TCC - História - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Navegar
Navegando TCC - História - Licenciatura por Autor "Brighenti, Clovis Antonio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdos(2018-12-05) Macedo, Elenice Alves de; Brighenti, Clovis AntonioO estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a sociedade nacional. Com as lutas indígenas a partir da década de 1970 e as mudanças na constituição federal de 1988 no que tange aos direitos dessa população, os indígenas “deixaram os bastidores para assumir os palcos”. Para que os estudantes brasileiros da educação básica tivessem conhecimento das histórias e culturas indígenas, foi promulgada a Lei nº 11.645. A referida lei modificou as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório incluir na grade curricular oficial de toda a rede de ensino da educação básica a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. Com essa lei, os livros didáticos enfatizaram com maior valor o papel do “índio” na história do Brasil, dando destaque a sua atuação destacando sua história e cultura, porém ainda estão distantes de apresentar modificações profundas como almejam os povos indígenas. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, para a compreensão mais ampla e complexa sobre a presença e atuação dos indígenas na história do BrasilItem Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai(2018-11-26) Costa, Rayane Pereira Guimarães; Brighenti, Clovis Antonio; Brighenti, Clovis AntonioPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.