Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Mercado de trabalho formal brasileiro: uma análise das diferenças salariais entre imigrantes e brasileiros
(2024) Noel, Bachelard
Nas últimas décadas, importantes fluxos de imigrantes chegaram ao Brasil, principalmente haitianos e venezuelanos, que possuem o maior número de contratados entre os estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro. O funcionamento do mercado de trabalho no Brasil é gerador de discriminação salarial, por raça, gênero, grau de educação e nacionalidade. Em relação a isso, as informações mencionadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) são fundamentais para a leitura das tendências do mercado de trabalho formal brasileiro. A partir da base de dados RAIS, investigaram- se relativas à situação dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Portanto, este trabalho busca medir a magnitude das diferenças salariais entre imigrantes e brasileiros para os setores de serviços e indústria. O estudo foi realizado com dados da RAIS de 2021, segundo o método de decomposição de Oaxaca Blinder (1973). A população do estudo é composta de empregados formais estrangeiros e brasileiros, divididos em 6 categorias nacionais: haitianos, venezuelanos, orientais, latino- americanos, africanos, europeus e norte-americanos (Estados Unidos, Canadá). Os resultados obtidos permitem de perceber que os trabalhadores haitianos, venezuelanos e africanos sofreram com desigualdade nos rendimentos trabalhos, em comparação com brasileiros e demais nacionalidades, devido à discriminação que representou maior proporção na diferença total. A ausência de discriminação permitiria que os salários dos haitianos aumentassem 9% na indústria e 8,31% nos serviços, e que os salários venezuelanos aumentassem 17,2% na indústria.
Item
Educação permanente no cuidado ao acolhimento do migrante: uma análise a partir da região de fronteira de Corumbá/MS
(2024) Gomes da Silva, Vanessa Valadão Gouvêa
A governança local é cada vez mais presente, sobretudo em localidades longínquas da esfera central de poder, como as fronteiras. Nestas regiões, atuação paradiplomática é indispensável à comunidade local, principalmente no cuidado e acolhimento do migrante internacional. Assim, esta pesquisa centra-se sobre a fronteira de Corumbá/MS. A metodologia consistiu em uma entrevista semiestruturada com enfoque descritivo-exploratório na análise de conteúdo. Os objetivos consistiram em analisar a educação permanente como instrumento fundamental na prestação dos serviços e identificar como o Protocolo orienta ao migrante no acesso ao serviço. O referencial teórico expôs reflexões literárias sobre a Paradiplomacia e a governança migratória local, em relação ao Protocolo de Atendimento e Acolhimento aos Migrantes Internacionais utilizou-se os dados do mesmo, além de documentos. Mediante a análise, constatou-se que o Protocolo permitiu maior acesso aos direitos sociais e indispensáveis a essa comunidade em específico, como também consagrou importantes avanços na política de acolhimento ao migrante.
Item
Da redemocratização à democracia em vertigem: uma reflexão sobre as memórias e histórias em disputa na América Latina
(2024) Freitas, Tatiane de Melo Cardoso
Esta dissertação busca analisar as memórias e histórias em disputa na América Latina, especialmente no Brasil, por meio da análise dos processos políticos e históricos que permitiram o Golpe de Estado, em 1964, e o Golpe Parlamentar, em 2016, no Brasil, destacando-se os impactos da Guerra Fria, da ditadura-empresarial militar no Brasil e os movimentos das marés rosa e azul na América Latina. Assim, pretende-se explorar os processos de construção das memórias: memórias oficiais x subterrâneas; memórias coletivas x individuais; políticas de esquecimento; história oficial x história real; revisionismo histórico. Analisar, ainda, os impactos da colonização na formação da nação brasileira e na (des)construção da democracia. Por fim, pretende-se entender como as ondas conservadoras se fortaleceram na América Latina contemporânea, onde as democracias estão ameaçadas, fragmentadas e em vertigem, por meio da análise do documentário brasileiro Democracia em vertigem (Brasil, 2019).
Item
El conflicto fronterizo entre venezuela y guyana y su impacto en la política exterior brasileña.
(2024) Navarro, Oscar Dario Silva
Este artículo presenta un estudio explicativo, cualitativo e histórico enmarcado en el ámbito de las relaciones internacionales, donde se examinó el conflicto fronterizo entre Venezuela y Guyana, desde la época en que ambas eran colonias de España y Gran Bretaña respectivamente, hasta su consolidación como estados soberanos. El objetivo principal fue analizar el contexto histórico y los eventos que dieron origen a dicho conflicto, además de evaluar su impacto en la política exterior de Brasil y su relevancia en la educación brasileña, con un enfoque particular en los eventos más recientes de 2023. La metodología empleada consistió en un análisis documental basado en noticias, artículos y libros, complementado por un análisis geopolítico que estudió cómo la geografía y los intereses estratégicos influyen en las relaciones internacionales. El trabajo se organizó en tres partes: en primer lugar, se analizó la situación actual del conflicto; en segundo lugar, se proporcionó un contexto histórico desde sus orígenes hasta el presente; y finalmente, se discutió la influencia del conflicto en las decisiones de la política exterior de Brasil. Este enfoque permite no solo informar sobre un tema de gran relevancia internacional, sino también ofrecer una perspectiva crítica sobre las complejidades de la diplomacia en América del Sur. Además, se subraya la influencia de potencias hegemónicas europeas y norteamericanas, invitando al lector a reflexionar sobre las dinámicas políticas involucradas y su relevancia en la formación de los estudiantes brasileños de educación básica.
Item
De uma margem a outra: o diálogo transatlântico entre Carolina de Jesus e Françoise Ega
(2024) Santos Silva, Aline
Esta investigação tem como horizonte interpretativo as obras literárias de duas escritoras que viveram e produziram em continentes diferentes, mas compartilharam de realidades sociais muito próximas. Ao retratarem seus contextos, tornaram-se contemporâneas e partícipes de um fazer literário que rompe um silêncio historicamente imposto sobre seus corpos. Por meio de uma leitura que transita entre os registros memorialísticos e arte narrativa, realiza-se aqui um estudo comparativo entre as obras Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da brasileira Carolina Maria de Jesus ([1960] 2020), e Cartas a uma negra: narrativa antilhana ([1978] 2021), da autora martinicana Françoise Ega. A proposta é pôr em diálogo as duas autoras, observando os elementos da escrita de si em formato de diário que a sua vez adquire caráter epistolar, como as cartas de Ega, pretensamente endereçadas à autora brasileira com o desejo de se fazer conhecer e de comunicar a sua interlocutora o itinerário de uma vivência afro-caribenha, também marcada pela subalternização. Ambas as autoras, mulheres negras periféricas, potencializam suas trajetórias com o relato concomitante e resiliente ao processo de escrita a partir da margem. A pesquisa procura discutir narratividade, memória, testemunho e colonialidade, tendo como arcabouço teórico autores como Paul Ricoeur (1994), Aleida Assmann (2008) e Frantz Fanon (2008). Do mesmo modo, faz uso dos conceitos de pacto autobiográfico (LEJEUNE, 2008), dororidade (PIEDADE, 2017) e tempo espiralar (MARTINS, 2021) para entender as relações de aproximação e/ou distanciamento entre as escritas íntimas e cotidianas que temporalizam a vida de suas autoras. O estudo dessas narrativas permite rasurar a hegemonia e homogeneidade das produções discursivas branco/euro centradas, bem como propor uma discussão teórica acerca dos possíveis alicerces para uma prática contra-colonial (BISPO, 2015) dos estudos literários comparatistas a partir de vozes femininas em processo de re(in)surgência.