicional mobilidade acadêmica, parcerias internacionais nos projetos de pesquisa, iniciativas de pesquisa em rede e inclusão de uma abordagem internacional e intercultural nos currículos acadêmicos.Item Programas de movilidad académica universitaria estudiantil. Su impacto en la formación de los alumnos de la Facultad de Humanidades y Artes de la UNR(2019-09-04) Virgolin Garbero, Natalia VanesaLa investigación se propuso indagar la implementación de programas de movilidad académica universitaria para alumnos de la Facultad de Humanidades y Artes (FHyA) de la UNR y analizar el impacto -a nivel personal y académico- de la movilidad académica sobre la formación de dichos alumnos. A tal efecto se lleva adelante una sistematización de la promoción y posibilidad de acceso a los programas de movilidad académica estudiantil en dicha Facultad, se releva el aporte de la experiencia del viaje a la formación del estudiante universitario y finalmente se comparan los objetivos de las políticas y programas de movilidad académica universitaria con los resultados obtenidos por los estudiantes que accedieron a los mismos.Item Los desafíos de la investigación comparada en la educación superior. La experiencia de investigar trayectorias universitarias en cuatro casos de la región MERCOSUR(2019-09-04) Trevignani, Virginia; Serovich, Luciana; Stehli, Melania; Iruretagoyena, Carlos; Pacifico, AndreaEn el presente trabajo se exponen algunos desafíos teóricos y empíricos de una experiencia de internacionalización en investigación inter-universitaria que se está desarrollando en cuatro universidades miembros del Mercosur (1). Dicha experiencia se orienta hacia el estudio de la desigualdad con que se distribuyen las oportunidades relativas al acceso (Tilly, 2000), permanencia y graduación de la Educación Superior en la juventud actual (2), a partir del ingreso y aumento de la participación de un “nuevo tipo” de estudiante universitario miembro de categorías sociales antes excluidas: estudiantes de “primera generación”; las mujeres matriculadas; los pueblos indígenas, y los que sufren la exclusión producto de las desigualdades en el territorio.Item Diplomacia Educacional e Política Externa Brasileira contemporânea (2003-2018)(2019-09-04) Almeida, Felipe Cordeiro deO presente artigo tem como objetivo analisar as experiências de políticas nacionais brasileiras para a internacionalização da educação superior nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-10), Dilma Roussef (2011-16) e Michel Temer (2016-18) como instrumentos da Política Externa Brasileira. Essas experiências serão analisadas a partir do conceito de Diplomacia Educacional, verificando-se sua relevância para a política externa brasileira a exemplo do que ocorre em países como Estados Unidos e Canadá. Para tanto, recorreremos aos debates acerca da diplomacia educacional, da internacionalização da educação superior e da integração regional educacional. verificando-se a aplicabilidade dessas formulações à experiência brasileira no período. Destacaremos em nossa análise, dentre as iniciativas de diplomacia educacional brasileira, os programas desenvolvidos no âmbito do Mercosul, as universidades federais de missão institucional internacional, os programas governamentais de recepção de estudantes estrangeiros, de intercâmbio científico educacional, e de envio de estudantes brasileiros ao exterior. A partir disso, verificaremos também como essas iniciativas relacionam-se com diferentes aspectos da Política Externa Brasileira no período.Item Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração (CELIRII): autonomia e dodiscência(2019-09-04) Calvacanti, Ícaro; Santos, Pedro Ebert; Winck, Ana PaulaO Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração é uma iniciativa independente que tem por fim o ensino gratuito de línguas estrangeiras. O objetivo deste trabalho é apresentar o CELIRII como projeto pedagógico antihegemônico de caráter autônomo, baseada em uma lógica democrática e emancipatória da educação e uma formulação horizontal dos conteúdos programáticos. Sua particularidade consiste no fato de ser composto e gerido por estudantes – em sua maioria, do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino Americana – como uma célula independente.Item Ação complementar em prol da internacionalização das IES: o ensino de Português como língua estrangeira em contexto universitário(2019-09-04) Oliveira, Dener Martins deA crescente expansão da língua portuguesa no mundo está atrelada à relevância econômica e geopolítica desempenhada pelo Brasil no decorrer das últimas décadas. Dessa forma, o Brasil conquistou não só espaço comercial e cultural, como também atraiu o interesse de universidades estrangeiras, o que potencializou acordos e convênios entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras, e permitiu que pudessem organizar suas estratégias internas em prol da internacionalização, o que passa por ofertar cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas). Entretanto, há lacunas no tocante à oferta desses cursos, além da produção de Materiais Didáticos (MD).Item O impacto da mobilidade administrativa para a internacionalização universitária(2019-09-04) Baumgratz, Deise; Yatim, LeilaA internacionalização da educação encontra na Europa um cenário mais consolidado, se comparada ao Brasil. Se por um lado na Europa o Programa Erasmus, remete aos anos 1970, por outro, no Brasil, as primeiras discussões sobre internacionalização da educação passam a ganhar espaço nas instituições de ensino, a partir do programa Ciência sem Fronteiras, iniciado em 2011. Uma das facetas da internacionalização da educação é a mobilidade de estudantes, professores e técnicos administrativos em educação. Nesse sentido, este estudo objetiva avaliar o impacto da mobilidade técnica administrativa para a internacionalização universitária, por meio da realização e análise de entrevistas semiestruturadas, com técnicos que já participaram de mobilidade acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), desde 2016, para construir um dossiê com as experiências dos entrevistados.Item La movilidad académica desde una visión internacional de los estudiantes de la Universidad Nacional de Pilar(2019-09-04) Gamarra Zalazar, Luisa Del Pilar; Duarte Sánchez, Elida Ramona; Vallejos Armoa, AliciaLa movilidad académica según García P., J.J. (2012), es uno de los principales referentes de los procesos y estrategias de cooperación educativa y, además de ser expresión directa de la colabo- ración entre instituciones y estructuras gubernamentales, también se constituye como elemento importante del conjunto de políticas educativas en materia de internacionalización de la educa- ción superior y colaboración en materia de desarrollo. SEBASTIAN (2004), sostiene que la movili- dad estudiantil forma parte de la internacionalización de la educación superior en las modalida- des individual y regional. La Universidad Nacional de Pilar como institución de educación supe- rior, tiene como principio establecer una política de relacionamiento, nacional e internacional con universidades, centros científicos e instituciones similares, a fin de promover intercambio de conocimientos y experiencias a nivel de todos los estamentos (estudiantes, docentes y gestores). (Estatuto UNP. 2015). Cuenta con un plan estratégico institucional en cual se hallan definidas como líneas estratégicas las relaciones interinstitucionales e internacionales, la cooperación e internacionalización; en ese sentido, la Universidad Nacional de Pilar se encuentra en un proceso de internacionalización donde la movilidad académica se convierte en una de las estrategias que permite el intercambio de conocimientos a través de los diferentes mecanismos de cooperación como resultado de una política institucional. La presente investigación se encuentra en proceso de elaboración y se propone como objetivo principal describir la expectativa de los estudiantes de la Universidad Nacional de Pilar respecto a la movilidad académica, desde una visión de inter- nacionalización de la Educación Superior; e identificar las fortalezas y limitaciones que influyen como factores determinantes en el proceso y concreción de la misma. El trabajo es de carácter descriptivo e implementa los métodos cualitativo y cuantitativo. El enfoque mixto permite; en el contexto de la investigación, una visión más amplia y profunda del objeto de estudio e incremen- ta la confianza en los resultados (Hernández Sampieri, 2006). Plantea las siguientes hipótesis: “Los estudiantes demuestran interés en desarrollar la movilidad académica como parte de un proceso de internacionalización y desarrollar experiencias académicas que fortalezcan su forma- ción”, “Existen factores que determinan la movilidad de los estudiantes de la Universidad Nacio- nal de Pilar”. Los resultados permitirán; a partir de la comprobación de las hipótesis, proponer alternativas que permitan fortalecer y concretar los intercambios de conocimientos y experien- cias académicas como parte de un proceso de internacionalización en la UniversidadItem Integração Júnior: apoio à integração dos alunos estrangeiros(2019-09-04) Hartmann, Raquel Jaíne; Heck, Shirley Britz; Fernandes, Denise Medianeira Mariotti; Anes, Carlos Eduardo RuschelNa sociedade globalizada atual, a internacionalização do ensino superior tem ganhado cada vez mais destaque, dada a sua relevância para a formação dos acadêmicos e para a expansão do conhecimento produzido pela Universidade. Assim, pode-se caracterizar esse processo como um conjunto de atividades que tem por finalidade fornecer experiências educacionais em um espaço que integra perspectivas globais. Conforme Coura e Coura (2017) (2), a internacionalização das IES pode ser compreendida tanto como uma atividade isolada ou um conjunto de atividades, que abrangem desde a mobilidade e intercâmbio de estudantes e docentes estrangeiros, a educação à distância, até projetos de cooperação entre instituições de ensino superior. Nessa mesma esteira, existem os programas institucionais que visam compartilhar conhecimentos sobre a formação técnica e cultural do indivíduo, tais como as empresas juniores, que têm por objetivo proporcionar o engajamento dos alunos em atividades extraclasse. Formadas e geridas por alunos de graduação, essas associações não possuem fins lucrativos e buscam fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, bem como aproximar os alunos do mercado de trabalho e da gestão autônoma de uma atividade. Segundo Andrade e Teixeira (2009) (1), esse tipo de atividade é essencial para a adaptação de alunos estrangeiros, pois os auxiliam na socialização e compreensão dos costumes culturais e sociais que permeiam o novo ambiente. Pode-se ressaltar ainda que a experiência da internacionalização possibilita o aprendizado linguístico, tanto para o estrangeiro como para o local, configurando-se como uma fonte de condução e transmissão de uma nova cultura. Nesse contexto, o programa de extensão cuja empresa júnior do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo faz parte, é um exemplo importante. Nomeada Integração Júnior, a empresa desenvolve atividades que estão diretamente ligadas com a sociedade regional, uma vez que trabalha com prestação de consultorias, capacitações, cursos, participação de eventos e projetos filantrópicos.Item Análise do indicador de desempenho da internacionalização em um ranking universitário: Estudo de uma universidade brasileira(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Carvalho, Jéssica Silva deA importância dos rankings de universidades, em âmbito nacional e internacional, para a legitimidade das mesmas no campo institucional tem questionado os pesquisadores e dirigentes das instituições para um olhar mais atento neste quesito. Assim, compreender o fenômeno da legitimidade e sua íntima dependência dos processos de interpretação e construção de significado, presentes na nova vertente da teoria institucional, é importante para este estudo.Item El desafío de la internacionalización curricular en la facultad de derecho de la Universidad Nacional del Este, Paraguay(2019-09-04) Alvarenga Torres, LilianaLa globalización genera interdependencia entre los Estados y así mismo transformaciones en todos los ámbitos, por lo que el ámbito educativo, y, específicamente el de la educación superior no puede quedar ajeno a ella. Como refiere Ruíz Díaz Labrano (1998) “Los efectos de un mundo globalizado influyen impactan y penetran en todas las estructuras e instituciones internas o internacionales, imponiendo reglas que se sobreponen a lo que el Estado por medio de sus órganos legislativos considera soberanía” (p.48). Siendo así resulta necesario generar debates en torno al fenómeno de la internacionalización e involucrar a las facultades de derecho de Paraguay en ese nuevo contexto.Item Contextos educacionais envolvidos na mobilidade acadêmica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do Programa Ciências sem Fronteiras (2010 – 2015)(2019-09-04) Lustosa, Geyza; Maia, Rita; Modenesi, ThiagoO incentivo na educação através de programas de mobilidade acadêmica, possibilitou a inserção de estudantes em um cenário internacional, ampliando assim, as dimensões das Instituições de Ensino Superior, para atender a novas expectativas, fomentando a internacionalização. De fato, a educação cada vez mais está se adaptando às novas condições do mundo, e como consequência, tem que estar inserida na mudança no processo industrial ligada aos avanços científicos, nas novas tecnologias da comunicação e informação, nas mudanças na forma de fazer política e mudanças nos paradigmas do conhecimento (2). Nas Instituições de Ensino Superior, suas funções de ensino, pesquisa e extensão estão tentando cada vez mais de diversificar e ampliar seus horizontes, considerando seus aspectos locais e indo para um contexto global (3). E a internacionalização na educação superior é uma questão fundamental para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma vez que possibilitará o avanço científico, o conhecimento, a qualidade na educação e o desenvolvimento do potencial humano, mediante a formação de redes de pesquisa, mobilidade acadêmica dos alunos, professores e pesquisadores de forma tradicional, mas também utilizando os recursos tecnológicos (4).