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Navegando UNILA | Eventos por Autor "Abreu, Jean Faber Ferreira de"
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Item Expectativas dos estudantes quanto a sua formação na Universidade Federal da Integração Latino Americana(2013-07-03) Scarpari, Karini Aparecida; La Peña García, Antonio de; Abreu, Jean Faber Ferreira deA coopera ̧c ̃ao, o intercˆambio e a integra ̧c ̃ ao s ̃ao os pilares conceituais do projeto pedag ́ogico e pol ́ ıtico da Universidade Federal da Integra ̧c ̃ao Latino Americana (UNILA), localizada em Foz do Igua ̧cu-Paran ́a. Com isto, a institui ̧c ̃ao busca que estudantes de diferentes nacionalidades adquiram uma vis ̃ao multicultural e complexa da realidade latino-americana. A UNILA como um espa ̧co de educa ̧c ̃ao internacional enfrenta desafios de adapta ̧c ̃ao e integra ̧c ̃ao pr ́oprios de uma institui ̧c ̃ao em que a metade de seus estudantes s ̃ao estrangeiros e, onde a diversidade ́etnica e lingu ́ ıstica est ̃ao presentes. Esse estudo busca caracterizar os motivos que orientam a escolha dos estudantes ao estudar na UNILA, levando em conta suas espectativas ao entrar na institui ̧c ̃ao e, como ou com quem os estudantes se relacionam, ou de que maneira constroem suas redes sociais e acadˆemicas e por que. O estudo parte da seguinte pergunta: Como os es- tudantes se interrelacionam em sala de aula? Para saber como os estudantes constroem suas redes sociais, acadˆemicas e por que. A hip ́otese ́e que cursos mais heterogˆeneos sejam ambientes com mais possibilidades de integra ̧c ̃ao, e as intera ̧c ̃oes sociais constru ́ ıdas em sala de aula sejam diversificadas. Essa quest ̃ao ́e importante j ́ a que a analise foca nas rela ̧c ̃oes entre os estudantes de um curso espec ́ ıfico, o que nos permitir ́a descobrir se existem padr ̃oes se formando entre o grupo. Essa pergunta investiga como eles se relacionam na hora de apresentar seus trabalhos ou construir seus grupos de estudos. Dentro disso, procura-se identificar quais seriam as categorias ou vari ́aveis que influenciariam nas decis ̃oes desses atores, ou seja, se por gˆenero, idioma, naci- onalidade, etnia ou origem geogr ́a fica. Tomando como foco a quest ̃ ao da multiculturalidade, ́e necess ́ ario intender quais as expectativas dos estudantes quanto a sua forma ̧c ̃ ao na universidade e como definem suas experiˆencias acadˆemicas, para assim, compreender como est ́a se dando o processo de integra ̧c ̃ao desde um ponto de vista focado no aluno e nas rela ̧c ̃oes sociais cons- tru ́ ıdas, para saber, como esses fatores contribuem no processo de constru ̧c ̃ ao e reconstru ̧c ̃ ao de suas identidades individuais e coletivas. Esse trabalho ́e fruto de um estudo interdisciplinar que integra dados obtidos atrav ́es de um question ́ario estruturado, aplicado a uma amostra represen- tativa de estudantes escolhidos aleatoriamente, de entrevistas etnogr ́ a ficas feitas com estudantes de diferentes nacionalidades e uma Analises de Redes Sociais (ARS) aplicadas a uma turma fechada. A partir dos dados coletados, procuramos conhecer os aspectos que influenciam os estudantes a estudarem na UNILA e, como est ̃ao se dando a conforma ̧c ̃ao das redes de intera ̧c ̃ ao social dos estudantes em sala de aula. O objetivo ́e saber como os estudantes definem suas experiˆencias acadˆemicas, e tamb ́em que grau de intera ̧c ̃ ao est ́ a se criando a partir das rela ̧c ̃ oes sociais e culturais diversas obtidas a partir da analise formal das redes sociais dos estudantes de um dos cursos de bacharelado da universidade, o que permite observar alguns padr ̃oes que podem estar se formando nesses grupos. O estudo da ARS foi feito com a turma de Desenvolvi- mento Rural e Seguran ̧ca Alimentar, 3 a semestre. Essa turma foi escolhida por ser uma turma heterogˆenea onde se encontram cinco nacionalidades das onze que fazem parte atualmente da UNILA. Os entrevistados responderam a quatro perguntas com as quais foram geradas quatro redes. Com base nas redes, podemos observar que as rela ̧c ̃oes podem estar sendo geradas por afinidades lingu ́ ısticas e tamb ́em regionais. Foi poss ́ ıvel visualizar dois grupos, sendo o primeiro composto por indiv ́ ıduos de nacionalidade brasileiros e paraguaios, enquanto que o segundo ́e composto majoritariamente por peruanos, bolivianos e venezuelanos. Essas rela ̧c ̃oes podem es- tar ocorrendo por uma quest ̃ao lingu ́ ıstica, sendo que, brasileiros se relacionam mais entre si, mas tamb ́em com alguns paraguaios, isso nos leva a pensar que a posi ̧c ̃ao geogr ́a fica entre os pa ́ ıses pode ser um fator que tende a aproximar esses indiv ́ ıduos, a l ́ ıngua aqui nem sempre seria um empecilho para as rela ̧c ̃oes sociais. J ́a no caso dos indiv ́ ıduos oriundos dos pa ́ ıses andinos, ocorre que estes tendem a se relacionar mais com espano-falantes por terem maior dificuldade com o idioma portuguˆes, por conta de um menor contato entre suas popula ̧c ̃ oes. Com base nessa an ́alise a hip ́otese n ̃ ao ́e v ́alida, pois as rela ̧c ̃ oes tendem a ser pouco diversas seguindo padr ̃oes de homogeneidade em ambientes que apresentam maior diversidade.Item La Heterogeneidad en el proceso de organización política de los estudiantes de UNILA(2013-07-03) Tamara Fernández, Daniela; La Peña García, Antonio de; Abreu, Jean Faber Ferreira deEn la siguiente pesquisa se analiz ́o la estructura de relaciones sociales de los alumnos de la Universidad Federal de Integraci ́on Latinoamericana (UNILA), con el fin de visualizar si los objetivos de integraci ́on de la Universidad estaban siendo practicados en el nivel de sociabili- zaci ́on m ́as b ́asico: las interacciones diarias. El trabajo parte de la hip ́otesis de dificultad en la ejecuci ́on del proyecto de integraci ́on, debido a la diversidad ́etnica y ling ̈ u ́ ıstica, propias de una Instituci ́on de Educaci ́on Superior Internacional donde la mitad de sus estudiantes son ex- tranjeros. La investigaci ́on se centr ́o en el an ́ alisis de la construcci ́on de redes sociales de los estudiantes en el espacio de movilizaci ́on estudiantil, partiendo de la pregunta que orient ́ o el trabajo: ¿Existe una relaci ́on entre la heterogeneidad de alumnos y su participaci ́on pol ́ ıtica universitaria?. La metodolog ́ ıa se desenvolvi ́ o a partir de la revisi ́on bibliogr ́ a fica sobre In- ternacionalizaci ́on de la Educaci ́on Superior, an ́alisis de m ́etodos cuantitativos y cualitativos, An ́alisis de Redes Sociales (ARS), interculturalidad e Integraci ́on. La segunda fase consisti ́o en la formulaci ́on de un cuestionario estructurado cerrado, compuesto por 44 preguntas tanto en portugu ́es, como en espa ̃ nol. Dicho cuestionario fue aplicado aleatoriamente, totalizando 120 alumnos de las cuatro nacionalidades m ́ as representativas dentro de UNILA (Brasil, Paraguay, Uruguay y Ecuador). Se realizaron gr ́a ficos a partir de las variables nacionalidad, participaci ́on estudiantil y respeto. Los datos del cuestionario fueron sometidos a un tipo de ARS, llamado ”Two Mode Networks”(Hanneman, 2010), con el fin de analizar padrones entre las relaciones sociales de los actores y las actividades o eventos en las cuales participaron. La tercera fase de la investigaci ́on consisti ́o en entrevistas etnogr ́ a ficas semi-estructuradas, aplicadas a deter- minados alumnos seleccionados por participar activamente en las movilizaciones estudiantiles, y tambi ́en fueron aplicadas a estudiantes que participaron en alg ́ un momento del proceso de construcci ́ on del espacio de debate estudiantil, pero decidieron finalmente no intervenir. Los resultados obtenidos fueron gr ́a ficos de ARS ”Two Mode Networks”, donde visualizamos la centralizaci ́ on de algunas actividades espec ́ ıficas, ligadas en general a eventos socio-culturales y participaci ́on en grupos virtuales de la universidad. Se destac ́o tambi ́en la participaci ́on en reuniones relacionadas a las problem ́aticas de las carreras, no obstante, las instancias de partici- paci ́on m ́ as politizadas como reuniones de CONSUN, asociaci ́ on de estudiantes y deliberaciones estudiantiles tuvieron una localizaci ́on marginal en las redes. Finalmente logramos corroborar la hip ́otesis de dificultad de integraci ́on en el espacio de construcci ́ on de movilizaci ́on estudiantil, debido a que no se refleja como un compromiso y/o prioridad entre la mayor ́ ıa del alumnado. La heterogeneidad se encuentra limitada, debido a que un n ́ umero considerable no se considera aceptado por sus ideas, y las entrevistas etnogr ́ a ficas dejaron ver que en su mayor ́ ıa, los alumnos no se sienten representados por no encontrarse consolidado el movimiento estudiantil en UNILA.