Navegação Trabalho publicado em Evento por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 56
-
Alguns Aspectos na Belém de Belle Époque
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a economia de Belém. Na Belém de Belle Époque, foi neste período final do século XIX, que a cidade viveu o ápice de sua extravagância econômica, o que trouxe uma ... -
Alunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em Roraima
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de refletirem sobre o papel do migrante na ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
Bandido ou Herói: descostruindo conceitos através de um júri simulado
(Even3, 2018-01-15)Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino. Este trabalho buscou mostrar como uma metodologia de aula mais dinâmica desperta interesse do ... -
Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?
(Even3, 2018-01-15)À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar ... -
Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania
(Even3, 2018-01-15)O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu ... -
A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa intiulada “A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar” se econtra em fase inical e a proposta é fruto, primeiramente, de inquietações que a ... -
As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo Horizonte
(Even3, 2018-01-15)Essa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte. O movimento ... -
Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
(Even3, 2018-01-15)Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de ... -
Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil
(Even3, 2018-01-15)O estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: ... -
Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ... -
A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
(Even3, 2018-01-15)Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das ... -
Educação Histórica e as Ciências da Educação
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos ... -
El documental Guerra do Paraguai - a Nossa Grande Guerra y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileros
(Even3, 2018-01-15)El documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple ... -
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
(Even3, 2018-01-15)Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre ... -
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
(Even3, 2018-01-15)Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, ... -
O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica
(Even3, 2018-01-15)Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na ... -
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ... -
Entre a escola e o trabalho: experiência de jovens trabalhadores em Marechal Cândido Rondon - PR
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o sentido do trabalho e da educação entre jovens estudantes do Ensino Médio Regular, do período noturno, com idade de 14 a 26 anos da cidade de Marechal ...