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O ensino de História na educação infantil: um diálogo entre educação e relações internacionais diante do conceito de scholé
(2024) Farias da Silva, Greiciane
Este artigo apresentará uma intervenção didática realizada entre fevereiro e maio de 2024, em uma turma de Educação Infantil na cidade de Campo Mourão (PR), com o objetivo de investigar como o ensino de História pode ser utilizado para promover a compreensão do mundo globalizado na educação infantil. Além disso, o artigo dialogará com o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa garantir educação inclusiva e equitativa. Assim, a abordagem utilizada consistiu em refletir sobre o papel da História na introdução de conceitos como tempo, espaço e sociedade, auxiliando as crianças a entenderem as dinâmicas globais. O contexto social e educacional local, com base no censo de 2023, foi considerado, assim como a legislação educacional brasileira. O estudo também se articulará com a História do Tempo Presente e as Relações Internacionais, explorando conceitos como infância, experiência e as esferas pública e privada. Por fim, as atividades realizadas durante a intervenção serão analisadas à luz dos conceitos de “scholé”, “infância” e “experiência”, discutidos por autores como Jorge Larrosa (2002, 2003, 2011), Hannah Arendt (2016) e Masschelein e Simons (2018), proporcionando uma reflexão crítica sobre a formação global das crianças.
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Análise das demandas judiciais envolvendo vícios construtivos de habitações construídas no âmbito dos programas federais de habitação: caso Foz do Iguaçu/PR
(2024) Escobar, Thais Ramos Ribeiro
A responsabilização das atividades exercidas pelos profissionais da área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), após a vigência da Norma de Desempenho - NBR 15575 (ABNT, 2022), tornou-se pauta frequente nos tribunais do Brasil, uma vez que muitos empreendimentos apresentam vícios de construção durante o período de garantia ou na fase de uso. Nesse sentido, as demandas judiciais envolvendo vícios construtivos tornaram-se comuns, principalmente nas relações contratuais que envolvem os programas federais de habitação. Assim, este estudo visa analisar as causas do aumento do número de ações judiciais associadas a vícios construtivos de empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) no âmbito dos programas federais de habitação Minha Casa Minha Vida e/ou Minha Casa Verde e Amarela. Para isso, foi realizada uma análise do crescimento dos protocolos de ações judiciais e das jurisprudências relacionadas ao tema, além de um estudo de caso com uma pesquisa aprofundada dos processos protocolados nas esferas federais da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu - PR, no período de análise de 5 anos (2016 a 2021). Foram empregadas estratégias múltiplas de investigação, como pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, além da análise dos vícios de construção citados nos laudos e pareceres técnicos anexados aos processos. O estudo de caso examinado demonstra que no período da analise foram ajuizados ao menos 469 processos referentes a vícios construtivos em construções do programa Minha Casa Minha Vida e do programa Minha Casa Verde e Amarela na Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, PR. As ações, em sua grande maioria, buscam indenizações em pecúnia por danos morais e materiais, não oportunizando a resolução de maneira consensual com a construtora e o agente financiador. Os fatores que levam a questão ao judiciário estão principalmente relacionados ao aparecimento de manifestações patológicas e à falta de manutenção dos imóveis, embasados no não atendimento das normas técnicas vigentes, desde o período da concepção das edificações. Foi evidenciada a presença de litigância abusiva nos processos judiciais estudados, além da ausência de manutenção nos imóveis, a realização de reformas não autorizadas por parte dos usuários e, em alguns casos, a negligência das normas técnicas por parte dos profissionais de engenharia, conforme demonstrado pelas perícias judiciais. Diante desse cenário, espera-se que a dissertação forneça um conteúdo orientativo abrangente para os profissionais da cadeia da construção civil, esclarecendo suas responsabilidades em relação aos serviços prestados. Com essa abordagem, pretende-se contribuir para a melhora da qualidade das construções, possibilitando a redução do número de processos associados ao tema, tanto pela mitigação das falhas técnicas na engenharia quanto inibição da advocacia abusiva promovendo uma atuação mais consciente e responsável dos profissionais e clientes usuários dos imóveis envolvidos.
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Neoextrativismo e resistência no norte de Minas Gerais: Projeto do Bloco 8 e a comunidade tradicional dos geraizeiros do Vale das Cancelas
(2024) Silva, Carlos Ribeiro
Este artigo aborda o modelo de neoextrativismo e seus impactos socioeconômicos e ambientais no contexto brasileiro, especificamente o Projeto Bloco 8, operado pela Sul América de Metais (SAM) no Vale das Cancelas, Minas Gerais, e as implicações desse empreendimento para a Comunidade dos Geraizeiros. Com a expansão da influência da China na América Latina, impulsionada pela demanda de commodities e matérias-primas, projetos como o Bloco 8 têm se inserido em uma lógica de exportação primária que reforça a dependência econômica de setores extrativistas. O estudo examina as perspectivas de desenvolvimento e as promessas de geração de emprego e crescimento econômico associadas ao projeto, contrastando-as com as críticas e as resistências dos Geraizeiros, que veem seus territórios e modos de vida ameaçados. A análise evidencia os conflitos e desafios no Vale das Cancelas, destacando a resistência comunitária e a necessidade de políticas ambientais e sociais que considerem o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação cultural e ambiental.
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A importância da cultura de paz em escolas de educação básica
(2024) Amorim, Naiara Oliveira
O presente trabalho destaca da cultura de paz nas escolas, segundo as Diretrizes Curriculares e o PNE. Inicialmente , este trabalho irá discutir qual é as possibilidades, o conceito de paz proposto por Montessori, estabelecendo-se uma relação com as Leis da Educação Básica. Além disso, buscar-se a debater o conceito de paz atrelado a sua relevância da mediação do profissional docente: desenvolvimento de políticas públicas para a educação como proposta pedagógica.
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Efeito das dietas sobre os parâmetros antropométricos e clínico laboratoriais de adultos obesos praticantes de atividade física: uma revisão sistemática e metanálise
(2024) Moura, Michele Cristina Graton; Orientadores: Maria Elisa Peichoto; Flávio Luiz Tavares
Alterações na composição corporal, modificam as características físicas do indivíduo, provocando mudanças fisiopatológicas evitáveis ou adquiridas, como a obesidade. Causada principalmente pelo consumo excessivo de calorias e que associada a fatores como sedentarismo, comportamento alimentar, gasto energético, influência de hormônios e peptídeos envolvidos no equilíbrio entre apetite, potencializam o aumento descontrolado da gordura corporal. A obesidade geralmente é exemplificada como excesso de peso corporal, porém, essa simples definição, esconde um fenótipo bem mais complexo, que associa as patologias que se manifestam metabolicamente, assim, a preocupação não deve estar somente com o tamanho e composição corporal, pois a obesidade aumenta muito o risco de morte por doenças crônicas, causando incapacidade, depressão, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. As diretrizes nutricionais convencionais atuais, não são eficientes para todos os grupos da população, surgindo assim questionamentos sobre sua eficiência em promover a perda de peso de forma acentuada. A obesidade apresenta uma crescente preocupação global de saúde pública, caracterizada como uma epidemia, afetando indivíduos de ambos os sexos e faixas etárias, abrangendo diversas origens e etnias. Esse fato reforça a necessidade em analisar os estudos em grupos de indivíduos obesos, com intervenções alimentares significativas, com informações pontuais e eficientes, associando controle alimentar e a prática contínua de exercício físico. Analisar possíveis mudanças nos parâmetros antropométricos e clínico-laboratoriais de indivíduos obesos e ativos, que realizaram as (dieta cetogênica (KD), jejum intermitente (JI), e dieta contínua (DC). A metodologia Cochrane foi utilizada como diretriz, sob o protocolo [CRD42022351747] do PROSPERO. Foram analisados ensaios clínicos randomizados (ECRs) que atenderam os critérios de elegibilidade, entre 2012 e 2022. Dados de (peso (kg), índice de massa corporal (IMC) circunferência da cintura (CC) e parâmetros clínicos: hemoglobina glicada (HbA1c) e perfil lipídico (HDL e LDL) foram extraídos. 2186 ECRs foram selecionados, 21 estudos (KD: 10, JI: 11) foram analisados. A metanálise gerou dados separadamente, identificando que a estimativa do efeito médio das dietas foi de -2.6163, com um intervalo de confiança de 95% variando de -5.3845 a 0.1518. A perda média foi de - 9,52kg, - 0,37kg/m2 de redução no IMC. Para a CC a redução média foi de -13,2cm com relação aos outros grupos. Apresentou a maior redução de HbA1c, com - 0,55mmol e melhorou o HDL em + 2,55mg/dl. Ambas as dietas podem ser utilizadas, contudo a KD foi a dieta que promoveu as maiores alterações de peso corporal, IMC, CC, LDL e Hb1Ac, além de estimular o aumento de HDL, sendo considerada a mais eficiente, por manter o consumo alimentar de forma contínua, com suas particularidades de macronutrientes, não sendo mais eficiente, apenas na redução do LDL. Foram identificadas dificuldades de adesão na fase inicial, sendo essas toleradas e eliminadas conforme o protocolo se desenvolveu. Não foram observados efeitos adversos importantes, sendo assim, concluiu-se que a KD é a estratégia alimentar que apresenta melhores resultados para a perda de peso e alterações dos parâmetros clínicos dos indivíduos, fator esse considerado fundamental para a prevenção da obesidade, podendo ser considerada uma dieta eficaz e possível de ser seguida, por boa parte dos indivíduos.