IELA - Dissertação
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Navegando IELA - Dissertação por Autor "Amato, Laura Janaina Dias"
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Item Entre o corte da espada e o perfume da rosa: proibicionismo, culturalismo racial e seletividade jurídico-midiática da guerra às drogas na zona Latinoamericana(2019-02-07) Galvão, Cauê Almeida; Amato, Laura Janaina DiasAborda as origens político-ideológicas do proibicionismo estadunidense, bem como a importância dos processos de descriminalização dos sujeitos via política antiproibicionista e a visibilização do culturalismo racial no seio da zona latino-americana, desde as esferas jurídica e midiática, imbricadas à seletividade penal. Objetiva-se ampliar o crescente debate sobre questões antiproibicionistas, fortalecer as discussões sobre a globalização da guerra às drogas, compreender o processo de descriminalização dos sujeitos via política antiproibicionista e refletir sobre a importância do processo de legalização das drogas. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo, com abordagem analítica, à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD) direcionada ao proibicionismo de drogas na América Latina. O processo de legalização e regulamentação das drogas como uma atitude socialmente responsável é uma necessidade histórico-estrutural de remodelar os processos de entendimento sobre as relações com as drogas, vinculadas diretamente à pobreza, à negritude e à violência. Urge, nessa perspectiva, além de legalizar e regulamentar as drogas consideradas ilegais, que se constitua uma campanha massiva de educação sobre as drogas, bem como mudanças na formação educacional dos agentes policiais, estimulando abordagens equalitárias de pessoas, independente do status social, etnia ou condição de moradia. Observou-se que a política antidrogas não tem a droga como seu principal interesse de combate, e sim as populações pobres e não-brancas. Deste modo, a luta contra o preconceito social e racial são essenciais no processo de reconstrução e recodificação da nossa história, nossas culturas e nossas cosmovisões.Item Escola sobre a linha internacional: ambiente ecolar sociocultural na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul(2018-12-04) Silva, Glauber; Amato, Laura Janaina DiasEste trabalho buscou estudar o ambiente sociocultural escolar, na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul, entre Brasil e Paraguai, tomando como ponto de partida uma escola pública rural na cidade de Aral Moreira/MS, onde podemos encontrar um espaço escolar socioculturalmente complexo, heterogêneo, multiétnico e plurilinguístico, marcado por encontros ou desencontros culturais, verificados nas relações interétnicas de crianças indígenas e não-indígenas, brasileiras e paraguaias, filhos de produtores rurais, assentados e indígenas desaldeados, falantes das línguas português, e/ou guarani. O objetivo central do trabalho foi verificar se há manifestações de inferiorização étnica, cultural e linguística em relação aos alunos indígenas no ambiente escolar, culminando com a negação da sua língua, cultura e identidade. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aulas e entrevistas semiestruturas com professores, pais e alunos indígenas, tanto no ambiente escolar como nos espaços de ocupação indígena, na faixa internacional de fronteira Brasil/Paraguai. Ao focar especialmente os professores não indígenas e os alunos indígenas no espaço escolar, estes em seu meio familiar, foram verificadas situações de inferiorização da língua, da cultura e da identidade indígena por parte de todos os sujeitos desse espaço, culminando com a negação de identidade, da língua e da cultura indígena/Guarani, que ao considerarem a supervalorização da cultura e língua não-indígena, negam o valor das outras manifestações étnicas, culturais e linguísticas presente nesse complexo ambiente escolar. Percebemos que a escola fortalece a negação linguística ao utilizar exclusivamente a língua não-indígena para a formação escolar, e, ao não estar preparada para reconhecer as diferenças consistente desse meio sociocultural, plurilinguístico, multiétnico, especialmente no que respeita aos estudantes indígenas em ambiente escolar não-indígena nessa região de fronteira. O texto buscou, na reflexão sobre língua, cultura e identidade, considerando as particularidades do espaço fronteiriço, discutir questões de diferenças e igualdades, de aceitação do outro e tolerância em relação as diversidades plurais presentes nesse meio sociocultural. Concluímos que a dificuldade de coexistência cultural acaba por promover ou permitir diversas manifestações de preconceitos em relação às línguas, as etnias e as condições sociais, da coletividade e do indivíduo, promovendo a negação da própria identidade indígena. Foram percebidos tratamentos inferiorizantes, discriminatórios e invizibilizantes que permeiam com naturalidade o ambiente escolar.Item A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar(PR/BIUNILA, 2017) Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de; Amato, Laura Janaina DiasEste estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.Item Olhares e narrativas, do meio ao redor - Wall Kintun TV e a trajetória do primeiro canal televisivo de povos originários na Argentina(2018-12-20) Ungaro, Estela Rocha de; Amato, Laura Janaina Dias; Fonseca, Ana Silvia Andreu daWall Kintun, expressão traduzida do mapuzungun para o espanhol como “mirar alrededor” ou “buscar alrededor”, é também o termo utilizado para nomear o primeiro canal televisivo de povos originários na Argentina, inaugurado em dezembro de 2012 na cidade de San Carlos de Bariloche. A emissora teve sua implementação ancorada na Lei 26.522/09 de Serviços de Comunicação Audiovisual (LSCA), também conhecida como Lei de Meios, e sua titular legal desde então é a comunidade mapuche Lof Che Buenuleo. A fim de compreender as dinâmicas que compõem a trajetória, a implementação e a realização do Wall Kintun a partir das perspectivas e narrativas de três de seus atuais integrantes mapuche, a presente pesquisa, fundamentada na história oral enquanto método (Meihy, 2005), buscou evidenciar aspectos de seu contínuo processo de construção através dos relatos dos colaboradores supracitados. Partindo de suas narrativas acerca de cada experiência vivencial relatada em torno da conformação do Wall Kintun, foi possível discutir três pontos principais evidenciados como intrínsecos à história da emissora: as relações de comunicação, identidade e território no contexto de sua construção; o processo de implementação do canal e os impactos da perspectiva winka em sua conformação revelados nas relações entre seus integrantes mapuche e o Estado argentino; e, por fim, a urgência de se falar com a própria voz tal qual a emergência de ser escutado presentes na importância da existência de um canal de televisão próprio tanto quanto em seu próprio processo de construção.Item Representações das interações entre estudantes internacionais e corpo técnico administrativo da UNILA: uma análise crítica.(2020-01-16) Biesdorf, Suzana Angela; Amato, Laura Janaina DiasO presente estudo tem por objetivo analisar as representações das interações entre estudantes internacionais com o corpo burocrático da UNILA, na realização dos trâmites acadêmicos, entendidos aqui como o conjunto de procedimentos administrativos relativos à vida acadêmica dos discentes universitários. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa; no entanto, também utiliza recursos quantitativos para complementá-la. O procedimento adotado foi a pesquisa de campo, com a utilização de questionários como ferramenta. As questões foram focadas em três momentos de interação entre esses estudantes e os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da UNILA: o processo on line de seleção; a chegada e os dias atuais na universidade. A análise foi ancorada no modelo tripartite de significação do Letramento citado por Cruz (2007): a) escrita e letramento como habilidades individuais e cognitivas; b) modo de socialização acadêmica, de aculturação aos discursos e gêneros da academia; c) sentido antropológico, relacionado à identidade, ao poder, à autoridade e aos princípios de natureza institucional, bemcomo pelos conceitos de língua como espaço de construção de sentido (JORDÃO, 2007). Conclui que, apesar da universidade adotar o bilinguismo como um princípio, a instituição não possui uma política expressa acerca do tema, que delimite o significado do termo em seu contexto institucional, bem como estabeleça metas e prazos. A falta de política formal implica, na área objeto desse estudo (relacionamento entre estudantes internacionais e o corpo administrativo) em barreiras na comunicação, especialmente pelafalta de domínio do espanhol como língua adicional pelos técnicos administrativos. Apesar dessas dificuldades, a pesquisa revela que o estudante internacional, de modo geral, avalia positivamente o atendimento recebido pelo corpo técnico. No entanto, ressalvam explicitamente as dificuldades que enfrentam na comunicação, em razão do idioma, principalmente nos primeiros contatos