TCC - Geografia - Licenciatura
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ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
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Navegando TCC - Geografia - Licenciatura por Autor "Garcia, Thays Regina"
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Item Profissões, mulheres e representações sociais de estudantes do ensino fundamental II: estudo de caso em uma escola no oeste do Paraná em 2019(2019-12-05) Garcia, Thays Regina; Veiga, Léia AparecidaEste trabalho refere-se a uma reflexão sobre as representações sociais acerca das profissões, voltada a uma perspectiva de gênero, focado na mulher e como a mulher se insere nesse espaço, visto estereótipos e visões construídas historicamente. Trata-se de uma abordagem envolvendo o ensino e gênero, através de um estudo sobre desigualdade de gênero e mercado de trabalho para adentrar na questão da disciplina de geografia nas escolas como possibilitadora da promoção da equidade de gênero. A ideia central parte de um estudo de caso sobre representações sociais de estudantes do Ensino Fundamental II de uma pequena cidade do oeste do Paraná, que objetivou investigar como é o imaginário de tais estudantes acerca de determinadas profissões quanto à questão de masculino e feminino. Com abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos utilizados para essa reflexão foram determinados a partir uma revisão bibliográfica e pelo levantamento de dados em campo com os estudantes, por meio da solicitação de desenhos de profissões selecionadas por alguns critérios específicos que corroboraram aos enunciados acerca da desigualdade de gênero socialmente constru ída . Verificou-se que entre os/as estudantes ainda prevalece uma visão de mulher enquanto sujeito a ocupar determinadas profissões, historicamente delegadas para as mesmas, que inspiram cuidados e perfil dito feminino. Conclui-se que é importante levar essas discussões sobre os espaços historicamente destinados às mulheres pela sociedade como forma de promover um debate acerca da equidade de gênero, tendo o/a professor/a de geografia no ensino básico e superior o papel de mediador na construção de uma sociedade menos desigual e provedora de violências.