Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
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Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
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Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Autor "Alves, Ronaldo Cardoso"
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Item Golpe de Estado ou Revolução? A construção de consciência histórica por meio da análise de fontes históricas referentes aos acontecimentos políticos do Brasil de 1964(Even3, 2018-01-15) Cardoso, Sara de Souza; Alves, Ronaldo CardosoO presente trabalho, inserido no campo das pesquisas de interface entre a Didática da História e a Educação Histórica, tem por objetivo analisar a construção narrativa de estudantes do 9 o .ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da rede pública estadual de ensino, da cidade de Assis – SP, elaboradas a partir do trabalho, em sala de aula, com fontes históricas referidas nos acontecimentos políticos do Brasil de 1964, estudando posicionamentos e argumentos que identificam tais fatos como golpe de estado ou revolução. Baseado em teóricos da História como RÜSEN (2001) e KOSELLECK (2006), bem como em pesquisadores da Educação Histórica como BARCA & GAGO (2001), ASHBY (2006), CAINELLI & SCHMIDT (2012), SIMÃO (2008) e ALVES (2013), a pesquisa trabalha com a análise de conceitos substantivos (revolução, golpe de estado) e de segunda ordem ou meta-históricos (Evidência Histórica, Explicação Histórica), com vistas a investigar a construção de consciência histórica na análise da produção escrita dos jovensItem A História Ensinada em manuais do Ensino Médio: estudo comparativo acerca do repertório imagético sobre indígenas de uma mesma obra publicada no PNLEM História 2008 e PNLD História 2015(Even3, 2018-01-15) Amarante, Cíntia Verza; Alves, Ronaldo CardosoA partir da discussão acerca da inclusão étnica, levantada com a aprovação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro- brasileira nas salas de aula, em 2008 foi aprovada a lei 11.645/2008, que inclui, também, o ensino de História e Cultura Indígena como obrigatório nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. A nova lei causou alterações no Artigo 26-A, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei 9.394/1996 - inserindo-se no esforço de uma educação intercultural, exigindo mudanças nos conteúdos dos materiais didáticos, dentre eles, o livro didáticoItem Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade(Even3, 2018-01-15) Alves, Ronaldo CardosoO texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de São Paulo, localizadas no município de Assis. A investigação desenvolveu-se com estudantes de 8 o . e 9 o . anos do ensino básico por meio da interpretação de fontes históricas distintas, tanto em seu tipo (escrito e imagético), quanto em sua temporalidade. Seu objetivo foi verificar em que medida conceitos substantivos subsumidos às fontes podem ser identificados pelos estudantes, bem como por eles trabalhados em sua historicidadeItem O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas(Even3, 2018-01-15) Moreira, Bianca Xavier; Alves, Ronaldo CardosoAo longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência Geral da UNESCO em sua 11a sessão reunida em Paris de 14 de novembro à 15 de dezembro de 1960, e a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, ocorrida na cidade de Durban, na África do Sul, em 2001. Após estes eventos foi criado, por meio de decreto presidencial, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD) cujos objetivos foram o incentivo e a criação de políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e de grupos sociais e étnicos, afetados por discriminação racial e por demais formas de intolerância (JACCOUD, 2002, p.23).