O uso didático das Histórias em Quadrinhos no ensino de história nas questoes de diversidade
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Oliveira, Geovane Gonçalves de
Germinari, Geyso Dongley
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa esta vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade. O presente projeto
busca por meio de textos da escrita da história e dos autores da Educação Histórica,
pesquisar o uso didático das histórias em quadrinhos na disciplina de história no ensino
médio, e desenvolvimento de ideias sobre a diversidade étnicas e culturais. As histórias
em quadrinhos são elaboradas por uma equipe diversa e consumidas por um público
ainda mais diversos, as representações dos mais vários tipos de leitores também vai
mudando através do tempo. Este tema em sala de aula pode ajudar a mostrar como
ocorreram estas transformações sociais. Compreender seu uso como fonte histórica e
como pode ser levado para a sala de aula, utilizando seu contexto, para criar e
problematizar a consciência histórica com os alunos. Este trabalho com os discentes
aproxima sua realidade do oficio do historiador, que trabalha com fontes. Sua
problemática será levada em conta, por ser uma obra conjunta e fruto do seu tempo,
essas histórias trazem uma visão ampliada do pensamento da época em que foram
concebidas