Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
URI Permanente desta comunidade
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Navegar
Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Autor "Cainelli, Marlene Rosa"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental(Even3, 2018-01-15) Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene RosaEste artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005, 2008), investigamos a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e p 1 erceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um. Nesse sentido, analisamos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustentasse uma interpretação do seu cotidiano. Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizamos questionários com alunos do 6o e 9o Anos do Ensino Fundamental, além da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes. Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas com predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história localItem Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil(Even3, 2018-01-15) Santos, Fernanda Pereira; Cainelli, Marlene RosaO estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: A ideia de sociedade e consciência histórica dos alunos do MST entre os anos de 2014 e 2015” cujo principal objetivo foi investigar que tipo de consciência histórica podemos perceber em narrativas produzidas pelos educandos de uma escola situada dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem- Terra (MST) na cidade de Londrina-Brasil. O artigo em questão é uma análise dos resultados obtidos na pesquisa inicial bem como discussões que estamos realizando nos estudos de Mestrado em História Social iniciados em 2017 também pela UEL. Para tanto, utilizamos como base teórico-metodológica as teorias de Rüsen (2001) sobre Consciência Histórica e as articulações de Barca (2007) e contribuições de Lorençato (2015) e Alves (2015). Nesse sentido, pretendemos contribuir para os estudos e pesquisas na área de Educação Histórica e, assim, contribuir com as discussões desse conceito para o ensino de históriaItem A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana(Even3, 2018-01-15) Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene RosaEste estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das interlocuções com profissionais em exercício nas escolas do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – PR, buscando conhecer situações e eventos em que a Educação Histórica tem sido abordada. Finaliza apresentando, nas considerações dos professores, desafios para a prática de diferentes perspectivas teórico- metodológicas na aprendizagem da históriaItem A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica(Even3, 2018-01-15) Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Cainelli, Marlene RosaEste texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e as apropriações desses sujeitos sobre o Ensino de História de maneira a poder interferir na formação destes futuros profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o Subprojeto de História da UEL do referido programa entre os anos de 2011- 2013, por entender que neste período foram realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001;2011), defendiam que devemos ter um olhar atento sobre a formação ofertada a estes sujeitos. Para isso, escolhemos realizar os estudos a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dadosItem A História da Vida como metodologia para o ensino de História(Even3, 2018-01-15) Malheiros, Eliane dos Santos; Cainelli, Marlene RosaAs metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades metodológicas a que temos acesso, porém, não devemos ser relativistas, aceitando todas as propostas teórico-metodológicas, mas sim, tendo clareza do que se adapta/adequa melhor à nossa prática em sala de aula. Um outro extremo seria o de restringir a forma de transmitir o conhecimento à apenas um método, sem ampliar e oportunizar a diversidade formativa dos alunosItem Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História(Even3, 2018-01-15) Fazion, Heloisa Pires; Cainelli, Marlene RosaO presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. O principal objetivo é investigar como alunos interpretam fontes históricas presentes no livro didático “BOULOS, Alfredo. História, sociedade e cidadania, 6o ano. 3a edição. São Paulo: FTD, 2015, 448p.”. Além disso objetiva-se analisar como o autor desse livro didático apresenta e discute essas fontes. Destaca-se que esta pesquisa está inserida numa área de estudo denominada Educação Histórica. Segundo Cainelli e Schmidt (2011) o campo da Educação Histórica surgiu na Inglaterra por volta da década de 1970 e desde de então tem se difundido em diferentes países do mundo. Sublinha-se que pesquisadores brasileiros e portugueses mantém atualmente uma intrínseca relação nas pesquisas desenvolvidas nesta área, sendo que, “as relações entre os grupos brasileiro e português já possuem uma década” (CAINELLI, SCHMIDT, 2011:10)Item Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas(Even3, 2018-01-15) Martins, Giovana Maria Carvalho; Cainelli, Marlene RosaEste trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra, buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011) sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a temáticas históricas