TCC - Filosofia - Licenciatura
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ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Licenciatura em Filosofia
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Navegando TCC - Filosofia - Licenciatura por Autor "Ferreira, Wellington Douglas"
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Item “Ritmo & Philosophia”: Potencialidades e Desafios do Rap como Ferramenta Pedagógica(2022) Ferreira, Wellington Douglas; Franzi, Juliana; Santos, Idete Teles dosO presente trabalho tratará sobre a pedagogia aliada a cultura/movimento Hip-Hop no combate à evasão estudantil na educação pública no Brasil. Tal pesquisa conta com a contribuição da experiência de um acadêmico em licenciatura e pesquisador atuante dentro da cultura/movimento Hip-Hop desde longa data. Serão apresentados os desafios e as problemáticas no que tange à docência compartilhada com arte-educadores do movimento Hip-Hop, salientando a ação coletiva escolar de educadores, educandos e arte-educadores, junto a políticas de formação continuada com apoio do Estado. A Pedagogia Hip-Hop valoriza intelectuais orgânicos, como os arte-educadores de projetos sociais e oficinas ligadas ao cultura/movimento Hip-Hop. É uma proposta crítica e estética que visa a autonomia intelectual dos alunos de grupos vulneráveis, bem como o “resgate” de estudantes que se encontrem desinteressados de seu próprio processo de letramento. Demonstra como a lei 11.645/08 se torna muito importante para que tal proposta possa alcançar estudantes afro brasileiros, pardos, indígenas tidos como invisíveis para o currículo. A investigação foi realizada por meio de pesquisas e estudos bibliográficos dentre outras mídias, tendo como referências centrais as teorias dos autores como Marc Lamont Hill e Mônica do Amaral dentre outros. São apresentados desafios e pontos fortes de algumas pesquisas de educadores que atuam neste campo educativo. Busca suscitar novas discussões sobre didática e metodologia de ensino para jovens que encontram dificuldades no processo de aprendizagem. Quebra tabus elucidando a contracultura do Hip-Hop, muitas vezes rechaçada pelo tradicionalismo de algumas pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo pretende abrir caminho e colocar em evidência tais discussões nos centros acadêmicos e escolas públicas sobre a viabilização de formalizar propostas alternativas pedagógicas diante do processo de evasão estudantil. Almejando otimizar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem para a educação pública e inclusiva. Por fim, este trabalho apresenta algumas dificuldades/potencialidades encontradas para que futuras pesquisas nesta área sejam otimizadas.