TCC - Geografia - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
Navegar
Navegando TCC - Geografia - Licenciatura por Autor "Agnibene, Marieli Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação inclusiva e a Cartografia: investigação sobre a apropriação de conceitos Geográficos por Estudantes surdos na Escola Bilíngue da AMESFI- Medianeira/PR, 2018.(2018-12-13) Agnibene, Marieli Gonçalves; Silva Júnior, Roberto França daA presente pesquisa objetivouaveriguar como a Geografia tem sido apresentada pelos professores no contexto da sala de aula inclusiva, atribuindo aqui como prioridade, os conceitos geográficos apreendidos pelos surdos. Para que os dados pudessem ser coletados, e reconhecendo a necessidade de alunos surdos participarem da pesquisa como população recorte desse estudo, foi então desenvolvida uma pesquisa de campo com cinco alunos surdos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) da cidade de Medianeira/PR.A pesquisa ocorreu na escola de Educação Bilíngue da Amesfi, onde os alunos são atendidos no contra turno. O instrumento utilizado foi uma entrevista com cinco questões abertas que visavam reconhecer as limitações encontradas por esses alunos quanto à apropriação dos conceitos cartográficos e como os mesmos eram abordados em sala de aula. Reconhecendo que o aluno surdo possui dificuldades de acompanhar as aulas e se apropriar dos termos e conceitos, devido a sua limitação auditiva, torna-se relevante o professor desenvolver formas diferenciadas de ensino que possibilitem o aprendizado desses estudantes e esta pesquisa apresenta-se com tamanha relevância tanto para os profissionais da área, como também para a sociedade compreender melhor os encaminhamentos necessários de acesso da pessoa surda às informações e conhecimentos. Por ser uma pesquisa teórico-prática, o aporte teórico conta com a contribuição de autores renomados na área, ademais, fortalece as discussões em torno dos dados obtidos. Foi possível observar que mesmo os professores não dominando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no quesito Geografia, os docentes tentam propor formas diversificadas de ensino, em compensação, constata-se, de acordo com os dados que as maiores dificuldades estão relacionadas aos conceitos, que reforçam as limitações desses alunos frente à Língua Portuguesa (LP).