PC - Artigos de Periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PC - Artigos de Periódicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 110
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Cristóbal Holzapfel. “Ser-Humano (Cartografía antropológica)”(Revista de Filosofia, 2012) Montenegro Vargas, Gonzalo PatricioFundado en un vasto conocimiento de la historia y cultura occidentales, Cristóbal Holzapfel describe el guión de acuerdo al cual se presentan las diferentes concepciones acerca de lo humano que rigen en la conformación de cada época.Item Pós-neoliberalismo e a configuração de novas alianças políticas na América Latina: Bolívia, Venezuela e Equador(Comunicação & Política, 2012-09) Oliveira, Renata Peixoto de.Na medida em que governos de esquerda chegavam à presidência em vários países da região, após uma década perdida e uma década de promessas não cumpridas pela ortodoxia neoliberal, algumas importantes transformações foram sentidas na configuração geopolítica hemisférica. Neste sentido, a Alianza Bolivarianapara los pueblos de nuestra América (ALBA) por meio de seus diferentesprojetos reflete importantes mudançasnas relações internacionais dos países da região, como uma maior busca por autonomia, defesa da soberanianacional e diversificação de suas relações internacionais. Neste artigo, buscaremos os fatores domésticos e externos que possibilitaram a construção de uma sólida aliança entre os governos venezuelano, boliviano e equatoriano e o papel que a ALBA desempenha na busca de processos alternativos de cooperação como os propostos por estes governos.Item A propósito de ‘tener un cuerpo’: Deleuze y Leibniz(Linha Mestra, 2013) Montenegro Vargas, Gonzalo PatricioMogens Laerke, investigador danés, conocedor de la obra de los filósofos clásicos del siglo XVII, entre ellos Spinoza y Leibniz, dedica un aclarador artículo a la relación que se entreteje entre la noción de transubstanciación leibniziana y el devenir deleuzeano. En su artículo Deleuzian ‘Becomings’ and Leibnizian Transubstantiation, identifica la posibilidad de establecer esta relación teniendo a la vista el capítulo 10 Mille Plateaux (‘Devenir-intense, devenir-animal, devenir-imperceptible’) y la correspondencia que Leibniz establece con Des Bosses (1706-16), sacerdote jesuita, con quien se explaya, entre otros temas, acerca de la cuestión de cuerpo. Dicha correspondencia ha sido traducida y comentada por Christianne Frémont, traductora francesa de Leibniz; quien a su vez, cabe recordar, es uno de los interlocutores principales de Deleuze en la tercera parte de Le Pli, titulada ‘Avoir un corps’, donde él se dedica justamente a dilucidar una determinada postura acerca de la cuestión del cuerpo.Item Concepções de síntese no estudo deleuzeano de Hume(Revista Natureza Humana, 2013) Montenegro Vargas, Gonzalo Patricio; Cardoso Jr., Helio RebelloCom o intuito de salientar o lugar que a leitura de Hume tem dentro da obra de Deleuze, notadamente durante sua produção filosófica dos anos 1950 e 1960, interessa-nos descrever as principais concepções de síntese que o francês propõe em “Empirismo e subjetividade”, de 1953. Uma das questões que motivam essa pesquisa é a origem empírica do eu. Trata-se do que Deleuze denomina síntese incompreensível ou empírica. Ademais, reconhecemos a síntese do tempo na qual se descreve a condição que governa o funcionamento do hábito. Às sínteses anteriores, adicionam-se pelo menos mais duas identificadas nessa obra. Temos, de um lado, a síntese que indica o acordo das faculdades ou, mais exatamente, da articulação entre os princípios de associação e os da paixão, e, de outro, a síntese dos juízos, que surge da correlação entre as ditas faculdades.Item Venezuela, Estados Unidos e Colômbia: entre crises diplomáticas e uma forte interdependência econômica(Revista Andina de Estudios Políticos, 2013) Oliveira, Renata Peixoto de.Este trabalho objetiva analisar as contradições e inflexões nas relações diplomáticas e comerciais da Venezuela em relação aos Estados Unidos e a Colômbia. No que se refere às relações entre Estados Unidos e Venezuela, percebemos que ao longo do século XX elas se alteraram profundamente, representando o período Pós-Guerra Fria uma verdadeira inflexão. De uma maneira geral, a Venezuela foi um importante ator internacional por seu ativismo em matéria de Política Externa e pelos seus recursos energéticos, sendo também uma importante peça para a estabilidade regional. Os vínculos econômicos com os Estados Unidos são, em grande medida, consequência da considerável demanda energética da primeira potência industrial do planeta ao longo do século XX e do fato da Venezuela ser, não apenas um grande produtor de petróleo, mas exportador da maior parte de sua produçãoItem (Re) configuración o vieja configuración geopolítica hemisférica: La integración de la Región Andina en el comienzo del siglo XXI(Revista de Estudios Políticos, 2014) Centurión Cáceres, Cynthia; Oliveira, Renata Peixoto deEste trabajo tiene como objetivo llevar a cabo una discusión sobre la configuración geopolítica hemisférica actual, basada en las relaciones entre Estados Unidos y América Latina luego del fin de la Guerra Fría. En particular, la presente investigación tratará de demostrar cómo la intromisión de los EE.UU. en la región y sus relaciones establecidas con Chile, Colombia y Perú, se han convertido en un desafío para construir un proyecto autónomo y soberano de inserción internacional para América Latina. Así, a partir del análisis pretendido, verificaremos en qué medida, se han producido cambios significativos, o no, en la última década y cuáles serían los retos para una nueva configuración geopolítica hemisférica. De inicio, tendrá espacio una discusión teórica acerca del rol de Latinoamérica en el pos-Guerra Fría, bien como una revisión acerca de los cambios geopolíticos con el fin del orden bipolar en nuestro hemisferio. En seguida, será realizada una revisión histórica de las Relaciones entre Estados Unidos, Chile, Colombia y Perú, en distintas etapas y momentos del siglo XX, con vistas a verificar los pasos que llevaron a un acercamiento que se configuraría como importante asociación estratégica entre la potencia y estos países a inicios del Siglo XXI. La Región Andina despierta gran interés por parte de los EE.UU, y los países aquí analizados, que conformaron la Alianza del Pacífico, poseen un rol decisivo que les permite ser la puerta de entrada a Latinoamérica para los intereses geopolíticos estadounidenses. Para evaluar el momento actual, es sumamente relevante revisar el histórico de las Relaciones Interamericanas a partir de las relaciones estadunidenses con estos países aliados en la región, además de señalar los intereses estratégicos de la potencia en América Andina y como esta región, se caracteriza como el principal foco de interés de Washington en Latinoamérica desde el fin de la Guerra Fría.Item Rodrigo Pelloso Gelamo, O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade. O que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?, Editora Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista (UNESP)(Revista Polis, 2014) Montenegro Vargas, Gonzalo PatricioRodrigo Pelloso Gelamo es Doctor en Educación y Profesor de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Universidad Estadual Paulista (UNESP) en Marília-SP, Brasil. Su investigación ha estado abocada al estudio de la naturaleza de la enseñanza de la filosofía en conexión con los contextos históricos y políticos de formación del pensamiento filosófico y educativo brasileño. La obra de Rodrigo Pelloso Gelamo se funda en la convicción de que los problemas prácticos comprometidos en la enseñanza de la filosofía corresponde tratarlos dentro del ámbito propiamente filosófico. El subtítulo del estudio O que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? supone, en este sentido, que la tarea característica y desafíos del profesor se confunden con algunas de las matrices más relevantes del desarrollo de la historia de la filosofía. En efecto, la cuestión relativa a la enseñanza, la inquietud acerca del aprendizaje del pensamiento y las preguntas sobre la naturaleza del conocimiento filosóficos, constituyen algunas de las preguntas que, junto con determinar la labor del profesor encargado de esta disciplina, atraviesan una buena parte de sus cuestiones fundamentales.Item Sentido y otro (autrui) en Deleuze(Revista de Filosofia Aurora, 2014) Montenegro Vargas, Gonzalo Patricio; Castro-Serrano, BorjaLa cuestión del otro (autrui) en Deleuze se confunde con la doble tarea de articular una nueva perspectiva sobre el sentido al mismo tiempo que cuestionar la imagen tradicional del pensar. Ello abre tempranamente un territorio para pensar dicha cuestión en su obra. Así, si bien el asunto es tratado sistemáticamente sólo a partir de Différence et répétition (1968) y Logique du sens (1969), ya en Proust et les signes (1964) se insinúan algunos de sus elementos fundamentales. En estas tres obras se juega, en efecto, la idea que nos interesa abordar en este estudio: la de que el territorio del otro es el sentido. Ello no evita introducir también algunas precisiones relativas al rostro y el modo como ello obliga a reformular los vínculos con el sentido. Lo sugerente del francés es que establece un tipo de pensamiento que se instala en la apertura al otro, pero sin que ello implique necesariamente entrar en el registro de la moral ni del conocimiento.Item Perspectivas Analíticas para a Política Externa em Países da América do Sul: Pensando Novos Aportes Teóricos a partir da Experiência Andina(Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul, 2014-01) Oliveira, Renata Peixoto de.Teoricamente, partiremos de uma proposta de tentativa de ruptura epistemológica com as escolas clássicas das Relações Internacionais, fundamentada pela reflexão e proposição de conceitos como colonialidade do saber e do poder, trabalhadas por acadêmicos pertencentes ao programa de investigação modernidade/colonialidade. Pretende-se discutir a originalidade e contribuição da leitura decolonial para interpretar as relações interamericanas em tempos recentes, principalmente, a partir dos delineamentos da Política Externa recente de Venezuela, Bolívia e Equador, contribuindo, assim, para uma possível ruptura epistemológica em uma disciplina marcada por paradigmas mais propícios ao entendimento de uma realidade que não é a latino-americana. Defende-se que as abordagens decoloniais são mais propícias à compreensão das mudanças políticas recentes na América do Sul – sobretudo, por suas tentativas de ruptura com a colonialidade - comparativamente às abordagens tradicionais.Item O leitorado brasileiro na Tailância: uma contribuição para o debate a respeito do papel do professor-leitor(Revista do GEL, 2014-07-07) Ferreira, Laura Márcia LuizaO presente artigo trata de uma análise das atividades desenvolvidas no âmbito do programa do Leitorado brasileiro na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia. Na tentativa de definir e refletir sobre a atuação do Leitorado no contexto tailandês, o artigo parte da discussão iniciada por Diniz (2012b) sobre as características do cargo de leitor brasileiro. Para tanto, analisaram-se os relatórios semestrais do Leitorado de junho de 2011 a março de 2013 enviados à Divisão de Promoção de Língua Portuguesa (DPLP). Como a autora da análise foi também Leitora brasileira que atuou no âmbito do programa, propõe-se um relato reflexivo da experiência ao descrever as atividades descritas nos documentos. Definiu-se o leitor no contexto tailandês como professor universitário, representante da cultura brasileira no ambiente acadêmico, divulgador da língua falada no Brasil dentro e fora dos limites do campus e dos programas de cooperação educacional do Governo do Brasil. Quanto aos desafios enfrentados, a falta de material didático para o contexto tailandês, bem como a modesta divulgação do Leitorado brasileiro na instituição acolhedora, foram os problemas mais recorrentes apontados nos relatórios. Espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o trabalho do professor-leitor brasileiro e para a memória do programa de Leitorado.Item Boas práticas para o aumento do índice de governança de T.I. na administração pública federal.(2015) Deivid, Jose Smek; Rosa, Marcos Roque daNeste artigo propõe-se a adoção de boas práticas na implantação do gerenciamento de serviços de T.I. utilizando software livre, com o propósito de melhorar os resultados do índice de governança de T.I. em instituições públicas federais. A pesquisa utilizou-se de abordagens práticas documentadas pela UNILA (Universidade da Integração Latino Americana), modelos práticos de implantação da governança e também métricas de gerenciamento de serviços propostos pelo modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) versão 3. A adoção de boas práticas contribui para o aumento do nível de governança e resulta em um impacto positivo na avaliação de controle aplicada pelo governo a cada exercício de dois anos nas instituições públicas federais, esta avaliação serve de parâmetro para melhor alocar o uso do dinheiro público na inovação da área de Tecnologia da Informação. Como resultado do trabalho são apresentadas recomendações acerca da implantação dos processos de gestão de serviços de T.I. utilizando a ferramenta livre GLPI.Item Deleuze y Leibniz en juego(Revista Cuadernos de arte. Escuela de Arte, PUC Santiago, Chile, 2015) Montenegro Vargas, Gonzalo Patricio; Montenegro Vargas, Gonzalo PatricioEn el presente artículo realizamos una revisión de la concepción de juego propuesta por el filósofo francés Gilles Deleuze (1925-1995) en sus obras Logique du sens (1969) y Le Pli (1988). Tal como sugieren otros autores de la metafísica contemporánea, la cuestión del juego surge para Deleuze a partir de la evaluación del papel histórico filosófico que ostenta la razón para Leibniz. En este sentido, nuestro trabajo recupera la noción de juego de los principios con que Deleuze intenta, en 1988, caracterizar el tratamiento de la idea de principio en el autor alemán. Gracias a las conexiones que esta cuestión sugiere con el problema del juego ideal, nos abocamos a establecer los nexos con los principios a partir de los cuales Deleuze describe al juego en la obra de 1969.Item Análise do Programa de Extensão Cursinho Ingressa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): possibilidades e desafios(Revista Pleide, 2015-04-16) Araújo, Danielle Michelle Moura deEste artigo tem o propósito de realizar uma análise sobre a extensão universitária em instituições de ensino superior. Seu foco incidirá sobre instituições recentemente criadas, especificamente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Criada em 2008, essa instituição tem como missão promover a integração latino-americana. Para além da discussão, muitas vezes problemática, que o termo integração engendra em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, há que se reconhecer que a integração confere à instituição uma identidade que pode norteá-la política e academicamente. Nesse contexto, a extensão universitária pode ter um lugar importante para os propósitos da universidade. Assim, o artigo se ocupa com a reflexão sobre os desafios e as possibilidades da extensão universitária no âmbito de integração multinacional. Parte de revisão bibliográfica sobre a temática e de análise do Programa Cursinho Ingressa: Educação e Integração. Para avançar nos propósitos idealizados, a UNILA necessita de diálogo afinado com todas as esferas que a compõe. Somente por meio de ação sinérgica será possível discutir a integração com base nos seus dilemas atuaisItem El sinsentido de la historia y la sociología del sentido: La concepción de historia en Max Weber(Revista Trabajo Social, 2015-06) Henao, Hander Andrés; Aristizabal Botero, Carlos AndrésEn este artículo se aborda la discusión sobre el papel de la historia en la teoría comprensiva de weber; por ello se parte del postulado de que el sentido en weber es un concepto que permite explorar cómo la historia les permite a los grupos sociales la construcción de significados y valoraciones en relación con su acción. Para abordar esta discusión se valoran y exploran los conceptos de tipo ideal y objetividad cognoscitiva, así como el papel del análisis de la burocracia y la imputación causal, con el fin de dar cuenta de cómo en el análisis de estos se pueden identificar las evidencias teóricas de dicho postulado.Item A militarização urbana e as fraternidades do crime: CV e PCC!(Revista Akrópolis, 2015-06-30) André, André LuísEste artigo busca debater a inserção de fraternidades do crime, a exemplo do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital, nas cidades brasileiras, compreendendo-as como um produto de um espaço urbano radicalmente desigual, no qual as economias criminosas servem como um elemento de conexão e integração, trágicas obviamente, à sociedade. Não obstante, possíveis de existir apenas num cenário em que as relações urbanas, principalmente nas principais metrópoles brasileiras passam por um processo de militarização de suas relações, dos seus negócios, das suas formas de governança e da sua governabilidade.Item Práticas de leitura e escrita ao longo dos cursos de graduação na UNILA: subsídios para o ensino de línguas adicionais.(Revista Intercâmbio pucsp-lael, 2015-08-07) Ferreira, Laura Márcia LuizaO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir da análise de questionários, pudemos concluir que as práticas de leitura e escrita estão fortemente relacionadas aos gêneros técnico-científicos e aos objetivos pedagógicos das disciplinas. Esperamos que os resultados da pesquisa possam fornecer subsídios não só para o planejamento de cursos de línguas adicionais, mas também para elaboração de políticas institucionais que apoiem o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita acadêmica em espanhol e em português.Item Lengua, sociedad y cine: reflexiones sobre el bilingüismo en Paraguay, a través de la película 7 cajas, de Juan Carlos Maneglia y Tana Schémbori.(Revista Sures, 2015-12-14) Pascua Vílchez, FidelEn el presente trabajo, reflexionamos acerca de la realidad lingüística paraguaya a través de la película 7 cajas, la cual se desarrolla fundamentalmente en el Mercado 4 de Asunción. Nuestro trabajo, enmarcado dentro de la sociología del lenguaje, considera la identidad lingüística de los grupos sociales, las actitudes ante la lengua, el bilingüismo y multilingüismo, la alternancia y mezcla de códigos presentes en el film. Para ello, centramos nuestra atención en los discursos de los personajes principales, los ambientes y situaciones en que dichos discursos se producen, observando el uso del español, guaraní y yopará, con el propósito de trazar las relaciones entre estos tres códigos lingüísticos y el contexto social en el que se usan. Apoyándonos en los trabajos de Palacios (2005), Rubin (1974) y Meliá (2004), comprobamos, sin embargo, que la elección de una u otra lengua por los personajes está relacionada con determinados contextos de uso y estereotipos sociales, lo que, de hecho, nos lleva a pensar que la realidad lingüística de la película se corresponde más con una situación de diglosia que de bilingüismo.Item Deleuze em diálogo com Frémont: tentativas de ler Leibniz(Revista Trans/Form/Ação, 2016) Montenegro Vargas, Gonzalo PatricioDurante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura do pensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obra que forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto, como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadores contemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogo com Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve, porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações de Leibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. De forma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculum substantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e (4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitas por ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, para apoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigo se concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le système de Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar os tópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências de interpretação que se apresentam.Item O uso da primeira pessoa do plural na fala de Londrina(Revista Signum: Estudos da Linguagem, 2016-01-05) Pascua Vílchez, FidelO presente trabalho visa descrever as diferentes variantes usadas em Londrina para se referir à primeira pessoa do plural na função de sujeito. Além do pronome pessoal nós, o português brasileiro incorpora um sintagma nominal, a gente, capaz de cumprir também essa função. Embora ambas tenham como referente a primeira pessoa do plural, a concordância com o verbo é distinta em cada caso. Às vezes também é possível achar uma discordância entre o sujeito nós e o verbo em terceira pessoa do singular que, embora não sendo gramaticalmente correta, é totalmente comunicativa. Através de uma pesquisa de campo, se mapeia a incidência das quatro possibilidades de expressão da primeira pessoa do plural, analisando registros de diversa procedência.Item Cultura de uma Escola Técnica Portuguesa nos Anos 1950: A Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva(Educação Teoria & Prática, 2016-11-11) Matos, José Manuel; Moura, Elmha Coelho MartinsEste artigo tem a finalidade de exemplificar a cultura de escolas técnicas portuguesas na década de 1950, recorrendo ao caso da Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) da vila do Barreiro, em Portugal. Baseamos a investigação no referencial teórico da cultura escolar/culturas escolares. Metodologicamente este trabalho é um estudo histórico documental de caso: a EICAS. Nesse sentido, fizemos uso de documentos recolhidos no arquivo da Escola, nas Bibliotecas da Secretaria-Geral do Ministério da Educação português e na Câmara Municipal do Barreiro bem como de entrevistas. Empregamos a matriz operacional para o estudo da cultura de escola (MOECE), com o propósito de caracterizar a cultura da EICAS. Assim, detectamos marcas distintas e traços fundamentais culturais dessa Escola, no que se refere às categorias: finalidade e missão; normas, valores e crenças; redes sociais; rituais, tradições e cerimônias; histórias e histórias de vidas e identidades. A EICAS assumia-se como uma escola de formação profissional a serviço das necessidades dos empregadores e das aspirações dos jovens da região.