Listar Trabalho publicado em Evento por título
Mostrando ítems 38-56 de 56
-
La historia argentina reciente en la escuela secundaria: modos de nombrar y abordar la última dictadura
(Even3, 2018-01-15)En este trabajo analizo la historia argentina reciente en el nivel secundario tomando particularmente los modos de nombrar y trabajar la última dictadura (1976-1983) presentes tanto en los contenidos curriculares como ... -
Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil
(Even3, 2017-01-15)O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ... -
Leituras do passado e disputas de memória: representações sociais do Vale do Paraíba
(Even3, 2018-01-15)Em dezembro de 2016, uma reportagem de The Intercept Brasil denunciou a prática de encenação dos tempos de escravidão, que permitia que turistas fossem servidos por pessoas negras vestidas como escravas sem qualquer ... -
Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
(Even3, 2018-01-15)A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições ... -
Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, ... -
Memória e esquecimento de Moisés Bertoni
(Even3, 2018-01-15)A memória é hoje, tema de interesse vasto e crescente nas áreas sociais e, longe de ser estudada como uma mera condição biológica dá lugar a alternativas tornando-se sinônimo da disciplina de História. A maior parte dos ... -
Noções de Jovens sobre a Política no Futebol: a experiência do Grupo Focal
(Even3, 2018-01-15)A influência histórico-política dos clubes de futebol no Brasil circunda os mais variados aspectos do imaginário popular. O cruzeirense não vota no ex-presidente do Atlético Mineiro que concorre à vaga de governador do ... -
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ... -
Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
(Even3, 2018-01-15)No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência ... -
O passado e o presente na construção do conceito de patrimonialismo a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo intitulada "A carteira do meu tio"
(Even3, 2018-01-15)A apresentação teve como objetivo mostrar o resultado da intervenção aplicada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. No projeto, buscamos entender como os alunos constroem a relação passado/presente, ao elaborar ... -
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ... -
¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos
(Even3, 2018-01-15)Fueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos ... -
O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
(Even3, 2018-01-15)Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência ... -
Recepção cinematográfica em situação escolar no ensino/aprendizagem de história
(Even3, 2018-01-15)O objetivo deste texto é debater o processo de recepção e compreensão de narrativas cinematográficas por estudantes da Educação Básica em situação específica de sala de aula. Tomando por base as proposições de Roland ... -
Revisitando o passado: a elaboração de uma sala memorial e os 60 anos do Colégio João XXIII de Maringá
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História-Sede, da Universidade Estadual de Maringá, atuante no Colégio Estadual João XXIII Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizado na Vila Operária, na cidade de Maringá – PR, do ano de 2014 a 2016, buscou ... -
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
(Even3, 2018-01-15)Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar ... -
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do ... -
O uso didático das Histórias em Quadrinhos no ensino de história nas questoes de diversidade
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa esta vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade. O presente projeto busca por meio de textos da escrita da história e dos autores da ... -
Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte
(Even3, 2018-01-15)Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como professores, devemos ressignificar a prática ...