Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Machado, Ingrid Taylana
Antoszczyszyn, Lucas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de
ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências,
desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se da História
pautada em números e na reprodução de conteúdo, para aquela que faz seres conscientes
da sua posição na sociedade enquanto agentes históricos, delineando o despertar da sua
consciência histórica. O PIBID nos proporciona um laboratório experimental da
profissão, como futuros docentes, sair do teórico oportunizado pela graduação, e
vivenciar a profissão em sala de aula. Desenvolvemos no terceiro ano, do ensino médio,
no Colégio Estadual João XXIII, uma dessas experiências. A partir da construção do
conhecimento histórico, e a busca pelo saber. Arquitetou-se o debate, no qual os alunos
problematizaram diversas características importantes da Era Vargas, apontando aspectos
contra e a favor do governo, elaborando suas considerações, sobre tal momento político
passado em nossa sociedade. Fazendo um vínculo com a atual política brasileira