Teses e Dissertações não defendidas na Unila
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações não defendidas na Unila por Autor "Brito, Arlete de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978(Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro), 2016) Moura, Elmha Coelho Martins; Brito, Arlete de JesusAs escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o trabalho, com as disciplinas escolares divididas entre as de conhecimento geral e as de conhecimento técnico. A Matemática situava-se no campo do conhecimento geral, mas, o seu uso era destinado às atividades técnicas, portanto era uma disciplina aplicada. Daí surge a indagação: quais seriam as características do ensino de Matemática em escolas técnicas para a formação do técnico? Buscando respostas para essa indagação desenvolveu-se esta pesquisa. O seu objetivo é analisar o ensino da Matemática no período de 1942 a 1978, na Escola Técnica Nacional (ETN) localizada na cidade do Rio de Janeiro no Brasil e na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) localizada no Concelho do Barreiro em Portugal. Focou-se o contexto da forma de governo vigente durante esse período nos dois países: a ditadura. Utilizamos monumentos arquitetônicos, como fonte de pesquisa, para a construção e discussão do contexto econômico e social durante o regime ditatorial no Brasil e em Portugal. Compreender alguns aspectos dessas ditaduras, como a industrialização e a identidade nacional, contribuiu para a análise de diversos pontos referentes ao ensino de Matemática e ao ensino técnico da ETN e da EICAS. Considerou-se os documentos das referidas escolas, no intuito de averiguar as aproximações e as divergências acerca do uso da Matemática na formação de trabalhadores industriários. Esta é uma pesquisa no campo investigativo da História da Educação Matemática, com referenciais na História Cultural e o uso do Método Comparativo. Utilizamos fontes impressas, imagéticas, museológicas e arquitetônicas para construir uma história do ensino de Matemática em uma análise comparativa entre o Brasil e Portugal.