Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
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Data
2018-01-15Autor
Gusmão, Leslie Luiza Pereira
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Metadata
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Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e
formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o
Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as
propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do
tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias
de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa
documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio
no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da
aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção
da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na
teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são
defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”