Teses e Dissertações não defendidas na Unila
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas na Unila por Autor "Balestra, Juliana Pirola da Conceição"
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Item O peso do passado : currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires(2015-11-16) Balestra, Juliana Pirola da Conceição; Zamponi, ErnestaEsta tese propõe analisar o peso da história das Ditaduras de Segurança Nacional nos currículos e nas narrativas de jovens que terminaram, em 2013, a escolarização básica/obrigatória em escolas públicas da região central das cidades de São Paulo e Buenos Aires. A intenção foi entender como esse peso atua na tomada de decisões no presente entre gerações que não vivenciaram diretamente esse passado. Ao total, 116 jovens estudantes participaram da pesquisa. Em São Paulo, eles cursavam o 3º ano do Ensino Médio e, em Buenos Aires, o 5º ano da “Escuela Media”. Ambas as cidades passaram por experiências semelhantes em um mesmo período – as Ditaduras de Segurança Nacional, o terrorismo de Estado e a prática do desaparecimento –, mas se relacionam, de forma diversa, sua história, com práticas distintas para lembrar, reparar ou esquecer esse passado, o que se reflete na relação que os jovens estabelecem com ele. Para entender como esse passado chega aos jovens, suas representações e as atitudes que mobiliza foram consideradas duas dimensões de sua formação histórica: a dimensão curricular, enquanto política pública para o ensino, composta pelas diretrizes curriculares, leis educacionais e materiais didáticos; e a dimensão narrativa, relacionada à consciência histórica e aos usos da história na tomada de decisões. Para a análise da dimensão curricular, fez-se uso dos apontamentos de Ivor Goodson sobre os currículos oficiais enquanto prescrições, que envolvem místicas importantes sobre o papel do Estado, da escolarização e da sociedade no processo de aprendizagem. O modo como se representa o passado nesses currículos, por sua vez, foi interpretado a partir das contribuições dos estudos de Serge Moscovici e Denise Jodelet sobre as representações sociais, relacionadas ao processo pelo qual o conhecimento sobre o passado é gerado, transformado e projetado no mundo social. Já para a análise da dimensão narrativa, foram essenciais os princípios elaborados por Jörn Rüsen sobre a formação da consciência histórica e sua função didática de orientação, refletindo sobre os usos que se faz do passado para dar sentido ao presente e às expectativas de futuro. O conteúdo das narrativas, em sua especificidade, também foi analisado em função das representações sociais mobilizadas, que serviram tanto para os jovens se compreenderem quanto para se comunicarem. A análise dessas dimensões indica que, embora sejam poucos os que utilizam a história das ditaduras para tomar uma decisão no presente, o peso desse passado entre os jovens é maior onde ele é assumido como política pública pelos processos de formação histórica, entre eles o ensino de história, revelando uma relação intrínseca entre formação histórica e consciência histórica.