TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual
Navegar
Navegando TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC por Autor "Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aproximações e distanciamentos: Juventude em marcha (2006) e A Vizinhança do Tigre (2014)(2021-06-21) Campioni, Mateus Vasconcellos; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste trabalho busca trazer uma análise das obras Juventude em Marcha(Pedro Costa, 2006) e A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa, 2014), tendo como foco o estilo de realização considerado pelos cineastas. Visto que são filmes que mobilizam histórias e relatos de sujeitos urbanos periféricos, procuraremos entender de que maneira se abordam, cinematograficamente, os temas latentes desse espaço. E também observar, como o estilo de realização utilizado pelos cineastas, edificam suas posições políticas e éticas diante do ato de querer filmar outro.Item De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro(2015) Souza, Lucas Henrique de; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra na metamorfose da figuração do malandro dos morros cariocas para o bandido urbano militarizado. Esta transformação acontece na década de 1970, momento chave em que ocorre a justaposição do malandro e do bandido na representação cinematográfica. Para entender esta transfiguração a pesquisa analisa os filmes: Rio 40, graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, O Anjo Nasceu (1969) de Julio Bressane, O Amuleto de Ogum (1974) de Nelson Pereira dos Santos e Lucio Flávio: o passageiro da agonia (1979) de Hector BabencoItem Paisagens da Memória: Um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas(2018-01-15) Portz, Gabriela; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste estudo realiza uma leitura das fotografias que compõem a série La Memoria Del Paisaje do fotógrafo Gastón Salas, procurando compreender como atuam na manutenção da memória da ditatura militar do Chile (1973-1990). A série retrata as paisagens chilenas, lugares que foram assassinados e encontrados os corpos dos presos políticos. Selecionou-se oito fotografias da série para trabalhar os conceitos de memória, paisagem e mídia, no sentido de entender a mensagem fotográfica, considerando o contexto de sua produção e o período histórico que busca relembrar: O processo pós ditatorial com o surgimento da política do esquecimento e o uso que se faz da cultura das mídias no combate dessa política. Também foi estabelecida uma relação com a obra fílmica de Patrício Guzmán, por verificar um forte diálogo entre as duas produções, pois, ambas representam o trauma existente vinculado às belíssimas paisagens chilenas, relacionando ao mesmo tempo sentimentos opostos, como o sublime e o terror.